Perguntas respondidas desde 2012

Achou a leitura interessante? Ainda não solucionou sua dúvida? Veja estas perguntas já respondidas...
Boa leitura

Comentários

  1. Olá Dr Jonathas, que bom encontrar seu blog na internet.
    Fiz a ortognática há mais de dois anos e funcionalmente ficou tudo bem, nem tive parestesia, mas esteticamente foi um desastre. Há 3 meses fiz uma rinoseptoplastia pois meu nariz ficou sem projeção e com o septo torto e raspagem do osso de cima do maxilar pois o osso ficou mais protuberante nessa região, agora que o rosto e nariz estão desinchando, percebo que não só isso ficou errado, mas a minha bochecha ficou caída, virou bochecha de buldogue e meus olhos ficaram mais redondos ou caídos que o normal. Estou marcada para ir à um cirurgião plástico para ver isso, mas a pergunta é existe tratamento para pôr as bochechas no lugar de origem, ou pelo menos tirar essa aparência buldogue que não seja esses tratamentos de rejuvenescimento facial? porque tudo que acho no google referente á isso, só cai em lifting ou facelift, coisa que não quero fazer, pois não preciso puxar a pele, nem quero que estique meus olhos. A outra pergunta é que percebi que para harmonizar mais o meu rosto, precisarei fazer mento, o cirurgião que fez meu nariz disse que só serraria o osso do mento, avançaria 6mm e prenderia com o próprio osso, nada de prótese e etc, Vc acha que devo fazer isso com um cirurgião plástico? gostaria de fazer com um buco, mas quero fazer tudo de uma vez, chega de anestesia geral :S.
    O que o senhor acha que aconteceu no meu rosto? tem solução?

    ry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Com certeza algum tipo de solução existe. Você precisa encontrar um Cirurgião Bucomaxilofacial de confiança. Provavelmente ele vai pedir alguns exames, incluindo uma tomografia de face, e vai te dar as possíveis soluções, vantagens X desvantagens;
      - Sobre a mentoplastia eu não posso te dizer sobre o cirurgião plástico fazer ou não, seria falta de ética e eu nunca vi um cirurgião plástico fazer a mentoplastia. Só posso dizer como Cirurgião Bucomaxilofacial que isso faz parte da nossa torina;
      Boa sorte

      Excluir
  2. Boa noite Dr.Jonathas.
    Estou com cirurgia marcada.Meu caso será avanço de maxila e mandíbula e mento.Na superior será feita uma segmentação em 3 partes.Meu plano de saúde não está autorizando a compra do material,
    por ser importado, querem que o cirurgião utilize material nacional.
    Devo aceitar o material nacional? Ou terei mais riscos de uma recidiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício,
      O material de escolha deve ser aquele que responde às exigências do cirurgião. Se ele indicou um determinado material é porque ele conhece a qualidade, já trabalhou com a empresa.
      Não existe uma classificação de bom ou ruim por ser nacional ou importado. A pessoa mais capaz de indicar o material é o seu cirurgião. Recomendo que você siga o pedido dele.
      Eu só trabalho com material importado porque é o material da minha rotina, que eu já domino o uso, sei das possibilidades e limitações.

      Excluir
  3. Boa tarde

    Sou o Paulo de Lisboa

    Estou num processo para ser operado a uma assimetria facial, a minha pergunta vem no seguimento da do Jonathans, a pele da face do lado mais esticado, supostamente está maior, ao endireitar o maxilar, o que fazem ao excesso de pele?

    Obrigado Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      - Os tecidos moles (pele, músculos, gordura) acompanham o crescimento do tecido ósseo. Por isso que uma assimetria óssea da face é acompanhada pela assimetria da pele.
      - Com a correção cirúrgica da assimetria óssea da face os tecidos moles irão se modelar na nova posição do contorno ósseo, com isso não fica "sobra" de pele. Este é um ponto positivo, favorável, para você fazer a sua cirurgia.
      - Por outro lado, uma coisa que tens que ter em mente é que pacientes com grandes assimetrias terminam o caso com alguma assimetria mais discreta. Isto acontece devido a dificuldade de posicionar os maxilares com 100% de simetria e das diferenças de tecido mole. Mas isso geralmente acontece de uma forma suave. Todos nós somos assimétricos de certa forma.
      Boa sorte

      Excluir
  4. Bom dia.

    Gostaria de saber se o senhor atende por algum convênio, e se sim, quais são eles e como faço para entrar em contato. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente todos os convênios cobrem a cirurgia: internação, centro cirúrgico, gastos com materiais e medicações. Poucas equipes de cirurgiões se sujeitam a fazer a parte dos profissionais pelo convênio. Minha equipe só atende particular.

      Excluir
  5. olá Dr.
    Eu me chamo Susie,hoje completa exatamente 40 dias de ortognática. Passei por uma cirurgia Bimaxilar, foi realizado o avanço mandibular(aproximadamente 4 mm) com rotação anti-horária; e avanço da maxila(aproximadamente 5 mm) e impacção (aprox. 3 mm)de mento. A maxila sofreu sofreu avanço e giro anti-horário.Estou ainda me alimentando somente pastoso, também estou com as borrachinhas desde de que sair do hospital.Gostaria de saber com essas informações, se a minha cirurgia foi de boca amarrada ou não.E que, se possível, me explicasse menos tecnicamente o que é de fato uma cirurgia ortognática de boca amarrada.
    Quanto à cirurgia, estou me recuperando muito bem, às vezes sinto
    um ardor muito intenso na região do queixo.Será que é a minha sensibilidade querendo voltar? Aguardo ansiosa pela resposta
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Suzie,
    - Quando falamos da técnica da boca amarrada estamos nos referindo à Osteotomia Vertical ou Vértico-Sagital da mandíbula. Nesta técnica em vez de usar placas e parafusos, para permitir o reparo dos segmentos ósseos, os dentes são amarrados com fio de aço por 2-3 semanas. Este corte diferenciado tem a vantagem de não arriscar a sensibilidade do lábio, como você está tendo. Se você está somente com elásticos, já faz dieta pastosa e está com o lábio parcialmente anestesiado sua técnica deve ter sido a Osteotomia Sagital (boca aberta).
    - Ardência, coceira, formigamento são sinais de que a sua sensibilidade do lábio possa estar voltando. Boa sorte

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia
    realizei a cirurgia há 4 meses e 3 semanas por uma assimetria na mandibula e maxilar. Antes da cirurgia sentia leves estalos, que ocorriam com um frequencia bem pequena, do lado direito. No entanto, depois da cirurgia isso piorou bastante,só que agora os estalos ocorrem no lado esquerdo. Desconfiei que tivesse desenvolvido uma ATM, mas nao sinto dores e minha fisioterapeuta disse que nao er ao caso e que os estalos eram por causa da tensao. Mas se for o caso, acho que tenho demorado para melhorar. Os estalos diminuiram, mas tenho medo de ser algo mais serio. Meu buco nao esclareceu o assunto. Sei que tenho que forca-lo a faze-lo. o que e uma pena.
    mas poderia me ajudar?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda, muito difícil poder te ajudar sobre uma questão específica de pós-operatório, de algo que não estou costumado a ver - pois na grande maioria dos casos os estalos diminuem depois da cirurgia. Acho que você deve insistir com o seu cirurgião, colocá-lo em contato com a fisioterapeuta.
      Boa sorte

      Excluir
  8. Bom dia Dr tudo bem? Fiz a cirurgia ortognática, hoje faz 35 dias, meu problema era classe II, funcionalmente esta tudo ok, sinto que a cada dia melhora!! A minha dúvida é em relação a estética, a parte debaixo já desinchou bem, porém no meu caso foi colocado prótese no queixo, em vez de fazer a mentoplastia, só que ele ainda está com um aspecto estranho, tipo queixo de faraó, será q o cirurgião teria que ter feito mentoplastia em vez da prótese?
    E em cima na área do nariz, sinto que ele está inchado e meu nariz está empinado, será que qdo este inchaço passar vai desempinar?
    Então eu pergunto, se daqui uns 3 a 6 meses que imagino que é o tempo do resultado quase final, se eu nao gostar do resultado estético, é possível meche novamente? imagino que no queixo seria mais fácil, mas no nariz empinado teria que mudar a posição da maxila? Obrigado abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Não se pode dizer que a mentoplastia é melhor que a prótese de queixo, nem vice-versa. É mais uma questão da indicação de cada caso e a preferência do cirurgião. Eu prefiro a mentoplastia pois o formato do queixo fica preservado (só muda a posição), assim com a inserção muscular inferior, além de que uma prótese é sempre um corpo estranho, por mais que os materiais sejam totalmente biocompatíveis. Por outro lado, os cirurgiões que preferem a prótese devem ter razão para isso, só não posso dizer porque não é minha técnica de rotina;

      2- Com 35 dias ainda tem tempo para desinchar, não muito na região da ponta do nariz, mas tem;

      3- Sim sempre é possível fazer retoques ou reoperar e o ideal seria no mínimo após 6 meses. Mas acho muito cedo para você pensar nisso na minha opinião, procure o seu cirurgião e converse com ele.

      Boa sorte

      Excluir
  9. Ok Dr. Obrigado pelas informações, amanhã tenho consulta com meu dentista, e vamos tirar umas fotos, acredito que com isto seja mais fácil de ver o que vai melhorar!! e sobre a região do nariz acredito e estou com esperança que desempine, pois na região do lado que está inchado!! Daqui uns dias venho novamente pra falar o que aconteceu!! Meu cirurgião comentou uma vez sobre após seis meses colocar uma prótese para deixar o rosto mais quadrado, isto o Dr. não usa tb?

    ResponderExcluir
  10. Dr. eu tenho prognatismo vou fazer cirurgia com Dr.Ricardo de Halanda de Pernambuco todo mundo fala super bem dele aqui na minha região e considerado o melhor a minha pergunta é vale a pena fazer essa cirurgia no meu caso é mais estetico do que funcional esteticamente mim ecomoda um pouco meu medo é parestesia e algum tipo de complicação tem medico que da o maior apoio e tem uns prefere que não faça talvez seja porque não seja com ele ou realmente seja uma cirurgia complicada gostariA de sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esteticamente, como você mencionou, te incomoda e você encontrou um bom cirurgião, da sua confiança, não vejo porque adiar a solução deste incômodo.
      Apesar dos riscos, que são baixos, você tem quem focar nos benfícios. Concordo que os profissionais que desaprovam provavelmente não tem conhecimento do que se trata.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigado Dr Jonathas pela atenção! acho que vou fazer seja o que Deus quizer.

      Excluir
  11. Olá doutor, fiz uma cirurgia ortognática classe II recentemente, no dia 11/11/2012, já recebi alta e estou em casa, queria saber em quanto tempo vou parar de salivar e também poder falar.E se é recomendado para o meu caso fisioterapia. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A indicação de fisioterapia deve ser feita pelo seu cirurgião. Ele quem sabe se o seu caso está indicado.
      A sua dificuldade com salivação e fala está relacionada com a perda parcial da sensibilidade do lábio (parestesia). Aos poucos, com isso retornando você vai retomar as suas funções orais normalmente.

      Excluir
  12. Doutor esqueci de mencionar tb tenho paralisia facial. AGUARDO SUA RESPOSTA. OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto não é muito comum acontecer, mas deve estar relacionado ao inchaço. Acredito que isso deve ser algo que devas conversar com o seu cirurgião

      Excluir
  13. Boa noite doutor! Usei aparelho fixo por 4 anos e extrai os 4 pré molares. Meus dentes tem uma boa aparencia mas tenho um pouco de prognatismo mandibular , entao me interessei pela orotognática, mas por considerar ter uma boa relação dentária, não gostaria de passar pelo tratamento ortodontico pré cirurgico em que a minha mordida e o prognatismo piorariam muito.
    Então, gostaria de saber se quem ja usou aparelho fixo e foi compensado pode fazer a cirurgia ortognatica de beneficio antecipado?

    Aguardo uma resposta!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, praticamente todos os pacientes podem usar a técnica do benefício antecipado. A escolha da técnica depende da vontade do paciente, mas também da opção do profissional. Basta o seu Ortodontista ter segurança trabalhando com esta técnica que é possível.

      O fato de você já ter usado aparelho facilita a indicação do benefício antecipado porque seus dentes já estão alinhados e nivelados (diferentes da alguns inícios de tratamento. Por outro lado, por já ter tido extrações de pré-molares pode dificultar um pouco.

      Mas como te disse, a resposta é sim, pode usar esta técnica. Mas a decisão vai depender dos profissionais que conduzirem o seu caso.

      Boa sorte

      Excluir
  14. No meu caso os pré molares foram extraidos, pois eu não tinha espaço suficiente na boca e a ortodontista optou por colocar meus dentes superiores em uma posição um pouco inclinados para frente para obter a melhor oclusão possível. Mesmo nestas condiçõs eu posso usar essa técnica?

    Obrigada pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mas novamente reforço que antes precisa passar pela avaliação dos profissionais.

      Excluir
  15. Eu encontrei um cirurgião no qual confiei muito, fiz a cirurgia para correção de classe 2 há 16 dias mas continuo achando meu queixo meio para trás e estou fazendo força para fechar a boca como antes, enrugando o queixo. Isso é uma impressão que pode melhorar conforme o inchaço for diminuindo? Estou meio triste, será que passei por tudo isso sem ter o resultado que esperava? Apesar de tudo me parece que o cirurgião é competente, mas estou meio decepcionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- se você fez apenas cirurgia de avanço de mandíbula é simples. A quantidade de avanço quem determina é o toque dos dentes (incisivos). O cirurgião não pode avançar mais do que a sua oclusão permite. Se os seus dentes estão encaixados corretamente a cirurgia foi bem executada e não tem como a mandíbula vir mais pra frente. Nesse caso você poderia, e ainda pode, fazer uma mentoplastia para colocar o queixo um pouco mais pra frente.
      2- Se os dentes não estão encaixando corretamente pode ter tido alguma variação na cirurgia, que é melhor ver com o seu cirurgião.
      3- Sobre o selamento labial, se os seus dentes estão encaixando corretamente com certeza, após passar o inchaço, você vai fechar a boca com naturalidade, sem nenhum esforço.
      Boa sorte

      Excluir
  16. Ah, realmente foi só a mandíbula e os dentes estão encaixando perfeitamente! Obrigada por esclarecer. Vou procurar saber sobre a mentoplastia.

    ResponderExcluir
  17. Estou com uma dúvida, fiz a cirurgia classe 3, há 4 meses atrás mas meu queixo continua pra frente, meu perfil mudou, somente de frente o queixo está grande, será que a causa disso é porque está inchado ainda, estou chateada, será que desinchando fica perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 4 meses a maior parte do inchaço já deveria ter desaparecido, mas isso depende da cirurgia que foi feita e como ela transcorreu. Você já tentou falar com o seu cirurgião? Se já estiver próximo do resultado final ele pode discutir contigo a possibilidade de algum reparo, mentoplastia, preenchimento na maxila (para mascarar o tamanho do queixo)...
      Boa sorte

      Excluir
  18. Ola, boa noie, era classe II fiz minha cirurgia mes e meio e continuo mto bochechuda nos lados da cara, ainda é normal ou vou ficar assim? muito triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ainda tem bastante tempo para reduzir edema, boa parte já desapareceu, mas o resultado final é apenas com 4-6 meses após a cirurgia

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta rápida, entretanto estou com uma gengivite dito pela minha ortodontista, por mal lavagem! Eu acho que é tambem dor num dente que me está a incomodar muito, tenho muita dor e apanhou-me lado esquerdo da cara e ouvido tambem. Acho que preciso de ir ver que se passa com o dente a um dentista ou tomar antibiotico, pois já tomei anti-inflamatorio e nada fez! posso ir dentista com os pontos todos ainda arranjar o dente? ou falo com meu buco ou com meu ortodonto???? obrigada pela ajuda

      Excluir
  19. Estou com um mês e meio de operada. O bigode chinês melhora depois que o inchaço passa? E a boca fica meio pra baixo, caída? Isso melhora depois, é normal? Os meus dentes de cima não aparecem inteiros quando eu sorrio, é assim mesmo? Eu era classe 2 e puxei o maxilar pra cima, será que ele subiu muito e por isso os dentes não aparecem todos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que em alguns pacientes o inchaço desapareça mais cedo, com cerca de 3 meses, a musculuatura da expressão facial ainda leva um tempo para retomar sua postura e movimento.
      Então durante este período é comum mostrar um pouco menos os dentes e parecer com o sorriso travado...
      Sobre a possibilidade de ter subido muito somente o seu cirurgião pode responder.
      Boa sorte

      Excluir
  20. Boa tarde doutor...
    Sofri um acidente em setembro do ano passado e quebrei a madíbula em dois lugares. O osso se partiu no meio e veio pra frente, não chegou a ser fratura exposta, mas fiquei com uma bola no rosto. Optei por não fazer cirurgia pois o buco que me atendeu explicou que eu poderia perder a sensibilidade do lábio inferior e um pouco do movimento de um lado do rosto. Então sete dias após meu acidente ele me deu anestesia local e empurrou o osso com a mão para o lugar.
    Não ficou 100 % reto, mas ele disse que não há problema nisso.
    Fiquei 4 semanas com a boca travada e depois iniciei a fisioterapia.
    Hoje, quase cinco meses depois, não consigo abrir a boca como antes, pra comer é uma dificuldade, pois mal consigo colocar um garfo com comida na boca, não consigo mastigar nada pesado, tipo carne, pão de trigo, tive que mudar muita coisa na minha alimentação.
    E se eu mastigo muito, falo muito ou canto, o que fazia muito antes, fico com uma dor forte na mandíbula. As vezes abro e pra fechar é difícil.
    Será que vou ficar assim pra sempre?
    Se eu tivesse feito a cirurgia eu não estaria passando por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que você vai ficar assim pra sempre. A amplitude de abertura de boca está muito relacionado com musculatura, que obviamente ficou encurtada no período de boca amarrada. Pra isso que a fisioterapia existe, você poderia consultar com um fonoaudiológo ou algum fisioterapeuta especialista em motricidade oral.
      "Se tivesse feito a cirurgia" eu realmente não tenho como opinar, não conheço o caso pessoalmente pra isso...
      Converse com o seu cirurgião para saber a opinião dele. Se os exames (radiografias/tomografia) mostrarem que a anatomia óssea está normal, é só caprichar na fisioterapia.
      Boa sorte

      Excluir
  21. Prezado doutor!
    Faz 60 dias que fiz cirurgia ortognática bimaxilar com avanço de maxila e mandíbula. Meio lábio superior lado direito está paralisado quando tento levantá-lo. Estou fazendo fonoaudiologia mas ainda não vi diferença alguma, isto é normal? Há a possibilidade de não voltar nunca mais? Agradeço imensamente pela resposta.
    Lilian

    ResponderExcluir
  22. Olá Vania.
    Com certeza ainda é possível de ser feita a correção.
    Não tenho como te dizer se está mais complicado, depende do tipo de tratamento ortodôntico que foi feito. Por outro lado, comparado com 10 anos atrás tivemos muita evolução neste tipo de cirurgia. Hoje com muito mais recursos pode ser até menos complicado do que seria naquela época.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  23. Olá, meu nome é Regina.

    Sofri um acidente no dia 19-02, fui medicada e voltei pra casa, o rai-x não apontou nada. no dia 24 voltei ao médico porque senti uma depressão proxima a sobrancelha,a tomografia apresentou uma fratura com depressão, fui operada dia 27, uma plca de titanio e 4 parafusos estão estabilizando as fraturas (foram em torno de 6, sendo uma só com falta de comunicação do osso), o buco disse que que não colocou mais por conta do custo-beneficio (estetico)e as fraturas ja estavam todas estabilizadas. Sinto muita coceira em uma região da testa e não consigo coçar, é como se tivesse um couro grosso, dependendo da posição que fico sinto dores de cabeça, e pequenas alterações da visão (ela fica embaçada, as vezes, e não consigo ler quando o fundo é escuro e a fonte é clara), isso é normal? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  24. Olá doutor, meu nome é Talita

    A um ano e meio fiz uma disjunção e acabei de extrair os 3° molares para fazer ainda esse ano
    a ortognatica, mais meu cirurgião disse que TALVES também tenha que fazer dois cortes similares ao da primeira cirurgia, minhas duvidas são: Porque e se isso complica o pós operatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita,
      A disjunção deve ter sido feito pra permitir o alinhamento dos seus dentes e agora que você vai fazer a correção da mordida talvez ainda esteja com a mordida cruzada ou de topo.
      Se for esse o seu caso o procedimento é este mesmo, fazer uma segmentação junto da cirurgia ortognática.
      Em geral isto não vai te trazer nenhuma complicação a mais no pós-operatório, mas quem tem que te confirmar isso é o seu cirurgião.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção, foi otimo ter encontrado seu blog me deixou mais tranquila saber que muitas pessoas tbm passaram por essa experiencia e que não é tão incomum quanto eu imaginava! Mais estou com outra duvida essa segmentação permite que eu opte por ficar com a boca fechada depois da cirurgia pra diminuir os ricos de perder a sensibilidade???

      Excluir
  25. Olá, meu nome é Regina.

    Sofri um acidente no dia 19-02, fui medicada e voltei pra casa, o rai-x não apontou nada. no dia 24 voltei ao médico porque senti uma depressão proxima a sobrancelha,a tomografia apresentou uma fratura sem comunicação entre o osso, fui operada dia 27, uma plca de titanio e 4 parafusos estão estabilizando as fraturas (foram em torno de 6, sendo uma só com falta de comunicação do osso), o buco disse que não colocou mais por conta do custo-beneficio (estetico)e as fraturas ja estavam todas estabilizadas. Sinto muita coceira em uma região da testa e não consigo coçar, é como se tivesse um couro grosso, dependendo da posição que fico sinto dores de cabeça, e pequenas alterações da visão (ela fica embaçada, as vezes, e não consigo ler quando o fundo é escuro e a fonte é clara), isso é normal? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,
      Seu caso de acidente trata-se de um trauma de face, apesar de ser a mesma especialidade que trata, não é o foco principal deste blog.
      Mesmo assim gostaria de ajudá-la, mas tem a limitação de não conhecer o caso, ter acesso aos exames... o melhor mesmo é você procurar o Cirurgião que te operou. Caso tenha alguma limitação procure uma segunda opinião, mas creio que seja mais válido pessoalmente.
      Boa sorte

      Excluir
  26. Olá !!!! Meu nome é Landerson Biancato, tenho 25 anos, após muitos anos tentando concertar meus problemas com aparelho ortodôntico acabei desistindo, mas no ano de 2012 retornei ao ortodontista Dr. Aldo de Carli e depois de aproximadamente 1 ano de tratamento e ansiedade, criei coragem e fiz minha tão sonhada Cirurgia Ortognática classe III, realizada pelo Dr. Jonathas Claus e Dr. José Ricardo no dia 15 de Janeiro de 2013 em Francisco Beltrão. A cirurgia foi super tranquila, aproximadamente 5 hs, mas confesso que após tirar os curativos bateu o arrependimento no primeiro momento, o que é normal, pois estava inchado e a mudança na fisionomia era bem visível, mas conforme foi saindo o inchaço, fui percebendo que o resultado era exatamente como eu esperava. Optei pela técnica da “Boca Aberta” e logo no outro dia já senti a sensibilidade voltar aos poucos e o melhor, sem dor alguma. Hoje, estou muito feliz e satisfeito com o resultado, porque melhorou muito minha fisionomia facial, mas a melhor parte dessa história foi que corrigiu a mordida, aumentando a minha qualidade de vida e autoestima. Hoje só me resta agradecer a todos que me apoiaram nesta caminhada, meus pais, familiares, amigos e principalmente ao Dr. Jonathas Claus, Dr. José Ricardo e também ao ortodontista Dr. Aldo de Carli, pois sem eles nada seria possível. Forte abraço a todos, que DEUS sempre ilumine vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Landerson,
      Poder fazer parte desse tipo de relato é uma das coisas mais gratificantes da minha profissão. Obrigado pelas palavras. Foi e está sendo um prazer te atender, você merecia este resultado.
      Apenas uma correção, a sua foi a técnica de boca amarrada (Osteotomia Vertico-Sagital), que reduz risco de parestesia, mas que conseguimos fixar e você não precisou ficar com a boca amarrada.
      Parabéns!

      Excluir
  27. Olá Doutor,

    Fiz minha cirurgia no dia 12/03, avanço de maxila e mentoplastia. Pelos meus exames e medidas, não foi necessario fazer recuo de mandibula, até por que eu estava com muito medo, por causa da parestesia, pois antes de fazer a cirurgia pesquisei muito, e vi que nem sempre a sensibilidade volta 100%, quando é feito mandibula. Meu cirurgião, me assegurou que na mentoplastia, por não existir muita movimentação do nervo, que eu não corria o risco de parestesia no labior inferior e queijo, mas claro, que após a cirurgia, eu não sentiria. Hoje praticamente com uma semana de pós, eu ainda não sinto meu queijo e parte do labior inferior, perto da onde foi feito o corte. Minha duvida é a seguinte: so tendo feito a mentoplastia, eu corro o risco de ficar com parestesia? algum nervo é afetado nesse procedimento? e minha maxila superior, como foi feito o avanço, corro o risco de não recuperar 100% da sensibilidade?
    Obrigada.
    Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele,
      Sua cirurgia ainda é recente. O acesso para realizar a mentoplastia é de uma extensão até permitir visualizar o nervo mandibular. O objetivo de visualizá-lo é exatamente prevenir trauma do corte no nervo. Muitas vezes, devido o acesso, manipulação e inchaço o paciente apresenta uma parestesia temporária do lábio inferior e queixo. Isso é normal e esperado... e deve ser temporária.
      Na cirurgia da maxila a sensibilidade do lábio sempre retorna. As vezes fica alguma região do palato (céu da boca) e gengiva menos sensíveis, mas os lábios sempre voltam.
      Aconselho você a confirmar estas suas dúvidas com o seu cirurgião. Boa sorte

      Excluir
    2. Dr,

      Obrigada pela resposta. Na verdade, eu conversei com meu médico, e ele disse, que durante o procedimento nenhum nervo foi lesionado, que esta parestesia é devido a manipulação do mento, não sei se ele tem mesmo como afirmar isso, mas estou com parestesia e sentindo fisgadas, queimação, ardencia, que acho que são sinais de volta de parestesia e também estou tomando complexo B, para ver se acelera. O que eu espero, é que na mentoplastia a agressão do nervo seja menor, e não tenha risco. Justamente por isso preferi não fazer mandibula. E também, pesquisei e não encontrei, ninguem que tenha dito que não recuperou totalmente. O jeito é esperar e ter fé! rs... Obrigada mais uma vez!
      Daniele

      Excluir
  28. Dr, minha duvida maior é se é feito o mesmo tipo de corte, manipulação na mentoplastia e no recuo de mandibula? E se o nervo alveolar inferior fica próximo, do corte feito na mentoplastia, e se corre o risco dele ter sido lesionado na cirurgia. Tem algum outro nervo importante que fica proximo? Existe a possibilidade de quando so se faz a mentoplastia, ficar com parestesia? Por que sinto meu labio queimando bem no meio do labio inferior, onde foi feito o corte, e essa dormencia segue no meio do queixo até a ponta. Estou com medo dessa queimação e dormencia, ser sinal de parestesia permanente, por que até agora, não senti melhora e na minha maxila não sinto isso. E estou tomando complexo B e vou iniciar sessões de fisioterapia com eletroestimulação para ajudar. Dr desculpe a insistencia, mas estou realmente preocupada com isso, e não entendo muito sobre o assunto.
    Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele,
      Acredito mesmo que seja ainda muito cedo para sua preocupação. É sempre normal e esperada a parestesia após a cirurgia de mentoplastia devido a manipulação dos tecidos e a posição do corte serem próximos ao trajeto final do nervo.
      Não tenho como te dizer sobre a possibilidade de lesão durante a cirurgia. Isto você deve perguntar e confiar ao seu cirurgião.
      A fisioterapia e eletroestimulação podem ajudar. Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigada Dr,

      Tenho certeza que em breve voltarei com ótimas notícias.

      Boa sorte à todos!

      Daniele

      Excluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Olá doutor,
    Meu caso é classe II, usei aparelho por muitos anos (desde os 6 anos) e tudo que poderia ser feito sem cirurgia já foi feito, usei tanto aparelho fixo quanto vários ortopédicos. Hoje com 31 anos ainda me incomoda o fato de ter o queixo pra dentro.
    Após consultar alguns ortodontistas me disseram que não existe a necessidade de fazer a cirurgia e sei que a recuperação é bastante difícil. Gostaria de saber se é recomendável a mentoplastia sem a cirurgia ortognática (sem projeção da mandíbula) somente para melhorar a hamonia do rosto. Você já fez isso antes? O resultado foi bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara,
      A escolha do tipo de cirurgia depende basicamente de 3 fatores: o caso, a vontade do paciente (mais importante), a opinião do cirurgião.
      Com certeza um paciente com deficiência de mandíbula, oclusão classe II seria melhor tratada com uma cirurgia para avanço da mandíbula.
      Mas, considerando que você já fez a compensação ortodôntica e sua mordida já está em uma situação aceitável, é compreensível que a indicação do avanço de mandíbula, observando os 3 fatores, seja questionada.
      Nesse caso, estando satisfeita com a oclusão, querendo melhorar o resultado facial, a mentoplastia é uma boa indicação. Funciona muito bem nesses casos.
      Já fiz em alguns pacientes, com situação parecida, e todos gostaram do resultado.

      Excluir
  31. Boa noite, Dr Jonathas Claus

    Comecei tratamento ortodôntico com 11 anos de idade e usei por uns 7 anos. Mas, o dentista fez meu tratamento de forma errada e nunca me falou sobre cirurgia. Para "corrigir" a aparência, uma vez que não tive desenvolvimento da mandíbula, coloquei silicone no queixo.

    Agora uso aparelho novamente, com 31 anos, e meu ortodentista recomendou a cirurgia, que devo fazer até o final do ano.

    A minha dúvida é que o cirurgião disse que terei que tirar o silicone pelo menos uns 6 meses antes da cirurgia. Porque tenho que retirar antes e tanto tempo assim? Vai ser bem dificil ficar esse tempo todo sem o silicone.

    Obrigada e parabéns pelo blog

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,
      É difícil opinar sobre a indicação de retirada do silicone no queixo sem estar vendo o caso.
      Hoje em dia não se usa mais pois as próteses apresentaram muitos problemas quando usadas nesta região.
      Se a prótese está insatisfatória esteticamente, ou está muito próxima da pele, ou causou reabsorção óssea... eu concordo com a indicação de retirada do silicone. Você ainda é muito jovem e a pode apresentar problema no decorrer do tempo. Neste caso eu concordo com a indicação de retirar 6 meses antes. Este é o tempo mínimo para avaliar o formato real do seu queixo e decidir o que deve, e quanto, deve ser modificado com a cirurgia ortognática.
      Se a sua prótese de silicone não apresenta nenhum desses problemas você pode conversar com o seu cirurgião sobre isto. Mas como te disse, difícil de opinar um caso assim sem acesso aos exames e sem conhecer o paciente.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta, Dr!

      Mais uma vez parabéns pelo blog, pude tirar muitas dúvidas lendo as dúvidas dos outros aqui.


      Fabiana

      Excluir
  32. Dr Jonathas gostaria de fazer uma pergunta, ja faz 37 dias que fiz cirurgia ortognatica classe 2 avanço de mandibula, mas até agora os pontos ainda não cairam é normal isso? quanto tempo demora a recuperação?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende que tipo de fio foi usado nos pontos. Alguns pontos são reabsorvíveis que caem após 20-40 dias, dependendo muito do organismo e da espessura do fio. Outros fios não são reabsorvíveis e precisam ser removidos. Talvez seja mais fácil consulta isso com o seu cirurgião.

      Excluir
  33. Doutor,tenho muita vontade de fazer reduçao de queixo,acho q e mentoplastia ne?mas morro de medo de morrer na mesa de cirurgia.no meu caso e estetico.
    Quais sao os riscos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia ortognática, ou um procedimento ainda mais simples como é a mentoplastia, quando realizados em um paciente saudável, que faz os exames antes da cirurgia e a consulta com o anestesista... o risco é praticamente descartável.
      A mentoplastia em si é um procedimento que pode até ser feito com anestesia local + sedação, mas esta não é a maneira mais comum
      Boa sorte

      Excluir
  34. Bom dia
    Irei fazer na próxima semana minha cirurgia ortognática com avanço mandibular e reposicionamento da maxila (se bem me lembro, para correção do plano oclusal e sorriso gengival).
    Tenho passagem marcada para viajar com minha família para Europa exatamente 1 mês depois da minha cirurgia. Sei que terei limitações na parte alimentar e estou disposta a aceitar isso. Mas gostaria de saber se o Dr vê algum tipo de restrição que não seja recomendada essa viagem de avião, ou se estou sendo imprudente.
    Não gostaria de adiar mais dois meses minha cirurgia pois serão mais dois meses com aparelho e já estou com ele 3a3m, e não vejo a hora de terminar meu tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca,
      Eu não vejo impedimento de você viajar um mês depois da cirurgia. Com certeza vai ter limitações de alimentação, exposição ao sol, um pouco de edema... mas isto não impediria a sua viagem.
      Digo isto considerando a maioria da evolução dos pacientes no pós-operatório, desde que não ocorra nenhuma intercorrência, que é muito pouco provável.
      Eu recomendo que você confirme estas informações com o seu cirurgião.
      Boa sorte

      Excluir
  35. Dr, luto muay thai....Após a recuperação total da ortognatica vou poder voltar a treinar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O treinamento você já pode retomar após 10-15 dias: parte aeróbica, espelho, manopla etc...
      O combate, com risco de impacto, eu recomendo 4 meses. Confirme estas informações com o seu cirurgião.

      Excluir
  36. Nossa muito obrigado, fiquei até aliviada estava muito preocupada com isso !! Valeu doutor

    ResponderExcluir
  37. OI MEU CARO TUDO BEM? ,POR FAVOR ME AJUDE,É O SEGUINTE,TENHO 23 ANOS DESDE OS 18 USO APARELHO,DEPOIS DE QUASE TRÉS ANOS USANDO FOI Q O DENTISTA VEIO ME DIZER Q MEU PROBLEMA NÃO ERA DENTÁRIO E SIM QUEIXO RETRAÍDO,SE É Q ME ENTENDE ,OU SEJA NÃO TENHO QUASE NADA D QUEIXO,PRA MINHA TRISTEZA,SOFRO MUITO,NÃO TIRO FOTO D PERFIL POR NADA NESSE MUNDO,POR FALTA DE ÂNIMO DEVIDO EU NÃO PODER FAZER ESSA CIRÚRGIA AGORA,NUNCA MAIS FUI AO DENTISTA,CHEGUEI ATÉ A FAZER UMA CONSULTA COM UM BUCO PRA SABER SE QUANDO FOSSE FAZER SE PRECISAVA SOMENTE MEXER NO MENTO OU NA MAXILA,DEVIDO O QUEIXO SER MUITO PRA DENTRO TEM Q MEXER NOS DOIS,ANSEIO DMAIS PRA FAZER ESSA CIRURGIA JÁ DISSE A NAMORADA Q SÓ CASO QUANDO FIZER RSRS,ISSO PRA NÃO TIRAR FOTOS Q MARCARÃO TODO O RESTO DA MINHA VIDA,EU TENHO UNIMED,FIQUEI SABENDO Q POR SE TRATAR D UMA CIRURGIA ESTÉTICA ELES NÃO VÃO ME AJUDAR NAS DESPESAS,SÓ Q AO MESMO TEMPO ME FALARAM Q SE EU ENTRAR COM UMA PEQUENA AÇÃO ELES PODEM COBRIR BOA PARTE,MAS TÁ DIFÍCIL Á POUCO FALEI COM ELES E ME CONFIRMARAM Q NÃO COBREM,VIVO AGONIADO,ANSIOSO PRA FAZER E SEM PODER,,SEI Q VOU ME SENTIR MUITO BEM SE EU FIZER,/.BOM O Q EU QUERIA SE ESTIVER AO SEU ALCANCE, É SABER MAIS OU MENOS QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DESSE PORTE(CLASSE 2)RETROQUINATISMO,E SE TEM ALGUM MODO QUE EU POSSA RECORRER PARA QUE ELES VENHAM COBRIR A CIRURGIA.
    CERTO DA SUA COLABORAÇÃO,MUITO OBRIGADO.
    JOÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,
      Com certeza o seu plano de saúde, no caso a Unimed é obrigada a cobrir. Você não precisa ligar pra eles, basta procurar um Cirurgião Bucomaxilofacial que ele saberá te passar como funciona a burocracia para a aprovação de todas as despesas hospitalares. Isto é rotina pra gente;
      As vezes o paciente liga e a resposta que eles dão é essa mesma, são orientados a isso. Mas pode ficar tranquilo que está bem regulamentado isso, basta você ir consultar com um Cirurgião.
      Boa sorte

      Excluir
    2. MUITO OBRIGADO.JM

      Excluir
  38. Boa tarde, doutor! Amanha completam 14 dias que fiz minha cirurgia e esta tudo indo muito bem.
    So tem uma coisa me preocupando. Desde ontem, quando eu escovo o dente sai sangue pela minha garganta. Na verdade nao e bem gargants, e o caminho entre a boca e o nariz. E isso so acontece quando eu tento "puxar" (tipo quando se esta como nariz entupido). O sangue e meio escuro. O que e isso, e normal? Eu devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é normal sim. Na maxila temos um espaço chamado "seio maxilar", esta região que se comunica com o nariz fica cheia de sangue no final da cirurgia e leva um tempo para este conteúdo ser drenado, por isso que está saindo escuro.
      Caso isso persista por muito tempo, ou mude a intensidade, ou sangramento de cor vermelha mesmo eu recomendo você procurar o seu Cirurgião. Mas em princípio está dentro do normal.
      Boa sorte

      Excluir
  39. Boa noite Dr.

    Poderia dar uma avaliação do meu caso tb? Rsrs... na verdade o senhor será a 5a. opinião sobre o assunto.

    Não tenho problemas resultantes da mordida, minha queixa realmente eh estética. Usei aparelho na minha adolescencia, até os 15 anos. Hoje estou com 28 e estou me achando um pouco dentuça, mas nao eh apenas dos dentes da frente, mas sim a curvatura, de canino a canino. Não possuo fechamento labial em repouso, Entretanto, meu sorriso é esteticamente bonito, só dando pra notar a protuberância da maxila qdo dou um sorriso muito espontaneo (aí aparece a maxila quase toda e quase toda a gengiva), mas no sorriso normal ele fica perfeito.
    Fiz essa queixa pra minha dentista geral e ela disse q provavelmente soh conseguiria corrigir essa maxila pra frente com a ortognatica e me pediu os exames da USP e o McNamara e mandou pra ortodontista da clinica. Um tempo dps, a mesma dentista e a nao a orto voltou com o planejamento de aparelho com a extração do pré-molar 14. A cirurgia seria "opcional". Como achei um pouco caro e demorado o tratamento (40 meses), fui atras de outras opiniões.

    Orto 2: Ele disse que eu tinha o alinhamento e a inclinação dos dentes perfeitas conforme os exames. a discrepância entre a maxila e a mandibula pelo Namara foi de 7,5mm. Ele me explicou que o perfeito seria até 2,3. De 2,3 a 6 seriam casos de aparelho, de 6 a 12 casos "duvidosos" e acima de 12 seriam os cirurgicos. E eu estava justamente nos duvidosos. Ele pediu ainda o exame de Rickett pra medir a base do crânio e ajustar as medidas (parece q meu cranio tem a medida menor do q a padrao dos exames 63 ou 68). Após tudo isso ele disse que eu nao precisaria de cirurgia, mas pra conseguir retrair a maxila e alinhar com a mandibula posteriormente, eu teria que extrair 4 pré-molares, 2 em cima e 2 embaixo e recomendou o aparelho auto-ligavel. A cirurgia seria desnecessaria no meu caso.

    Orto 3: O exame foi mais clinico do que de medidas com os exames. Ela disse que meu caso seria da cirurgia ortognatica ou a colocação das mini-placas pra puxar a maxila. Disse tb que o tratamento por extração não teria um resultado muito bom no meu caso pq ja tenho o alinhamento e a inclinação perfeitas, o osso que está mais pra frente msm. Me indicou um cirurgião buco-maxilo.

    Tenho o 4o. ortodontista marcado pra 5a. feira rsrs e o cirurgiao pra proxima semana. Senti bastante confiança no orto 2 por parecer mais técnico, soh que a ideia de extrair 4 dentes me deixa mt aflita, ainda mais dps q eu li por aqui q qdo se considera a extração de dentes permanentes seria melhor a realização da ortognatica e tb q a extração deixaria com a aparencia de velha. Confesso que estou bastante confusa pq bem ou mal a cirurgia eh algo interventivo e bastante caro. Se eu conseguisse chegar no resultado estetico via aparelho seria o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      Você está no caminho certo ao procurar diversas opiniões, considere a minha apenas como mais uma, ainda com a limitação de não estar vendo o caso pessoalmente. Seguem os meus comentários:
      1- Eu não me atenho a estes números e medidas. O mais importante é a avaliação clínica e a sua queixa. O que realmente importa é isso que você fala do seu sorriso, da questão estética. Estas medidas são feitas sobre uma radiografia que tem distorção, e são baseados em médias feitas em outros indivíduos;
      2- De todas as possibilidades, eu seria muito resistente às extrações. Se eu tivesse a opção de cirurgia ortognática ou extração de pré-molares e, por algum motivo, não quisesse a cirurgia, neste caso eu ficaria sem tratamento, deixando como está. Como Cirurgião, recebo muitos pacientes que relatam que houve piora estética após a correção da mordida através da extração de pré-molares;
      3- Vai ser muito importante a sua consulta com o Cirurgião, inclusive pode buscar mais de um. Ele vai te mostrar o que é a cirurgia e os resultados que podem ser obtidos.
      Boa sorte

      Excluir
  40. Boa noite dr. fiz a cirugia de classe II + mentoplastia dia 03/04. Em uma das segmentações da maxila foi colocada uma contenção de arame entre o canino e o frontal porque estva instavel, isso resultou no recuo da minha gengiva no canino e em uma exposição de osso logo em cima do canino também. Tive uma infecção na gengiva nessa mesma direção que já foi controlada. Hoje tirei essa contenção e meu cirurgião comentou que meu canino está mais ou menos mole. Porem foi visto em raio x que a raiz de nenhum dente foi afetada, inclusive desse canino, existe um bom preenchimento de massa ossea entre ele o lateral. Minha pergunta é se você já trabalhou com algo parecido e se a sua experiencia pode ariscar qual é o risco que corro de perder esse dente? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua pergunta é muito específica sobre uma condição pós-operatória que eu não estou visualizando, nem mesmo tenho acesso ao que exatamente foi executado. Fico limitado pra te ajudar nesse caso. O ideal é você seguir as recomendações do seu Cirurgião, ou uma consulta com uma segunda opinião.
      Mesmo que rara, danos aos dentes e gengiva adjcente é uma possível complicação das osteotomias segmentares de maxila, acredito que você tenha ouvido isso antes.
      A radiografia não permite uma avaliação completa do estado do canino. Uma tomografia, exame de imagem bem superior, pode ser uma opção.
      Boa sorte

      Excluir
  41. Coloquei as borrachinhas hoje e a minha dentista me explicou que são várias "fases" com elas. Quando eu tirar um modelo, eu coloco outro. Ela disse que a média é ficar de 15 a 20 dias com elas. Porém eu esqueci de perguntar se são 15/20 dias com cada modelo ou 15/20 dias com as borrachinhas em geral, o que faria sentido, já que eu estou marcada novamente para segunda. Abraços!

    ResponderExcluir
  42. Sou a mesma menina de cima, haha
    Então, durante todos esses dias eu não senti nenhum tipo de dor, até colocar esses malditos elásticos. De um lado os dentes já estão encostando (já estavam antes das borrachinhas) e eles doem, como se um estivesse esmagando o outro. Também dói muito quando eu tenho que abrir um pouquinho para comer. Mas é tipo, muita dor, eu chego a chorar.
    E assim, eu estou com três elásticos (dois dos lados e um no meio). Quando eu tiro o do meio para comer (os dos lados não posso tirar) meio que dá um alivio depois de um tempo. É normal isso ? Obrigada ((:

    ResponderExcluir
  43. Ainda a mesma garota, haha
    De vez em quando (está ficando mais frequente) o meu músculo das uns espasmos tentando abrir a boca, o que faz doer ainda mais. Isso é normal ?
    Isso acontece principalmente quando eu estou comendo, mas também já aconteceu enquanto a minha boca estava completamente parada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Com relação ao tempo de uso dos elásticos eu não posso responder, apenas o seu Cirurgião que está acompanhando o caso pode te responder. Não tem um tempo específico de uso, depende de cada caso;
      - Com relação às dores é normal o paciente relatar alguma sensibilidade. O que não é normal é uma dor com vontade de chorar, como você relatou. Aconselho-te a marcar um retorno antes com o seu Cirurgião e investigar o que pode estar acontecendo;
      - Com relação aos espasmos musculares isto sim é bem comum, isto ocorre porque o músculo que foi trabalhado na cirurgia está recuperando sua inserção e sua função aos poucos.
      Boa sorte

      Excluir
  44. Doutor pelo amor de deus, eu tinha 13 anos comecei a usar aparelho ... ai quando eu tinha uns 15 a minha dentista falou que eu teria que fazer essa tal cirurgia ortognatica, fiquei com medo e nao quis fazer. Ai agora tomei coragem, agr tenho 18 anos, ai vou usar um tal de hirax, me responda porfavor:
    Nao posso fazer a cirurgia ortognatica e essa de expandir o palato junto logo nao? Queria fazer a cirurgia antes de juntar os dentes sabe?
    Porque o cirurgiao disse q vai fazer a de expandir palato, dps de um tempo faço a ortognatica.Sou classe III.
    Nao quero ter que usar essa hirax, nao guento mais usar aparelho e ja sei que isso deve doer pra caramba velho, poxa nao mereço isso nao to desesperado, eu sou muito medroso, to com um medo de morrer que so deus sabe.
    Ai acho q vou usar o hirax por 6 meses, ai faço a cirurgia de expandir, dps volto pra dentista, e dps faço ortognatica.
    Essa cirurgia de expandir eh por anestesia geral?
    E a ortognatica?
    Quanto tempo eu vou ficar sem fazer minhas atividades em cada cirurgia? eu to quase me formando to com medo disso atrasar meu lado, eu ainda tenho um dente conoide e uma discrepancia na parte de baixo dos dentes de uma queda que tomei, foi ate dificil eu arranjar um dentista disposto a ajeitar essa dentição minha =/

    ResponderExcluir
  45. Ah sim doutor eu nao tenho nenhum problema de saude sabe? n tenho problema respiratorio nada nada mas meus dentes SAO MUITO BAGUNÇADOS o negocio eh muito tosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio,
      Se o seu Cirurgião e Ortodontista indicaram fazer em duas etapas, com duas cirurgias, é porque é a melhor opção pro seu caso. Cada vez mais tentamos fazer tudo em uma cirurgia só, ou seja, fazer a expansão junto da ortognática. Só que pra isso precisa estar indicado.
      Não conheço o seu caso, mas pelo fato de citar que são tortos é um indicativo que precisa fazer a Disjunção (Hyrax) antes. Mas isso somente os seus profissionais para dizerem precisamente. Pergunte a eles isso.
      Não há razão para medo, como você pode ler aqui o relato de várias pessoas que fizeram. Pela maneira como descreve, você não deve gostar dos seus dentes e sorriso... o caminho é este, tratar enquanto é jovem para aproveitar o resultado.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigado, mas me diga a cirurgia pra expandir é feita em hospital ou em consultorio? e a anestesia é como?

      Excluir
  46. E o hyrax eh pra tipo desentortar é? pra mim ia bagunçar meus dentes pq sei la se vai expandir, eu quero ajeitar sabe pra melhorar principalmente a mordida , a minha eh aberta n sei se me entende, eu tento cortar vamos supor um durex e o durex passa entre os dentes entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio,
      A cirurgia de expansão pode ser feita com anestesia geral em Hospital, ou com anestesia local (com sedação) em consultório. Isto depende da sua preferência e principalmente do que o seu cirurgião achar mais indicado pra ti.
      O restante das suas dúvidas são muito específicas, sobre posição dos dentes, posição da mordida que é muito mais válido você conversar com um Cirurgião pessoalmente.
      Boa sorte

      Excluir
  47. Tenho 29 dias de cirurgia ortognatica e ainda não consigo fechar a boca naturalmente, isso é normal?
    Quer dizer, eu consigo fecha-la sem muito esforço, quase nenhum na verdade, mas o queixo fica enrugado. E pra isso eu tenho que querer fechar, não acontece naturalmente como deveria ser.
    Minha mãe acha que é porque ainda tá inchado, mas eu sei lá, to preocupada!

    ResponderExcluir
  48. Os meus elásticos estão meio frouxos, ma a minha dentista falou para troca-los apenas se quebrarem sózinhos. Mas tenho medo de estar usando atoa, e eles não funcionarem por estarem frouxos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do inchaço tem a questão da musculatura que precisa primeiro voltar a funcionar e depois se adaptar com a nova posição da sua mordida. Então eu acredito que isto seja apenas parte do processo de adaptação.
      Sobre os elásticos eu não sei como o seu cirurgião indicou, por isso não tenho como opinar.
      Boa sorte

      Excluir
  49. Dr, fiz cirurgia ortognática há 1 mes e estou fazendo fisioterapia para forçar a abertura da boca. Tem problema se em casa eu tentar forçar sem retirar os elásticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso eu não sei qual o propósito exato do uso dos elásticos, então eu não tenho como te responder. Em princípio não seria bom você forçar a abertura de boca usando elásticos. Mas é melhor você confirmar com o seu cirurgião.

      Excluir
  50. Dr. Próximo mês vou passar pela cirurgia. O laudo diz que tenho um excesso crescimento vertical de maxila e retrognatismo mandibular e será realizada uma reposição superior de maxila e avanço de mandíbula. Nesse caso o que posso esperar da mudança no meu nariz. Provavelmente Vai ficar mais empinado ou mais largo? E porque isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral, uma cirurgia de reposição superior da maxila tende a causar uma elevação da ponta do nariz e alargamento da base nasal. Mas isto depende de vários fatores como:
      - quantidade da movimentação;
      - maneira como o cirurgião trabalha com o septo nasal;
      - tipo de sutura utilizada
      Estas duas tendências podem ser controladas, em parte, pelo cirurgião quando ele julga necessário. Na maioria dos casos a elevação da ponta do nariz traz um resultado esteticamente favorável. Por outro lado, o alargamento da base nasal geralmente traz resultado desfavorável (depende do desenho do rosto do paciente).
      Mesmo quando ambas as alterações acontecem, a grande maioria dos pacientes adora o resultado. Já ouvi muitos relatos de pessoas que perguntaram ao paciente se ele tinha operado o nariz, que tinha gostado etc...
      Eu recomendo que você converse com o seu cirurgião sobre isso.
      Boa sorte

      Excluir
  51. DR,TENHO 53 ANOS,TIVE E TENHO PROBLEMAS COM MAXILAR INFERIOR E SUPERIOR,VOLTADOS PARA DENTRO,RETRAÇÃO,POR CAUSA DISSO NÃO TENHO NENHUM DENTE NATURAL,SOFRI E SOFRO TANTO COM ISSO,QUE ME AFETOU TODA A MINHA VIDA,ME SINTO FEIA,HORRÍVEL ATÉ,NUNCA ME CASEI,POSSO FAZER CIRURGIA ORTOGNATICA?EXISTE A POSSIBILIDADE DE REALIZAR ESSE TIPO DE CIRURGIA,E AINDA FAZER IMPLANTE EM TODA A ARCADA?DESDE JÁ AGRADEÇO! SUA RESPOSTA É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível.
      A maioria dos pacientes que não tem os dentes realiza um tratamento com a colocação de implantes e prótese fixa. Mas alguns pacientes também associam com a Cirurgia Ortognática para otimizar o resultado estético facial. Você pode sim procurar um Cirurgião Bucomaxilofacial e ver as possibilidades de tratamento. Com certeza este seu trauma pode ser resolvido de alguma forma. Boa sorte

      Excluir
  52. Dr. Boa noite.
    Gostaria de saber se posso fazer minha cirurgia antecipada,minha mordida é aberta e preciso alargar o céu da boca,já uso aparelho a 2 anos, mas o Dr. me falou q vou ter que fazer tratamento inverso,que vou perder todos os anos de tratamento que fiz ortodontico,que o tratamento inicial vou ficar pior que estou,na aparencia. Fiquei muito triste pq trabalho com publico vou ficar com mais vergonha ainda de me relacionar com as pessoas. Me ajude Dr. se existe uma outra forma melhor sem precisar passar por este processo de ficar esteticamente pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Para estes casos que o paciente não aceita o período de preparo ortodôntico convencional existe a opção de benefício antecipado.
      Particularmente, após termos feitos vários casos, é muito raro o benefício ser contra-indicado quando o paciente quer, basta planejar muito bem o caso, as vezes isto requer a mais dos profissionais envolvidos. Pra isso, o ortodontista e cirurgião precisam dominar a técnica para sentir segurança sem indicar.
      Se o seu cirurgião é de sua confiança e ele indicou o tratamento convencional te recomendo seguir com ele e acreditar na indicação. Caso contrário você pode buscar uma segunda opinião.
      Boa sorte

      Excluir
  53. Dr.boa noite tenho 26 anos estou quase para operar o meu caso e meu queixo que e grande ,tenho trauma de fotografias e ate de conversa com outros isto me incomoda mto e estou com medo da cirurgia sou mto nervoso ,estou com medo de chegar na hora e nao querer fazer a cirurgia por causa do medo e normal o que faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta ansiedade e medo são comuns em alguns pacientes no início. Com o tempo o mdo vai diminuindo e fica mais a ansiedade do paciente pelo resultado, pela mudança.
      Aos poucos você vai se acostumando com a idéia. Com a proximidade da cirurgia você fará uma consulta com o Anestesista que irá te deixar mais tranquilo. Em alguns casos pode ser prescrito um tranquilizante na noite anterior da cirurgia para o paciente já ir mais calmo.
      O medo é comum, mas ninguém deixa de operar por causa disso. Boa sorte

      Excluir
  54. Dia 16 vão fazer dois meses que eu fiz a cirurgia. Comer carne de porco ou crustáceo ainda pode causar algum problema? Meu dentista falou que já está tudo fechadinho bonitinho;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal seria o seu cirurgião te dar esta liberação, até mesmo porque eu não sei que tipo de cirurgia foi realizada. De modo geral, com dois meses você já poderia ir retomando sua alimentação, com comidas mais consistentes mas não duras (tipo maçã, cenoura crua etc).

      Excluir
  55. Doutor meu caro me ajude pelo amor so soberano senhor jeova eu to aqui de novo ja to com o hirax tenho q fazer a expensao e dps a ortognatica, mas doutor n qro correr o risco de morte duas vzs to morrendo de medo n consigo nem dormir to com mt medo n consigo nem me concentrar nao pode fazer ortognatica e expansao junto nao doutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio,
      Se você é saudável, fizer os exames de sangue antes da cirurgia, consultar com o anestesista... não tem a menor chance deste risco de morte. Isto é por algum trauma ou medo seu por outro motivo, você com certeza não deve conhecer ninguém, nem leu a respeito, que tenha tido este tipo de problema fazendo uma simples cirurgia ortognática.
      Em alguns casos é possível fazer a ortognática e a expansão juntos, mas isso depende de cada caso, não tenho como te responder sem conhecer seu caso. Esta é uma decisão tomada entre o cirurgião e ortodontista. Se você já encontros estes profissionais de confiança, eu te aconselharia seguir o que eles indicaram. Boa sorte

      Excluir
    2. entendi dr eh q eu sou mt medroso sabe nao gosto de medico nao, ja to com o hirax ja mes q vem é minha expansao valeu ai o incentivo, agora doutor tipo meus dentes de cima nao batem com os debaixo sabe, e o cirurgiao disse q se eu fizer a expansao vai melhorar é verdade? tipo vou comer um misto e mordo o pao mas o queijo e o presunto nao ve

      e sim outra pergunta mais importante tipo doutor, meu queixo me INCOMODA MT MT MT, o cirurgiao n pode tirar logo nao? mesmo q eu tenha q fazer duas queria q ele tirasse logo meu queixo =/

      Excluir
  56. Boa tarde, sou de florianópolis e teria interesse em fazer a cirurgia ortognática. Eu já tive confirmação em consulta com um dentista que meu caso era realmente para cirurgia ortognática. O senhor realiza cirurgias aqui em florianópolis? Como devo proceder pra agendar uma consulta?

    Também tenho dúvidas sobre o ortodentista que ira trabalhar em conjunto com o cirurgião, é necessário que ele tenha alguma especialização para tal atividade ou qualquer especialista em ortodontia esta apto a essa atividade?

    Eu possuo convenio da CASSI desde que nasci, o senhor saberia me informar se eles cobrem pelo menos parcialmente a cirurgia?

    E gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa desse blog, acredito que o seja o único do Brasil que tira todas as dúvidas sem cobrar nada. No passado tive tive que pagar 300 reais por uma consulta só para obter metade das informações disponibilizadas aqui!

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, que bom que gostou do blog.
      - No próprio blog tem os contatos caso queira consulta. O fone do meu consultório em Florianópolis é 48-32233083. Será um prazer caso possa ajudá-lo;
      - O ideal é que o Ortodontista seja especialista em Ortodontia, e de preferência, tenha experiência com casos cirúrgicos. De qualquer forma, quando você definir seu Cirurgião e seu Ortodontista eles devem se reunir pessoalmente para estabelecer o seu plano de tratamento;
      - Com certeza o plano Cassi cobre a maior parte dos custos do seu procedimento.
      Boa sorte. Estou a disposição

      Excluir
  57. Dr, fiz minha cirurgia a 26 dias. Fiz expansão da maxila com segmentação em 03 posições, recuo mandíbula, redução mento e reposicionamento pois tinha assimetria facial. Confio muito no meu cirurgião, porem gostei do blog e senti mais tranquilidade. Enfim, ainda tô inchada, no queixo, com queimor, os lábios não fecham, e com o reposicionamento acabei tendo que do lado direito fazer enxerto para ficar simétrico. Qual o tempo médio do inchaço, parestesia e encaixe dos lábios? Volto a trabalhar em uma semana e tô Super incomodada por causa dos lábios. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil te dar esta resposta sem saber exatamente o que foi feito. Além disso a resposta é muito individual em cada paciente.
      - Com 26 dias a maior parte do inchaço já deve ter regredido. Esta porção final do inchaço demora mais para desaparecer. O resultado final é por volta de 4-6 meses;
      - A parestesia, como você já deve ter lido por aqui, é algo que sempre volta na parte superior, mas nem sempre volta 100% na parte inferior. Pelo que li seu caso foi feito a osteotomia sagital, onde tem este risco de causar a parestesia. Associado à mentoplastia, este risco é um pouco maior. O fato é que na maioria dos pacientes, felizmente, o retorno é de 100%, mas o tempo pra isso varia muito. Alguns já saem da cirurgia sentindo. Outros este tempo vai até um ano;
      - Se os seus dentes estão encaixando bem os lábios também vão estar. Caso esteja com dificuldades por causa do edema, pode fazer exercício de fisioterapia para acelerar... com 26 dias já tem condições pra isso.
      Boa sorte

      Excluir
  58. Dr, obrigada. A linha media esta ok, porem realmente os lábios não selam. A fisioterapia e com um profissional? Ainda não falei sobre isso com meu cirurgião. Terei consulta na sexta...tomara que esteja tudo na normalidade.

    ResponderExcluir
  59. Estou há menos de 24hrs usando o Hyrax já ativei-o 5 vezes (3 no dia em que coloquei e 2 hoje) E hoje ouvi dois estalos, não sei se é vindo do Hyrax ou do céu da boca. Estou com medo de que seja o Hyrax saindo do local, quebrado, ou sei lá.
    O que achas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor você procurar o seu Dentista, somente examinando pra te responder.

      Excluir
  60. Estou usando o hyrax e nos últimos dentes de cima fica o anel (?) Então, tem alguma probabilidade desse anel sair a qualquer momento?

    ResponderExcluir
  61. Poxa cara eu vou me matar quero tirar esse queixo meu logo e o cirurgiao fica de onda com minha cara dizendo que nao pode fazer a ortognatica ainda pq minha mordida é muito aberta, ai tenho que fazer a expansao depois a ortognatica, mas doutor velho meu queixo me incomoda muito velho nao mereço sofrer assim nao cara to quase pegando o aviao e indo ai te conhecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é você seguir com quem está tratando o seu caso, por já conhecer e ter estudado os seus exames. Mas caso não esteja contente, principalmente por esta questão do tempo para cirurgia, você pode buscar uma segunda opinião. Boa sorte

      Excluir
  62. Olá Dr! Primeiro quero parabenizá-lo pelo Blog, sua iniciativa é muito boa, pq ajuda muitas pessoas como eu, que tem dúvidas.
    Isso que é ser um ótimo profissional, pq ajudar pacientes “desconhecidos” , visando a saúde dos pacientes e não o lucro, não é pra qualquer um! Seria tão bom, se outros médicos fizessem isso!
    Bom, vou contar meu caso: Tenho dores de cabeça frequentemente, tão fortes que as vezes choro. Remédios não fazem mais efeito, as vezes vou dormir com dor e acordo com ela. Fui no Neuro, e ele disse que os exames estavam ok. Depois consultei um Buco, por causa dos dentes do siso inclusos. E comentei sobre as dores de cabeça, ele pediu uns exames e constatou que tenho problema na ATM, e que eu teria que operar, mas em momento nenhum citou a Ortognática (até então, eu nem sabia o que era). Resolvi procurar uma 2ª opinião, o outro Buco, disse que eu não precisava operar por causa da ATM, já que não sinto dores “nela”, e sim fazer a Ortognática, pq minha mandíbula não se desenvolveu corretamente, e não consigo encostar os dentes de cima nos de baixo, só consigo se forçar. E por isso, sinto uma “pressão”, que as vezes evolui para dor. Sem perceber, acabo forçando, e a noite é a hora mais difícil, em que mais forço, pq mesmo com a boca fechada, os dentes não se encostam e acabo rangendo os dentes também. E dá a impressão de que a maxila é muito pra frente, mas na realidade a mandíbula que não cresceu como deveria. Isso está me incomodando cada vez mais. Procurei 2 Ortodontistas, que disseram que podem “compensar” um pouco com aparelho, mas que a questão óssea, não ia mudar nada. Que eu deveria fazer a Ortognática. Resolvi procurar outro Buco, pra saber com qual dos dois anteriores, ele ia concordar. E pra minha surpresa, ele disse que preciso operar sim, mas da ATM e da Ortognática. Fiquei muito triste, pq não imaginei que realmente teria que operar, sou medrosa. Mas o problema, é que nenhum dos 3 Bucos falou algo que batesse com o que outro tivesse dito. Cada um disse uma coisa, não sei se preciso operar pela ATM, pela mandíbula, ou pelos 2. Estou muito confusa, ando pesquisando o assunto e não queria fazer de jeito nenhum, mas como percebi que meu caso é questão de saúde, acabei “aceitando” a ideia. Mas a questão é: o que preciso realmente operar??? Sei que é difícil o Dr ajudar sem acompanhar o caso, mas me dê uma opinião, de acordo com sua experiência. Estou super ansiosa por sua resposta! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, você está diante de 3 opções diferentes de tratamento, perceba como isso é delicado e especialmente difícil pra eu te responder, dando uma opinião, sem conhecer o seu caso. Vou te dar um parecer baseado na minha experiência e na minha filosofia de trabalho nessa área. É extremamente normal as opiniões divergirem devido a diferença de formação, as experiências e preferências de cada cirurgião.
      Vamos considerar que você tem dois problemas: a mordida errada e a disfunção de ATM.
      - Sobre a mordida errada, pelo que você descreveu, o seu caso precisa de uma cirurgia ortognática, para corrigir a oclusão. A decisão de fazer ou não essa cirurgia dependa da vontade do paciente, se morder mais pra trás de incomoda ou se esteticamente você deseja melhorar com o avanço da mandíbula.
      - Sobre a disfunção da ATM ela é causada por alguns fatores extras como estresse e questão hormonal, mas com certeza o problema de mordida também tem relação causa/efeito.
      Assim, eu acho que você deve adiar a cirurgia de ATM por duas razões: 1) você não sente dores no local; 2) você pode fazer a cirurgia ortognática apenas e avaliar o resultado.
      Tem muito paciente com problema de ATM que tem a mordida errada e que depois da cirurgia ortognática desaparecem os sintomas na ATM porque corrigiu a oclusão. É o que eu mais vejo nos meus pacientes.
      Particularmente eu considero a cirurgia de ATM com alguns riscos a mais que a cirurgia ortognática. Você tem a chance de fazer a cirurgia ortognática (que está indicada pela questão do tamanho da mandíbula) e corrirgir o seu problema de oclusão por definitivo e, em combinação, resolver/amenizar o seu problema de ATM.
      Caso você faça a ortognática e os sintomas da ATM permaneçam você pode então pensar em operar a ATM. Este é o discurso que eu uso com os meus pacientes e, até hoje, nenhum precisou ou quis operar a ATM depois.
      Mas como te falei, isso vai muito da conduta de cada cirurgião e eu fico limitado no seu caso por não ter acesso aos exames.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Olá Dr! Bom, depois de sua opinião, fiquei mais tranquila! Acho que vou fazer só a Ortognática, que pelo visto não tem outro jeito. E esperar o resultado, se vai amenizar/melhorar a questão da ATM. Mas de acordo com sua experiência, o Dr acha que realmente não dá pra melhorar muito só com o uso do aparelho, a questão da mordida e desse desconforto que sinto? Porque a Ortodontista disse que devo pensar muito bem, porque se eu escolher só usar aparelho, ela não poderá fazer nada, se depois eu resolver fazer a cirurgia, e vice-versa. Na verdade, só estou aceitando a ideia de fazer a Ortognática, pela questão das dores que sinto. O Dr considera a Ortognática uma cirurgia muito invasiva? Além da dormência, falta de sensibilidade, o que mais de desagradável pode ocorrer com quem faz a cirurgia? Quais os riscos? Agradeço mais uma vez, pela sua atenção, e pela rapidez em responder.

      Excluir
    3. Eu não tenho como te responder se somente com o aparelho resolveria seu caso, esse tipo de pergunta só tem condições de responder quem examina o paciente.
      A cirurgia ortognática é um procedimento pouco invasivo que é rotineiramente feito por muita gente.
      As complicações são poucas e acontecem muito raramente, até mesmo a própria questão da sensibilidade. Os demais detalhes da recuperação dependem muito do tipo de cirurgia e de quem vai operar. Você pode ler no próprio blog ou melhor ainda conversar com o seu cirurgião.
      Boa sorte

      Excluir
  63. Boa noite Dr, meu nome é eduardo lucas
    +/- um ano iniciei meu tratamento odontologico, ja de primeira minha dentista antiga havia dito que meu caso seria a cirurgia pois a minha mandibula habia desenvolvido mais que a parte de cima da boca, mas com o uso do aparelho ela poderia camuflar um pouco o problema, usei expansor, então mudei para campinas onde tive que procurar outro dentista que disse a mesma coisa da minha dentista antiga. O tratamento com esse dentista era um pouco fora do meu orçamento pois ele queria cobrar 6 sessões de 200,00 cada para tratar minha gengiva ja que eu havia ficado 3 meses com o aparelho na boca sem manutenção e havia inchado bastante. Procurei uma outra clinica e até hoje me enrolaram, senti que paguei por uma coisa que não usufrui pois so apos 4 meses de tratamento e enrolação hoje a dentista falou sobre a ortognatica. Quando eu procurei ela, disse a mesma coisa que seria caso de cirurgia mas iria me encaminhar pra outra dentista da clinica que faria o tratamento. Hoje quando fui a clinica achei que faria novamente a montagem do aparelho que foi o que a consulta do mês passado a dentista que havia feito uma limpeza liberou para essa dentista fazer a montagem do aparelho. Enfim, quando cheguei na clinica hoje ela me chamou e começou a conversar comigo e disse que o meu problema era o seguinte: meus dentes são alinhados porém se eu usasse o aparelho na parte debaixo poderia retrair os dentes pra frente, não sei se é essa a palavra certa de se usar, disse que a minha mordida poderia cruzar e piorar a situação, nem cirurgia resolveria. Eu falei com ela sobre oque minha dentista antiga tinha falado sobre camuflar e tal, ai ela disse que isso poderia ser feito mas o risco de dar errado era grande. Eu to confuso porque não sei em quem confiar. Não queria fazer a cirurgia pois tenho medo do pós-operatorio. O que o sr me recomendaria a fazer, pegar minha documentação e procurar outro dentista pra ver o que ele diz ou levar diretamente em um buco? Não sei muito mas acho que eles tão querendo ganhar dinheiro nas minhas costas. Não sei se isso ajuda muito mas segue duas fotos abaixo para o sr da uma olhada, não da pra ver muito a mordida mas da pra ter uma ideia pelo queixo eu acho.
    Obrigado e parabéns pelo blog =)
    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/561307_396709663724699_980796229_n.jpg

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/946768_531300583598939_1755971721_n.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo,
      - Buscar uma segunda ou terceira opinião é sempre válido, ainda mais quando você não está contente com o local onde está tratando e ainda tem dúvidas.
      - As vezes o Ortodontista tenta fazer a vontade do paciente, a maioria das pessoas busca uma solução sem cirurgia. Sempre que possível os pacientes preferem a opção mais simples e, as vezes, os profissionais na melhor das intenções tenta alcançar isso;
      - O fato é que nos últimos anos temos visto que dos pacientes que camuflaram no passado são poucos os que ficaram contentes. Inclusive muitos deles você vê escrevendo aqui no blog.
      - Por isso de um lado está o profissional tentando ajudar o paciente a encontrar a solução mais simples para o paciente. Por outro lado está a dúvida se isto vai trazer a satisfação após o tratamento finalizado.
      - Se o problema fosse apenas encaixar a mordida eu poderia te dizer para buscar o tratamento ortodôntico apenas, sem cirurgia. Mas considerando a questão de estabalidade a longo prazo, estética do sorriso e facial é mais provável que a melhor opção seja em conjunto com a cirurgia ortognática.
      Mas esta definição apenas é possível em consulta com o profissional. Boa sorte

      Excluir
  64. Ola Doutor, adorei seu blog, tira muitas duvidas, Fiz a minha cirurgia biomaxil, onde tinha mordida aberta, e puxou o inferior para frente e acertou a mordida, hoje estou com28 dias, gostaria de tirar algumas duvidas, Bom ainda estou inchada no rosto, vai demorar para passar esta face, e minha fala não esta normal, meu cirurgião diz que esta tudo bem andando conforme o pós operatório, mas não me sinto eu ainda, devido aos edemas, e não sentir lábio superior é normal vai demorar para voltar tudo ao normal
    Agradeço desde já pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lábio superior sempre sai da cirurgia com a sensibilidade diminuída, mas esta não é uma preocupação pois sempre volta, mesmo que leve alguns meses.
      Aos poucos o inchaço vai diminuindo e você vai se adaptando e gostando mais do resultado.
      Boa sorte

      Excluir
  65. Dr. Jonathas, tenho uma viagem de avião marcada para 20 dias após minha cirurgia. Estou preocupada, pois vi alguns comentários de que viagens de avião são contra indicadas até um mês após a cirurgia... Acontece que não posso adiar nem a cirurgia, muito menos a viagem. Há alguma restrição para que eu faça essa viagem com apenas 20 dias de cirurgia, além das alimentares das quais já estou ciente?
    Grata desde já. Aguardo uma resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do tipo de cirurgia que vai ser realizada e como vai ser a sua recuperação você pode estar apta para viajar de avião após 20 dias. Mas esta é uma dúvida muito específica que seria mais justo o seu cirurgião responder. Boa sorte

      Excluir
  66. Boa noite Doutor, tenho 28 anos, uso aparelho dentário há 3 anos, fixo na arcada inferior e móvel na superior, possuo mordida cruzada e micrognatismo. Há dois anos atrás passei por dois cirurgiões plásticos, um deles me indicou a cirurgia ortognática e outro a colocação da prótese de mento. Queria muito ter feito a cirugia ortognática, porém depois da critica negativa de uns dos cirurgiões plásticos, acabei ficando com medo e optei pela colocação da prótese de mento, coloquei uma prótese de silicone. A minha dúvida é a seguinte até o fim do ano pretendo fazer a cirurgia ortognática, gostaria de saber se é necessário a retirada da protese de mento(silicone)para realizar a cirurgia ou não há necessidade.Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Somente o Cirurgião Bucomaxilofacial que for realizar a sua cirurgia ortognática que pdoerá dizer a respeito da prótese de mento;
      - Particularmente, eu pensaria em retirá-la. Primeiro, porque a longo prazo esta prótese pode deslocar ou causar a reabsorção do osso do mento, já vi alguns casos com isso, não são todos. Até por isso a maioria dos cirurgiões plásticos parou de indicar. Segundo, porque o efeito estético de uma mentoplastia acaba sendo bem mais agradável;
      - A decisão vai depender de como está sua prótese e, obviamente, da sua vontade também. Pensando em longo prazo, talvez seria uma boa retirá-la;
      Boa sorte

      Excluir
  67. Doutor boa noite, nao tem como fazer essa cirurgia sem precisar de transfusao de sangue nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,
      É muito raro a cirurgia ortognática precisar de transfusão sanguínea. Particularmente eu nunca tive um paciente que precisou, nem ao menos perto de considerar a necessidade.

      Excluir
  68. Doutor agradeço muito pela resposta da pergunta anterior. Estou com outra dúvida, primeiramente me desculpe pela ignorância mas a mentoplastia não seria a colocação de prótese de mento no me caso o material o silicone?? O que seria a mentoplastia, pois o meu cirurgião disse que era a colocação da prótese??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentoplastia é a movimentação da porção óssea do mento (queixo) para avanço, recuo, aumento ou redução vertical.
      As vantagens em relação à prótese de silicone é que a mentoplastia permite a movimentação da musculatura presa ao mento, isto traz um resultado estético e funcional (respiratório) melhor. Além disso a mudança estética acontece com o próprio osso do paciente e não de uma prótese. Toda prótese corre o risco de precisar ser trocada algum dia. Existem relatos de próteses que causaram a reabsorção do osso abaixo, além de casos de infeção.
      Outra desvantagem é que para a colocação da prótese de silicone alguns cirurgiões precisam fazer uma incisão na pele, que fica aparentem enquanto que a mentoplastia é toda feita por dentro da boca

      Excluir
  69. Bom dia Dr.! Queria parabeniza-lo pela iniciativa de seu blog. Tenha a certeza que o senhor tem ajudado muitas pessoas!
    Tenho que realizar a cirurgia ortognatica para classe III, porem não gostaria de passar pelo tratamento ortodontico prévio que pioraria meu quadro de prognatismo! Procurei informaoes sobre a técnica de benefício antecipado, mas Já fui em vários profissionais em Belo Horizonte e nenhum deles trabalha com essa técnica, somente com o tratamento convencional! Gostaria de uma indicação de algum profissional de confiança que realiza essa cirurgia de benefício antecipado ( de preferencia m Belo Horizonte)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não posso usar esta ferramenta para indicar algum profissional. Posso te afirmar que com certeza em BH existem profissionais que possam realizar o seu tratamento com o benefício antecipado.
      O que você precisa é encontrar um Ortodontista e Cirurgião de sua confiança, você pode buscar sempre uma segunda ou terceira opção.
      Talvez o seu caso não esteja bem indicado fazer o benefício antecipado, pois não tem muito segredo e funciona muito bem, quando bem indicado.
      Boa sorte

      Excluir
  70. Olá doutor.Eu estava planejando realizar a cirurgia agora nesse mês.O meu cirurgião,depois de fazer um novo modelo,acha que apesar de alguns dentes atrás (segundo molar)estarem desalinhados,realmente estão bem tortos, as arcadas estão encaixando muito bem e por isso agora é um bom momento para realizar a cirurgia.No entanto meu ortodontista acha que eu devia alinhar esses dentes antes.O problema é que ele só viu isso agora depois que eu já havia me programado pra fazer a cirurgia.Além disso, meu plano que irá cobrir a cirurgia já está pra acabar.já realizei todos os exames e me preparei toda.O que você acha,será que esses dentes tortos irão comprometer o resultado da cirurgia?O meu caso é retrognatismo mandibular e excesso de crescimento vertical de maxila.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leisies,
      Eu não tenho como te dar uma resposta precisa sem ter acesso aos seus exames, mas acho muito difícil que possa comprometer sua cirurgia. Se tivesse este risco seu cirurgião não iria indicar o procedimento.
      Então meu conselho seria pra você fazer a cirurgia, aproveita que já está marcada, com exames e aprovação pelo plano.
      Boa sorte

      Excluir
  71. Iai doutor olha eu aqui de novo, marquei minha cirurgia de expansao pro dia 1º de agosto, rapaz nem durmo direito to aqui me cagando todo, fiz os exames de sangue, torax, coraçao e pá nao deu nada, mesmo assim to com medo tem gente que fala que ficou com hemorragia que foi pra UTI tenho medo disso ai acontecer comigo, vc q eh cirurgiao, pq isso ai acontece com algumas pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi isso acontecer. Repito que essa questão da sua ansiedade e medo não tem como serem resolvidas por aqui, te aconselho a confiar no seu cirurgião. Boa sorte

      Excluir
  72. Doutor, tenho dores na ATM e mordida classe II .Estou usando aparelho há um ano e agora meu dentista disse que terei que escolher entre a cirurgia ortognatica ou a extracao dos pré -molares superiores. Tenho medo da cirurgia e optei pela segundo tratamento. O problema é que meus incisivos apresentaram reabsorcão radicular durante o tratamento e corro o risco de perde-los com a compensaca. O sr acha que fiz a escolha certa?A extracao piora a estética?Eu tenho sorriso gengival, isso pode piorar ? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Com relação à reabsorção radicular não da pra dizer se foi a escolha certa ou não. Mas o fato é que na compensação a movimentação ortodôntica é maior e isso leva a mais reabsorção. Outros fatores estão envolvidos, mas uma movimentação maior com um tempo de tratamento maior com certeza contribuiram;
      - Com relação à sua ATM o tratamento compensatório (com extração de pré-molares) pouco deve contribuir para sua articulação, com um risco de acentuar o problema dependendo do tipo de força e uso de elásticos para fechar os espaços;
      - Com relação ao sorriso gengival não acredito que possa piorar;
      A questão é que uma compensação leve é favorável em alguns casos e assim evita-se a cirurgia. Quando é muita coisa, a ponto de precisar extrair pré-molares, a tendência é o resultado ser muito pobre, ou o paciente terminar o tratamento insatisfeito. É óbvio que isso depende de cada caso, cada paciente e de quem executa o tratamento, mas isto é o que costumamos observar.
      Boa sorte

      Excluir
  73. Doutor vou fazer essa cirurgia até o fim do ano... más confesso que estoou com medo de morrer.rsrs. O dentista disse que a minha é osteotomia tipo lefort I.

    ResponderExcluir
  74. Nome: Peter

    Dr. há 08 meses fia ortognática (avanço de maxila e recuo do mento). Há 15 dias, estou sentindo zumbidos constantes nos ouvidos. Estou muito preocupado. Vou na próxima semana retornar ao buco que me operou, mas na opinião do senhor, o que pode ser? Obriago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome: Peter

      Acrescantando, do lado direito da minha boca, os dentes não "casam" certinha, na verdade, apenas encaixando suavemente a mordida, os dentes de cima não tocam os debaixo... essa má oclusão, 08 meses após a cirurgia, não foi corrigida pela ortodontia, o que me faz pensar que a minha ortognática não teve sucesso pleno no que tange à oclusão correta.... conforme disse na postagem acima, estou ouvindo zumbidos 24 horas por dia... tudo isso irei relatar semana que vem ao buco que me operou (o qual tem muita experiência em ortognática), e espero que ele resolva esse zumbido...

      Diante do que disse:

      1- a má oclusão pode estar gerando essa zumbido?

      2- é possível que eu tenha que refazer a ortognática?

      Excluir
    2. Peter,

      1) Não acredito que tenha relação da má-oclusão com o zumbido. Na minha opinião o zumbido primeiro deve ser investigado por um Otorrinolaringologista pra descartar alguma alteração interna do ouvido. Se não tiver relação depois deve-se avaliar a possibilidade de alteração do disco articular da ATM que pode causar ruidos e estalos. Mas eu não vejo relação direta com a má-oclusão;

      2) É possível sim, mas isso depende do que foi alcançado. O resultado te satisfez do ponto de vista estético? O resultado da oclusão está de acordo ou diferente do que foi planejado? No caso de não estar igual, esta diferença é possível de ajustar com Ortodontia?
      Depende muito das respostas destas perguntas por ti e pelos profissionais (cirurgião e ortodontista) que te trataram.
      Que bom que você irá consultar com o seu cirurgião. Se for necessário você sempre pode buscar uma segunda opinião, mas quem fez a cirurgia é a melhor pessoa para responder no primeiro momento.
      Boa sorte

      Excluir
    3. Nome: Peter

      Dr. Claus,

      Muito obrigado pelos seus esclarecimentos, como muitos já disseram aqui, é admirável que dedique parte do seu tempo a responder dúvidas de pacientes...
      Bom, eu retornei ao meu buco, e ele disse que é normal sentir esse zumbido devido à acomodação da atm à nova realidade facial... vou aguardar mais uns 02 meses, se não parar, vou retornar ao buco... muito obrigado, por enquanto...

      Mais sucesso ao senhor! :)

      Excluir
  75. Eu eu tenho excesso de salivação,vou fazer a cirurgia porque tenho excesso vertical de maxila e retrognatismo mandibular,será que isso pode estar associado a esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ter relação principalmente pelo retrognatismo mandibular e provável dificuldade de selamento labial.
      Eu diria que a cirurgia com certeza vai corrigir o seu problema dos maxilares, mas eu não daria garantia que iria corrigir a salivação (mesmo sabendo que provavelmente irá).
      Boa sorte

      Excluir
  76. Olá doutor! Faz uma semana e três dias que fiz uma septoplastia junto com rinoplastia e também para alinhar meu perfil, coloquei uma pequenina prótese de silicone no meu queixo, pois ele era um pouquinho retraído. O resultado já posso ver, apesar do nariz ainda inchado e ficou lindo! Meu rosto ficou muito mais harmônico, claro, diminuindo o nariz e aumentando levemente meu queixo, a boca ficou parecendo um pouquinho menor mas posso finalmente enxergar meu rosto como um todo, bem equilibrado e tudo, pois a minha testa é larga também. Minha dúvida é mais quanto ao pós-operatório da prótese do queixo: como ainda estou com pontos internos (pois fiz pela boca), tenho dificuldades de mastigar sólidos e também de sorrir aquele "sorriso largo", pois sinto os pontos repuxando e gostaria de saber se após sua retirada a pele interna da boca volta ao normal e se, com alguma massagem na região do queixo, posso ajudar a pele a se adaptar ao novo formato para poder sorrir como antes. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,
      Que legal ver a sua empolgação com o resultado, mesmo com pouco tempo. A maioria das pessoas tem esta mesma empolgação, mas poucos postam isso.
      Com relação aos pontos e manuseio pós-operatório da prótese de silicone no queixo eu não tenho como te responder porque simplesmente eu não indico, não faço, esta técnica.
      Boa sorte

      Excluir
  77. Oi doutor, parabéns pelo blog, ele está me ajudando muito, pois estou com bastante receio em relação à cirurgia que vou fazer no final do mês. Segundo meu cirurgiao vou precisar fazer impactacao de 6mm de maxilar, com segmentacao de maxilar e turbunectomia bilateral com correcao de desvio septal ; depois será feita a osteoplastia de avanço de 15mm de mandibula e osteoplastia basilar do mento com impactacao. Gostaria que o senhor me ajudasse a entender tudo isso, pois tenho mordida classe II e dores na ATM e sorriso gengival, mas estou com medo de tantos procedimentos mudarem meu rosto, que pra mim está bom. O sr acha que 15mm vai mudar muito minha aparencia? Acha que vou conseguir falar normalmente depois de um mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho como opinar exatamente sobre a sua cirurgia sem ter acesso aos seus exames, sem conhecer o paciente. O que posso te adiantar é que pela cirurgia descrita sua mudança será bem significante.
      A opinião do paciente sempre conta muito para a tomada de decisões do tratamento. Se você não gostaria de mudar muito, te aconselho a manifestar isso ao seu cirurgião para ele rever a cirurgia.
      Boa sorte

      Excluir
  78. Boa noite!

    1- Gostaria de saber se o paciente pode aproveitar e pedir para o bucomaxilo, durante a cirurgia, aproveitar e alterar o formato da mandíbula, mais ou menos do jeito que o paciente desejar, por exemplo: É possível na redução de mandíbula, transformar uma mandíbula "quadrada" para uma "triangular" ou "arredondada", aproveitando o ato cirúrgico?
    2- Exite algum tipo de máscara elástica que ajuda a modelar o formato do rosto, após a cirurgia?
    Parabéns pelo Blog, Doutor, Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo por partes:
      1- É bom comum que o recuo automaticamente torne a mandíbula menos aparente, ou seja, se tem o formato quadrada marcante ela vai ficar menos marcante. Tirando isso não tem muito como alterar a forma. Apenas a mentoplastia que pode ser feita juntamente com a cirurgia de mandíbula para tornar a ponta do queixo mais fina, ou mais quadrada, dependendo do formato do rosto ou queixa do paciente. A melhor maneira de te responder é durante a consulta com um cirurgião.
      2- As máscaras que usamos basicamente servem apenas para conter o inchaço, eu não conheço nenhuma máscara modeladora que funcione.
      Boa sorte

      Excluir
  79. Boa tarde, dr. Jonathas. Fiquei muito feliz em encontrar o seu blog! Acho que tens ajudado muitas pessoas e isso é muito bonito! Olha, tenho 32 anos e uso aparelho "desde que me conheço por gente" como dizia minha avó. Já tirei e coloquei algumas vezes, passei anos de minha vida com profissionais que só faziam "manutenção" mas não se resolvia o problema. Na faculdade, aprendi sobre a cirurgia ortognática e daí, após vagar de dentista pra dentista, encontrei a drª Renata Carvalho - Recife-PE, a quem admiro muito. Ela me indicou um cirurgião de sua confiança e farei uma consulta com ele. Tenho sorriso gengival e um pouco estreito, além do queixo um pouco retraído. Gostaria de saber o que posso esperar dessa cirurgia, que resultados posso alcançar. Ela falou em alargar o sorriso com a cirurgia, como isso é feito? Fui respiradora bucal por toda infância e adolescência, tenho olhos caídos, como se estivesse sempre muito cansada. Esse aspecto também melhora com a cirurgia? Vi algumas fotos de pessoas que fizeram e tive essa impressão. Agradeço desde já doutor Jonathas! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne,
      A principal mudança que você pode esperar sempre de uma cirurgia ortognática é a correção da sua mordida, esse é o foco principal da cirurgia.
      Não somente o encaixe dos dentes, a posição dos maxilares em relação à face será melhorada, com isso é possível ter maior harmonia no sorriso, projeção do queixo, exposição dos dentes. Isso traz uma melhora funcional mastigatória e respiratória, dependendo de cada caso.
      Tenho certeza que a sua motivação vai aumentar depois da consulta com o Cirurgião.
      Boa sorte

      Excluir
  80. Boa Tarde, Dr. Me chamo Priscila e estou com uma dúvida. A alguns anos atrás comecei a me sentir cansada, com dores pelo corpo, dores de cabeça e na face e não conseguia descansar, até que um dia meu marido percebeu que eu rangia os dentes à noite, o famoso bruxismo. Enfim, passei em consulta com um dentista que me disse que poderia fazer uma placa para tratar o bruxismo, o qual notei ao longo do tempo que também rangia os dentes durante o dia todo e não somente à noite, mas que para isso precisaria corrigir minha mordida, pois tinha dentes caninos superior e inferior encavalados, como dentes de vampiro. Então fiz o tratamento ortodôntico que durou aproximadamente 4 anos e meio. Mas durante todo este período tinha dores especificamente na ATM, mas a orto dizia que era normal por causa do deslocamento dos dentes. Terminando o tratamento, assim que tirei o aparelho fixo, mandei fazer a contenção com aparelho móvel e também a tal placa de bruxismo.
    Depois de algum tempo usando a placa que era feita de silicone, continuava com dores cada vez maiores no rosto, específicamente na área da ATM. Acabei procurando um cirurgião buco-maxilo, que me pediu uma ressonância, nela foi evidenciado que eu estava com artrose da atm, disco articular deslocado, entre outras coisas. A placa que usava ele condenou veementemente e pediu pra confeccionar outra, agora em acrílico e disse que meu caso era cirúrgico. Como senti muita confiança, fiz a outra placa e fui para cirurgia, onde foi feita uma artroplastia bilateral com colocação de pino de titanium e ancoragem do disco articular. Fiquei com sequela de abertura de boca muito pequena, a qual me incomodou no começo mas aprendi a lidar.
    Após dois meses exatos da cirurgia, as dores na ATM voltaram, mesmo após todo o pós operatório, tendo feito sessões de fisioterapia específicas de atm e o uso da placa durante todo o dia, somente retirando para comer.
    Retornei ao cirurgião e disse o que havia ocorrido. Me pediu pra fazer uma nova ressonância e descartar a possibilidade (remota) de rejeição do pino.
    Fiz e a mesma veio cheia de problemas, pelo que me disse, o pino não foi rejeitado, porém meu problema era complicado, pois a cabeça do osso do meu maxilar está gasto e isso estaria causando inflamação e a dor. O mesmo me disse que o correto seria colocar uma prótese de ATM, mas como tenho apenas 33 anos e essa cirurgia é muito agressiva, gostaria de fazer uma cirurgia ortognática, pois tenho o queixo pequeno e mesmo após utilizar os aparelhos ortodônticos minha mordida não é 100% e isso poderia fazer as dores cessarem ou diminuirem muito ao menos. Então estou com encaminhamento para ortodontia para realizar o que for necessário para me preparar para a cirurgia.
    A minha pergunta (desculpe colocar todo o caso), o Sr. acha que para tentar tratar esse problema recorrente de ATM é válido tentar a cirurgia ortognática? Já viu algum caso semelhante em que se fez a cirurgia da ATM, não dando resultado, feito outra cirurgia, agora ortognática e tido um resultado satisfatório, pois sei que não ficará nunca mais 100%.
    Tentei marcar com outros médicos para ter uma segunda opinião, porém as consultas estão com dois a três meses de espera e fico com receio de esperar este tempo todo por uma consulta e ser dito faça ou não e ter que procurar um terceiro médico, pois sei que cada médico tem a sua linha de trabalho e tratamentos, então fico com medo de ficar perdendo tempo e continuar com dor durante este período, pois já cheguei a tomar morfina e continuar com dor.
    Desculpe o desabafo, mas preciso de uma luz. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Você disse muito bem, cada profissional tem a sua conduta. Então vou te dizer a maneira que penso sobre alguns aspectos:
      - A cirurgia ortognática ela pode ser sim indicada para a correção da sua mordida, esta é a principal indicação da ortognática;
      - Você manifestou queixa estética relacionada à posição do queixo, isto pode ser melhorado também com a cirurgia ortognática junto (como efeito secundário) da correção da mordida;
      - Sobre o seu quadro na ATM, somente tendo acesso aos exames para poder emitir opinião. Por conhecer alguns casos como o seu é que eu prefiro sempre corrigir a mordida primeiro, com a cirurgia ortognática, para depois o paciente decidir a necessidade de intervir na ATM;
      - Com relação à prótese de ATM eu sou da opinião que deve ser indicada como última opção. Novamente, eu não tenho acesso aos seus exames, mas com 33 anos eu pensaria muito antes de indicar esta técnica;
      - Em geral, com a limitação de não conhecer o caso pessoalmente, eu pensaria em seguir com a cirurgia ortognática para correção e estabilização da sua mordida. Depois pensaria na sua articulação, sempre tentando o tratamento conservador antes (placa, fisioterapia, infiltrações, artrocentese etc).
      Boa sorte

      Excluir
  81. Boa noite, realizei cirurgia ortognática a 45 dias com o objetivo principal de promover a exposição dos dentes superiores ao sorrir, no valor de R$8.000,00 mais gastos com internação e anestesia. Procedimentos realizados:(• Avanço de 6mm de maxila = 3 mm tecido mole • Reposição inferior da maxila de 2mm).

    O planejamento do cirurgião foi de promover exposição dos dentes superiores e mais 2 cm de gengiva ao sorrir.
    Acontece que meu rosto já desinchou e estou sem parestesia, porém, meus dentes superiores continuam não aparecendo ao sorrir. Gostaria por gentileza de uma orientação de como eu deva proceder pois estou muito angustiado e receioso.
    Att., Felipe Prestes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo (2 mm de gengiva ao em vez de cm).
      Grato, Felipe Prestes

      Excluir
    2. Felipe,
      Existem pacientes que com 45 dias praticamente não apresentam mais inchaço, mas a movimentação do tecido mole ainda não está com o resultado final.
      Ao sorrir, falar demais expressões na face, com apenas 45 dias, ainda está "travado", a tendência é que você mostre mais os dentes. Nesse aspecto, eu sempre digo aos meus pacientes que o resultado final é com 6 meses de cirurgia.
      Mesmo assim, pra responder a sua angústia, o melhor é questionar o seu cirurgião, ele vai saber como te responder melhor.
      Boa sorte

      Excluir
    3. Dr.,

      Realmente agradeço sua resposta. Consultei meu cirurgião e a resposta dele foi exatamente a mesma que a sua. Vou aguardar os 6 meses se passarem e tentar controlar a ansiedade. hehehe
      Muito obrigado!

      Excluir
  82. Olá Dr, me chamo Emerson. Fiz ortognática no dia 17/04/13 nos planejamentos seriam feitos impactação de maxila, avanço de mandíbula e talvez mentoplastia. Mas na hora da cirurgia só foi feito a impactação de maxila e mentoplastia. Ao passar os dias de recuperação voltei ao meu ortodontista ele falou que minha mordida estava forçando os condílos, voltei ao cirurgia e foi verificado que realmente era necessário o avanço de mandíbula. No dia 17/07/13 fiz a cirurgia para avanço de mandíbula, ao passar 30 dias de recuperação voltei novamente ao ortodontista ele disse que minha cirurgia não ficou legal pois minha mordida ficou aberta na frente e com ortodontia ele não pode fazer nada. O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson,
      O problema que você relatou é difícil de opinar. Como trata-se de algo grave que eu nunca presenciei acho que o melhor é você buscar ajuda profissional, não pela internet. Honestamente eu não sei o que possa ter acontecido.
      Eu sempre recomendo buscar a opinião de quem operou, pois é quem já conhece o caso. Além disso, é sempre válido e saudável buscar uma segunda ou terceira opinião com outro profissional.
      O que adotamos como conduta é na sala de cirurgia apenas repetir o que foi planejado, não tem como tomar a decisão durante a cirurgia se vai operar ou não a mandíbula etc.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Olá Dr. como falei anteriormente fiz cirurgia ortognática; primeiramente impactação de maxila cerca de 8mm e mentoplastia. E exatamente 3 meses depois da primeira cirurgia fiz uma segunda que foi avanço de mandíbula. O que não gostei foi que ao sorrir ainda continuo mostrando a gengiva, mas não como antes, e minha mordida ainda está um pouco recuada e bem aberta na frente, como se o avanço não tivesse sido suficiente.
      Se for o caso posso fazer uma outra cirurgia. Para novamente fazer impactação de maxila e avanço de mandíbula?

      Excluir
    3. Somente com um cirurgião te avaliando para poder indicar a cirurgia. De qualquer forma, se tiver indicação, não há nenhum problema na reoperação.

      Excluir
  83. Boa tarde!Doutor passei por cirurgia ortognática classe 3 onde foi feito também 1enxerto em cima do lado direito aproxidamente há 40 dias atras e precisei pegar minha cachorra no colo que foi operada que pesa 28kg e andei com ela no colo cerca de 40 metros e depois percebi que no enxerto aparentemente inchou um pouco só que não tenho dor será que é normal ou pode prejudicado o inxerto ou até mesmo a cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego. Dificilmente com isso que você relatou tenha causado algum problema na sua cirurgia. Apenas deve ter aumentado de volume devido o aumento da circulação sanguínea. De qualquer forma, para responder isso de forma precisa, você deve visitar o seu cirurgião

      Excluir
  84. Boa noite Dr.!
    Fiz ortognatica a 3 semanas. Gostaria de saber com quanto tempo é possível descartar a possibilidade de uma nova cirurgia (recidiva)?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não tem um tempo determinado pra isso. Com 4 meses de cirurgia, boa parte da cicatrização ósseo já ocorreu, e as chances de uma recidiva diminuem.
      O fato é que a recidiva é algo cada vez mais raro. Acho que você deve aproveitar o seu resultado e esquecer isso por enquanto.

      Excluir
  85. Olá Dr Jonathas,

    Meu caso envolve além da cirurgia ortognática (tenho prognatismo) a colocação de próteses e aparelho ortodôntico pois tenho alguns dentes tortos (caninos altos). Oque eu resolvo primeiro? Eu consigo realizar a cirurgia ortognatica antes de meu dentes estarem completamente alinhados?

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente consultando com um profissional para responder isso. Tem a possibilidade, mas somente com a consulta e exames para poder responder. Procure inicialmente um cirurgião bucomaxilofacial ou um ortodontista. Boa sorte

      Excluir
  86. Olá, já usei o aparelho do ceu da boca para expandir mimha arcada superior mas não concluí o tratamento. Senti dores de cabeca insuportáveis e minha língua ficou com um corte enorme. Enfim,traumatizei. Tenho aqueles "dentes de vampiro"bem explícitos mas meu queixp não tem nada de tão errado. O meu dentista falou que por uma questão se estética deveria fazer uma cirurgia,mas sinceramente, só os dentes me incomodam. Teria possibilidades de arrumar apenas os dentes sem.a cirurgia??qual prejuízo poseria trazer??Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não tem problemas estéticos e a projeção do seu queixo não está errada com certeza você não precisa fazer a cirurgia.
      Eu não sou especialista em Ortodontia, mas hoje tem muitas opções para corrigir a sua mordida sem cirurgia ortognática, se essa for a sua vontade: extração de pré-molares, desgastes, mini-implantes, mini-placas.
      As vezes esta opção, sem cirurgia, pode ser um tratamento mais longo, ou instável a longo prazo, mas isso você discute com o seu profissional.
      Eu acredito que a cirurgia ortognática deve ser indicada para os pacientes que querem fazer, que não estão satisfeitos, que pensam em usufruir do benefícios que ela oferece, caso contrário não faz.
      Boa sorte

      Excluir
  87. Olá Doutor!
    Tem 2 meses que fiz a ortognática (avanço maxilar e recuo mandibular) e sinto uma sensação estranha na boca, principalmente na parte inferior na região dos cortes. Não sei descrever ao certo a sensação, mas é como se a boca estivesse inchada...pesada. Perguntei ao meu cirurgião sobre isso e ele me respondeu que era a cicatrização. Gostaria de uma segunda opinião e queria saber se recebe queixas parecidas de seus pacientes. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem estar examinando para responder melhor eu diria que é normal. As vezes escuto os pacientes relatando fisgadas, contrações, calor… e isso faz parte da remodelação (fase final do processo inflamatório).
      Se clínica e radiograficamente estiver tudo bem eu diria para você não se preocupar.

      Excluir
    2. Obrigado Dr.
      Falei novamente com meu cirurgião e ele deu a mesma resposta da sua. Ja sinto melhorando aos poucos. Falta vencer essa batalha e a parastesia no labio inferior. Com 2 meses e 1 semana de cirurgia diria aqueles que desejam fazer: FAÇAM, mas tenham paciência no pós operatório e sigam a risca as orientações do cururgião. O meu cirurgião fez um bom planejamento antes da cirurgia, inclusive com um cronograma e tudo saiu exatamente igual. Outra dica: fisio e fono ajudam muito mesmo. A recuperação é muito mais rápida!
      Até mais!

      Excluir
  88. Boa Noite Dr.

    Minha namorada vai fazer a Cirurgia Ortognatica e a nossa duvida é se ela pode aproveitar o centro cirúrgico, o anestesista e fazer a colocação de uma prótese de silicone.

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Para isso basta apenas conciliar as agendas do seu Cirurgião Bucomaxilo com o seu Cirurgião Plástico. Além disso, o Anestesista aprovar, mas não tem nenhum impedimento.
      Devido à proximidade, as duas cirurgias não devem ser feitas ao mesmo tempo, ou seja, faz uma e depois a outra. Com isso tem apenas que ver qual o tempo estimado de cada cirurgia para não tornar a anestesia geral muito longa.
      Boa sorte

      Excluir
  89. Oi pessoal!
    Hoje faço 74 dias de pós-operatório, era classe 3, fiz avanço da maxila e correção da linha média inferior. Fui operada pela “técnica da boca amarrada”, fiquei 3 semanas a base de líquidos, mas senti mandíbula e lábio inferior desde o primeiro dia. A maxila foi voltando aos poucos, e quando achei que ainda tinha parestesia meu cirurgião me provou que não quando fomos retirar os pontos, pela primeira vez senti dor no processo da ortognática,rs.
    Para quem têm dúvidas recomendo que pesquise, converse com quem já operou e acima de tudo escolha um bom profissional. Quanto a cirurgia ter medo é normal, mas tudo vale a pena, siga as recomendações do seu profissional que tudo dá certo. Minha cirurgia foi ótima, tive um ótimo pós e logo voltei as minhas atividades normais. Eu gosto de frisar que em momento algum senti dor, no início um pouco de desconforto por que o nariz fica congestionado, mas nada que um remédio não resolva.
    Para mim tudo que envolveu a minha cirurgia foi uma grande diversão, uma grande conquista, algo que eu queria muito, então todo o esforço foi gratificante, me olhar hoje no espelho e gostar do que eu vejo é muito maior do que as restrições que eu tive que passar, já dizia um cara de quem sou fã: “Sem sacrifício não há vitória” (Optimus Prime – Transformers).
    Agradecimentos especiais a Deus que deu coragem e perseverança para ir em busca do meu objetivo, e ainda colocou pessoas especiais e competentes no meu caminho como Dr. Murilo Mansur que preparou a parte ortodôntica e Dr. Jonathas Claus que me operou.
    Boa sorte para quem vai operar e sucesso para quem já operou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariane, muito legal ler o seu relato.
      Com certeza ter feito parte do seu tratamento foi uma experiência diferente pelo positivismo em todos os momentos, mesmo quando você não conseguiu esconder a ansiedade sempre esteve positiva, confiante, alegre.
      Gostei muito do seu resultado, isso que ainda é cedo.
      Parabéns.

      Excluir
  90. Dr. sou classe III, já estou preparado para cirurgia, iria fazer aqui em Pernambuco, mas quando chegou o dia já estava na maca a anestesista faltou, iria fazer pelo SUS, pediram para que eu voltasse na outra semana, mas meu psicológico foi maior, fazendo com que eu desistisse da cirurgia. Só em pensar a noite que passei naquele hospital com gente baleada, o rosto todo quebrado não consegui voltar. Tenho dois planos o HAPVIDA e o TEMPO SAÚDE (Antigo Unibanco) vou ver se consigo fazer particular, fora o hospital momentos antes mim bateu uma angustia em pensar que estava fazendo uma coisa só por estética, não tenho dores, apenas estalos, sendo sincero, futuramente o que pode acontecer se eu não fizer? Tenho muito medo desse pós... Já vi falar até na piezoCirurgia ou piezoelétrico estas ferramentas diminuem a complicação do pós realmente? Foram muitas perguntas, me desculpe, era para eu mim internar hoje novamente mais não tive coragem de está naquele ambiente e nem certeza de que estava fazendo a coisa certa... Desde já Agradeço a resposta ;)

    Guilherme Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,
      É difícil saber o que acontecerá futuramente se você não operar. É pouco provável que isso te traga problemas graves de saúde.
      Mas o fato é que é uma cirurgia funcional que você terá uma melhoria. Seja esta melhoria funcional e/ou estética, você que tem que pesar o quanto isso te trará de vantagens. Eu te diria para focar nas possíveis vantagens e não nas dificuldades do pós-operatório, que todos enfrentam e a maioria não se arrepende.
      A questão do piezo é algo que veio para facilitar a execução do procedimento, mas até agora não há evidência para dizer o quanto melhora o pós-operatório.
      Boa sorte

      Excluir
  91. Ola Dr,
    Sou classe II e fiz minha cirurgia ortognática já fazem 06 meses, avançaram a mandibula, mento e diminuição da gengiva em 6 mm, desde que eu fiz a cirurgia, uso elásticos e ainda assim os cirurgiões disseram que houve recidiva, a mandíbula continua classe II, eles comentaram q eu preciso tirar dois dentes de cima para corrigir a classe II, mas que vou voltar a ter sorriso gengival, meu orto já diz q se eu permanecer com os elásticos por mais 3 meses, vai corrigir o problema. Eu não sei mais o que fazer, pois fiz tudo direito e tive a recidiva e não gostaria de ter que tirar mais dois dentes e prolongar o tratamento ortodôntico em mais 1 ano, realmente não estou vendo muito progresso com os elásticos, sem contar a sensibilidade enorme que estou nos dentes. Esses são os únicos caminhos, tirar os dentes o permanecer com os elásticos por mais 3 meses...

    ResponderExcluir
  92. Eu espero que você entenda a minha limitação ao dar um parecer sobre um caso que eu não conhecia antes e não acompanho o estágio atual.
    A recomendação que eu daria pra ti, apenas como uma opinião à distância, é não remover dentes para tratar um problema de mordida. A maioria dos pacientes que eu conheço que optaram por isso foram submetidos a tratamentos de longo prazo e não ficaram plenamente satisfeitas no final.
    É difícil saber se é recidiva ou não, mas a recidiva não acontece de imediato.
    Atualmente você tem um problema de mordida, sua mandíbula está mais pra trás, as pessoas que tem esse problema tratam com cirurgia ortognática. Torna-se delicado indicar no seu caso pois você já foi operada uma vez.
    Se achar conveniente, busque uma segunda opinião em sua região.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  93. boa tarde passei por cirurgia ortognatica classe3 onde foi feito enxerto lado direito e com 110 dias de cirurgia levei cabecada no enxerto de uma amiga entao no dia seguinte fui no bucomaxilo e ele dreno e nao tinha nada e passou medicamento e voltei para casa e depois de 1semana surgiu 1 bolha voltei no consultorio ele dreno e tinha pus dai ele fez 1 cirurgia no consultorio para tira o pus ele disse que deu uma inflamacao na regiao das placas e passou medicamento ,o que o que pode ter acontecido sera que a cabecada quebrou algum osso+nao tenho dor vou ter que fazer outra cirurgia sobre anestesia geral



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito provável que uma cabeçada acidental tenha causado alguma fratura. Se for uma infecção nas minioplacas, como o seu cirurgião falou, não teve relação com a cabeçada. De qualquer forma, se a sua mordida estiver correta, agora é apenas tratar a infecção com drenagens e medicamentos. Boa sorte

      Excluir
    2. obrigado doutor fico bem+tranquilo com uma segunda opiniao desejo a vc e sua equipe e tambem a sua familia um feliz natal e um proximo ano novo e que Deus esteja sempre com voce protegendo

      Excluir
  94. boa noite doutor que maravilha este blog e por voce disponibilizar um tempo pra ajudar quem precisa... fiz minha cirurgia classe III regresso de mandibula há 14 dias mas to com muitas duvidas bom ainda não sinto meu queixo e meus labio inferior mas to sintindo uma ardencia que incomoda queria saber se tem algum remedio q melhore isto.. sabe a minha mordida ficou meio parece que classe II sera que vai dar pra terminar de arrumar na continuação do tratamento ortodontico?? os de cima ficam todos encontados nos de baixo só os da frente q dão pouca distancia mas é bem pouco... to preocupada será que fizeram alguma coisa de errada a cirurgia??? os dentes do fundo estão com contato e isto incomoda muito... tenho q voltar a trabalhar e queria saber se ja posso ficar falando se não tem problema?? ta bem dificil de ffalar por causa da lingua parece q ela se perde na boca..aguardo seu retono doutor muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,
      Eu acredito que esta ardência seja a sensibilidade (parestesia) que está retornando. É comum nesta fase ouvir o paciente falar ardência, fisgadas, queimação, coceira...
      Sobre a sua mordida somente os profissionais que te tratam podem responder, não sei o que eles planejaram. A pergunta que tem que ser feita é se a condição atual está de acordo com a planejada.
      Sobre falar eu não vejo limitação nenhuma, é até bom você ir retomando suas atividades. Boa sorte

      Excluir
  95. Vanessa

    Olá Dr! Gostaria de saber se universidades publicas, as quais realizam a cirurgia ortognatica gratuitamente pelo SUS, já usam a tecnica de benefício antecipado. Tenho indicação para a ortognatica mas, como alguns já mencionaram acima, esse periodo de piora na aparencia seria algo extremamente prejudicial psicologicamente falando. Existe alguma relação de profissionais que realizam essa tecnica cirurgica na cidade de Curitiba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe esse dado em relação ao SUS, não sei te dizer em quais universidades essa cirurgia consegue ser feita, nem mesmo a respeito do benefício anteciapado. Com relação à Curitiba, você pode procurar no site do Colégio Brasileiro de Ciruria Bucomaxilofacial www.bucomaxilo.org.br
      Boa sorte

      Excluir
  96. Boa Noite;

    Dr, meu nome é Yurg e gostaria de saber se o problema de Face Curta (Falta de exposição dos dentes superiores) tem tratamento? Quais procedimento devo me submeter? Período de recuperação? E quanto custa em média a cirurgia se necessário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yurg,
      O tratamento da face curta é bem comum de ser feito através da cirurgia ortognática, com o rebaixamento da maxila para aumentar a dimensão vertical da face e exposição dos dentes, tanto em repouso como no sorriso.
      Recomendo você procurar um Cirurgião Bucomaxilofacial para uma avaliação. Na consulta ele vai poder te explicar quais procedimentos estão indicados para o seu caso e também a questão de valores. Boa sorte

      Excluir
  97. Olá Doutor,

    Reoperei dia 09/01, pois a primeira cirurgia foi mal planejada e tive uma série de problemas. A pergunta que gostaria de fazer é se rir, altera o formato do nariz ou solta os pontos. Estou hoje com 6 dias de pós e estava indo tão bem até meu tio fazer uma piada e eu esquecer e cair na gargalhada :(, Depois fiquei sentindo repuxando. Fiz avanço de mandíbula, maxila e meu cirurgiáo tirou os cornetos, o nariz foi bem preso na base, mas agora estou com a impressão que alargou depois da gargalhada que dei :( Pode isso?

    Rydi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rydi,
      Eu não sei exato como foi feita a sua cirurgia, que tipo de plicatura foi feita no nariz, mas acho muito improvável que sorrir iria fazer soltar o ponto. Isso é inevitável, não teria como pedir para um paciente ficar 15 dias sem dar risada. Converse com o seu Cirurgião,

      Excluir
  98. Doutor,

    Em junho de 2013 fiz uma cirurgia da ATM (dois lados) e osteotomia, só que mesmo tendo feito o pós operatório que foi recomendado, ainda hoje após 7 meses não consigo mexer meu queixo. O queixo não avança e a mobilidade lateral é quase insignificante. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia da ATM é uma questão muito delicada e específica, não sei qual cirurgia foi feita e como foi executada. Mas entendo que uma cirurgia dessas, independente de um possível desejo estético, o foco principal sempre é a questão funcional.
      Nesse caso, já com 7 meses, eu sugiro você voltar com seu cirurgião ou buscar outras opiniões pois a movimentação mandibular normal será muito importante pra ti. Boa sorte

      Excluir
  99. Boa tarde Dr.
    Vou fazer minha cirurgia ortognática em março, mas gostaria de saber depois de quanto tempo posso voltar a fazer musculação? Posso fazer atividade leves em casa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas