Perguntas respondidas até 2017

Ainda não encontrou a resposta para sua dúvida???
Nesta sessão você encontrará centenas de perguntas respondidas, desde dúvidas simples até as mais peculiares.
Vale muito a pena a leitura.
Se mesmo assim estiver com alguma dúvida, basta nos enviar sua pergunta na sessão "Pergunte aqui".
Boa leitura!!!

Comentários

  1. Bom dia Dr.! Queria parabeniza-lo pela iniciativa de seu blog. Tenha a certeza que o senhor tem ajudado muitas pessoas!
    Tenho que realizar a cirurgia ortognatica para classe III, porem não gostaria de passar pelo tratamento ortodontico prévio que pioraria meu quadro de prognatismo! Procurei informaoes sobre a técnica de benefício antecipado, mas Já fui em vários profissionais em Belo Horizonte e nenhum deles trabalha com essa técnica, somente com o tratamento convencional! Gostaria de uma indicação de algum profissional de confiança que realiza essa cirurgia de benefício antecipado ( de preferencia m Belo Horizonte)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr.

    O meu nome é Rui, fui sujeito a uma operação ortognática há cerca de 3 semanas, devido a uma assimetria facial, o processo foi uma osteotomia sagital.

    Era para ser intervencionado dos dois lados do maxilar, mas só com o corte do lado direito o queixo ficou no sitio.

    Pergunto:

    Depois de usar aparelho durante 2 anos, fiquei, depois da operação, novamente com os dentes do maxilar desalinhados em relação aos de cima cima, é normal?

    o desinchado já baixou, mas, tenho ainda uma bocheicha muito gorda, que dizem que é liquido, que está a demorar a sair, que devo fazer?

    Ainda só consigo abrir a boca muito pouco, ainda não cabe alimentos, é normal?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder pela sequência das suas perguntas:

      - Após a cirurgia, a mordida tem que sair como o cirurgião planejou junto com o ortodontista. Isto é o que tem que acontecer. Se está desalinhado é porque foi planejado assim ou então não ficou certo. O melhor nesse caso é os teus profissionais responderem pra ti;

      - Com 3 semanas ainda é normal algum inchaço. O que deve fazer é ter paciência ou se quiser acelerar a regressão do edema pode fazer drenagem linfática;

      - Depende muito do tipo de cirurgia, tipo de fixação... em geral com 3 semanas já poderia estar abrindo mais. Pergunte ao seu cirurgião sobre fazer fisioterapia caseira ou mesmo com ajuda profissional.

      Boa sorte

      Excluir
  3. Dr. Obrigado pela resposta, mas diga-me só mais uma coisa, é normal só operar a um dos lados?

    Obrigado
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a forma mais comum, normalmente opera-se os dois lados... mas a indicação da cirurgia depende de cada caso, talvez o seu permitisse indicar apenas de um lado e assim tornar a cirurgia mais simples.

      Excluir
  4. Dr. desculpe mais uma vez, então acha que deve ser por ter só operado a um dos lados que os dentes não ficaram certos?

    O aparelho vai corrigir?

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho isso, eu disse apenas que não é comum operar um lado apenas. Como escrevi anteriormente estas respostas se o aparelho vai corrigir, se a mordida está correta somente um profissional examinando pode responder. De preferência quem já está te tratando por conhecer melhor o caso desde o início. Boa sorte

      Excluir
  5. Oi Dr. Seu blog realmente tem me encorajado a realizar a cirurgia. Fico um pouco insegura, mais sei que é a melhor solução para resolver meu caso.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Achei extramamente interessante e esclarecedor um blog como este que encoraja muitas pessoas a tomarem a decisao da cirurgia, parabéns.
    Dr.Estou numa situaçao dfícil, procurei dois ortodontistas destintos e cada um me disse uma coisa diferente, o primeiro falou que meu caso é cirurgico classe dois e me encaminhou para a cirurgia o segundo foi categórico em dizer que minha mordida profunda pode sim ser corrigida com o aparelho, porém, num tempo indeterminado. Quando passei pelo primeiro, ele me idicou um cirurgiao que também falou que devo fazer a cirurgia. Mas quando comparo meu caso com o de outras pessoas, esteticamente falando, nao acho que esta a cirurgia seja a unica alternativa, talvez a mais rapida. Também nao tenho problema nas articulacoes, apineia ou qualquer outra indicacao fisiologica. Seria apenas estética mesmo.
    Existe alguma outra documentacao importante além das radiografias que apontem para a real necessidade da cirurgia?

    Grata pela atençao,

    Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine,
      Antes de qualquer exame, o mais importante é a queixa, a opinião, do paciente. No teu caso você não tem queixa estética, nem articular, nem respiratória por isso não vejo razão para você operar.
      Se a indicação da cirurgia trouxer algum benefício como: tempo de tratamento, estabilidade ou até mesmo estética do sorriso, você pode considerar estes fatores para ajudar na tomada da decisão.
      Mas repito que a queixa do paciente é o principal indicador.
      Boa sorte

      Excluir
  7. Boa tarde DR.

    Fiz uma osteotomina sagital do lado direito no passado dia 20 de Junho, para tratar uma assimetria facial.

    No sitio da fratura fiquei com muito calo ósseo, que me faz um vinco na cara.

    Como se pode tirar este calo ósseo da cirurgia?

    Obrigado
    Paulo PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      Nestes casos de anatomia óssea alterada, sem deformidade da oclusão ou da posição dos maxilares, pode ser feito uma plastia óssea (desgaste) para remover o excesso ou também pode ser associado com algum preenchimento na área adjacente. A indicação varia conforme cada caso.

      Excluir
  8. Dr.Jonathan!

    Estou usando aparelho ortodôntico preparando para a cirurgia ortognática, mas tem uns 10 anos que coloquei silicone no queixo. Meu cirurgião me disse que terei que remove-lo 6 meses antes da operação, o que será muito complicado para mim esteticamente. Gostaria de saber porque é necessária essa remoção bem antes da cirurgia? O silicone não poderia ser removido na hora da operação? Qual a consequência de sua não retirada antes da cirurgia?

    Aguardo e agradeço,
    fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,
      - O comportamento das próteses de silicone em longo prazo não têm mostrado bons resultados. Mesmo eu não vendo o caso é bem provável que eu concordaria com a indicação;
      - O seu cirurgião deve estar indicando a remoção prévia para dar tempo dos tecidos moles cicatrizarem para a próxima cirurgia. O tempo de dois meses faz sentido, após este período ele consegue analisar o real estado dos teus tecidos, sem a prótese, para planejar a cirurgia que deve ser executada;
      - Eu não recomendaria a remoção no mesmo dia, optaria por algo mais previsível.
      No geral, concordo com as indicações do seu cirurgião.

      Excluir
  9. OBS: Continuando a pergunta anterior, queria esclarecer que o próprio cirurgião me disse que meu silicone é solto, por isso, apesar de muitos anos, o Sr acredita que pode ter havido algum tipo de reabsorção? Ou a própria pele pode ter ficado "esticada" e com isso precisa deste tempo todo antes para retira-lo? Ou isso não tem nada a ver e ele pode ser removido na hora da cirurgia ou em menos tempo, pois 6 meses antes já está me fazendo sofrer por antecedência. Nem é a cirurgia que está me incomodando, pelo contrário não vejo a hora de faze-la, mas sim esta retirada do silicone antes dela. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente após a remoção da prótese e cicatrização dos tecidos que o seu cirurgião terá condições de finalizar o planejamento para decidir qual a melhor cirurgia (movimentação mais correta), para corrigir o seu caso. Infelizmente é algo necessário.

      Excluir
  10. bom dia doutor meu nome é diego passei por cirurgia ortognática classe 3 onde foi feito também encherto na maça do rosto só do lado direito faz 106 dias que foi feito só que andei 7 KM a cavalo sabádo e ontem quando acordei com a maça do rosto um pouco inchado sera que pode ter prejudicado a cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com mais de 3 meses de cirurgia é muito pouco provável que tenha acontecido isso. É normal ter um aumento e circulação sanguínea nestas áreas de recente operação. Mesmo assim eu recomendo você procurar o seu cirurgião.

      Excluir
    2. muito obrigado doutor fico mais tranquilo hoje de manha ja acordei melhor fica com Deus

      Excluir
  11. Boa tarde Dr., fiz cirurgia para avanço da mandibula e mentoplastia ha 31 dias...na segunda semana apareceu no meu pescoço, do lado direito, bem ao lado do osso da mandibula, um caroço duro, perguntei ao meu cirurgiao o que pode ser e ele disse que é um osso que pode ter se movimentado no momento da cirurgia, e com o tempo ele se acomodará no lugar certo...mas já estou com 1 mes de operada e continua do mesmo jeito...o que pode ter acontecido para esse osso ficar aparente?sera que ele volta sem outra intervençao cirurgica? nao confiei muito no que o cirurgiao me disse! e tambem estou inchando e desinchando, um dia acordo quase sem inchaço e no outro bem inchada...isso é normal? por ultimo, queria saber se e normal um dente ficar sensivel, e dolorido, pode ter abalado a raiz?
    desde ja muito obrigada!

    ResponderExcluir
  12. ah Dr, so para complementar...esse "osso" que apareceu doi com frequencia, principalmente quando abro a boca, e é bastante visível, deve ter quase 1cm de expessura e 2cm de comprimento.

    ResponderExcluir
  13. Sua queixa é muito específica para eu conseguir responder. Ainda mais em uma situação que não é comum, nunca tinha ouvido um relato desses.
    O melhor mesmo é a opinião de alguém que possa te ver, preferencialmente o seu cirurgião que conhece o caso.
    Após um mês de cirurgia dificilmente isto seja edema, devido a consistência dura. Precisa-se saber agora se é o osso que está fora da posição, ou um fragmento solto (menos provável). Uma opção é você fazer uma tomografia que vai mostrar o conteúdo deste volume, se é inchaço, projeção de osso ou outra coisa.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Dr. Jonathas...estou com um mês de P.O., fiz mentoplastia e mandíbula..
    há alguns dias estou com um incômodo, pois quando encosto no meu queixo ou no meu lábio inferior do lado esquerdo - lado que estou com parestesia - sinto uma dor aguda no meu dente canino, como se fosse um pequeno choque, mas quando encosto diretamente no dente, nao sinto nada...meu cirurgiao disse que é normal porque " a dor irradia", mas estou com medo de ser algo mais serio, como uma infecção ou ate algum comprometimento na raiz do meu dente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela maneira como você descreve eu concordo com o seu cirurgião, que isto seja dor irradiada. Pouco provável que seja uma infecção. Para você descartar o risco de algum comprometimento na raiz do dente é só fazer uma radiografia, pod até ser um raio-x panorâmico. Converse com o seu cirurgião.

      Excluir
  15. Bom dia DR.,

    Usei aparelho durante muito tempo para fazer uma compensação ortodôntica que não foi muito satisfatória. Porém irei fazer a cirurgia, e ao fazer as radiografias para análise do ortodontista, ele me falou que tive uma perda de 50% da raiz dos meus dentes superiores frontais. Meu cirurgião disse que seria melhor realizar a cirurgia primeiro, depois fazer o tratamento ortodôntico. Ví algumas matérias na internet dizendo que esse beneficio (não muito usual) chama "cirurgia de beneficio antecipado". É seguro essa técnica?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maxwell,
      O benefício antecipado, ou surgery first, é uma excelente técnica, que será segura quando bem indicada.
      Se o seu cirurgião indicou a técnica precisa confirmar se o seu ortodontista concordou. Se ambos os profissionais indicaram é porque trata-se da melhor opção.
      A questão da reabsorção radicular pode ser levada em consideração na tomada da decisão. Já tive um caso semelhante onde o raciocínio foi exatamente o mesmo. Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Dr. Meu Ortodontista irá acompanhar todo o processo, pois fazem parte de uma mesma equipe.

      Mais uma vez obrigado!

      Excluir
  16. Boa Noite Dr. Jonathas... Estou usando aparelho ortodôntico e já estou pronta para fazer a cirurgia ortognática,só que eu também preciso fazer uma cirurgia no nariz, pois tenho desvio de septo e também vou fazer rinoplastia, gostaria de saber qual cirurgia eu devo fazer primeiro?? Eu devo primeiro fazer a ortognática ou a rinoplastia? Qual o tempo total de recuperação da cirurgia ortognática?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da cirurgia ortgnática que você vai fazer. Se você vai fazer uma cirurgia apenas na mandíbula (parte inferior) não influencia tanto, inclusive pode ser feito as duas cirurgias no mesmo dia, com a mesma anestesia geral.
      Caso sua cirurgia ortognática seja na maxila (superior), ou maxila e mandíbula, eu recomendaria com certeza fazer a cirurgia ortognática antes. A cirurgia de maxila sempre traz algum impacto no nariz, então seria bom esperar uns 6 meses para o seu cirurgião plástico avaliar como ficou o novo formato.
      Boa sorte

      Excluir
  17. Boa Noite Dr ...
    Já fiz uso de aparelho ortodôntico há anos atras, preciso realizar a cirurgia ortognatica, porém, não tenho raiz nos dentes da frente, é possível realizar essa cirurgia sem o uso anteriormente do aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri,
      A cirurgia pode ser feita sim. Mas a questão é o seu tratamento como um todo exige o uso de aparelho, para obter o melhor resultado e garantir a estabilidade disso ao longo do tempo. Somente os profissionais avaliando os seus exames para decidir a respeito disso.
      A Ortodontia evoluiu muito e a questão da reabsorção radicular é algo que pode ser controlado, mesmo usando aparelho. Boa sorte

      Excluir
  18. Bom dia
    Dr gostaria de saber se posso fazer a cirurgia ortognatica classe dois e a rinoplastia na mesma cirurgia?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Isso vai depender do seu Cirurgião Bucomaxilofacial e o seu Cirurgião Plástico concordarem com a indicação.
      Em várias situações isto é possível, principalmente quando o paciente precisa de uma cirurgia apenas na mandíbula.
      Mas a indicação vai depender dos seus cirurgiões.

      Excluir
  19. Boa Noite Dr.
    sou classe II e tenho assimetria facil muscular na regiao do queixo (meu queixo é torto, mais voltado para um lado, e tem um lado menor do que o outro)...
    gostaria de saber o que pode ser feito na cirurgia ortognatica para melhorar isso...meu cirurgiao disse que ira para "puxar" o musculo do queixo mais para o centro do rosto e fara uma sutura neste musculo para que ele fique no lugar....voce ja ouviu falar neste procedimento?funciona ou tem algum risco, como por exemplo de fica algo repuxando, como os labios (por ter puxado o musculo)???
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente os pacientes que apresentam alguma assimetria facial a causa está diretamente relacionada com alguma assimetria dos ossos da face. Se o rosto está torto é porque o esqueleto (maxila e mandíbula) estão tortos.
      Os tecidos moles da face (músculos, pele e gordura) acompanham o formato do esqueleto facial.
      Nestes casos a cirurgia ortognática está indicada e é bastante eficaz na correção das assimetrias esqueléticas e com isso corrigir a assimetria da face.
      É muito raro uma assimetria ser causada por diferença apenas nos tecidos moles, como na musculatura por exemplo. Hoje temos condições de facilmente fazer este diagnóstico com uma tomografia.
      Honestamente eu nunca ouvi falar de sutura para tracionar a musculatura do queixo. Boa sorte

      Excluir
  20. Ola Doutor, tudo bem??
    Fiz a ortognatica e estou com 9 meses de PO, fiz avanço de mandíbula e mentos...mas estou sentindo dores e estralos ao abrir a boca, de um lado apenas...para me alimentar sinto incomodo por conta dos estralos...isso é normal com todo esse tempo de pos???
    nao fiz acompanhamento com fono, se eu iniciar agora pode melhorar isso? ou pode ter tido algo errado na minha cirurgia??meu buco diz que esta tudo normal e que os condilos estao no lugar certo, mas entao por que eu estaria sentindo todo esse incomodo?estou extremamente chateada com essa situação..
    Muito obrigado Doutor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns estalos podem ser normais, tanto em paciente operados como em pacientes que nunca tiveram indicação de cirurgia. O que não está certo são dores, isto pode ser sinal de processo inflamatório, mas como eu disse "pode".
      Não creio que tenha algo de errado com a sua cirurgia. As vezes o tamanho do avanço, considerando mandíbula e mento, pode ter gerado muita tensão nos tecidos moles. Esta tensão pode estar gerando pressão nos côndilos. Leva um tempo para os tecidos se acomodarem nestes casos. A estabilidade da sua oclusão é muito importante nestes casos. Fisioterapia também ajuda.
      Então o ideal seria descobrir a razão destas dores, saber se estão aumentando ou diminuindo. Se for preciso seu cirurgião pode pedir uma ressonância ou tomografia.

      Excluir
  21. Olá Dr. sou de SP, gostaria de parabeniza-lo pelo blog! , minha dúvida é a seguinte, falta alguns meses para a cirurgia, sou parão III , maxila retraída (bastante) e mandíbula um pouco grande, nariz cumprido e caido, reparo em fotos que fico com olhos caídos também... não sei explicar direito ( talvez mento um pouco alto/grande, mas ele não comentou nada do mesmo ) e quando eu tiro foto de perfil por exemplo parece que meu rosto é bem comprido com um angulo do queiro muito para baixo.., o cirurgião falou que meu caso vai ficar muito bom, que tem bastante espaço para mexer, será que vai mudar bastante do perfil atual? obrigado e bom dia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      O seu cirurgião tem razão. Toda descrição que você fez das suas queixas são exatamente as mais contempladas em uma cirurgia de classe III com estas características.
      O avanço da maxila vai preencher a região lateral do nariz e vai diminuir o aspeto de olho caído. Além disso, o avanço da maxila vai melhorar a projeção do seu nariz.
      Quando encaixar os dentes na posição correta, a relação dos lábios e do mento também irão ficar em harmonia.
      Boa sorte

      Excluir
  22. Boa noite Doutor...sou classe III e tenho assimetria no queixo e lateral do rosto (meu rosto tem um lado com menos volume de tecido, principalmente na parte que recobre a mandibula)...farei a cirurgia no proximo mes e meu cirurgiao disse que a assimetria do queixo ele melhorá com a mentoplastia e quanto a assimetria na lateral do rosto, do lado que tem menos volume, ele colocará silicone...
    Gostaria de saber se o silicone seria o mais indicado, pois nunca ouvi falar nesse procedimento? Ou seria melhor fazer a cirurgia e depois fazer preenchimento facial com acido hialuronico?
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Tanto o silicone como o ácido hialurônico são opções que eu não indicaria. Como Cirurgião Bucomaxilofacial a gente tem pouca rotina com esse tipo de material, por isso eu acabo não indicando. É diferente de uma prótese de silicone de mama, que os cirurgiões plásticos tem muita rotina com isso.
      No planejamento da cirurgia ortognática, com uma tomografia computadorizada, muitas vezes conseguimos a correção total da assimetria apenas com a rotação e giro dos maxilares (mandíbula e maxila). Nesse caso é muito melhor ter a correção com o seu próprio osso, sem o uso dessas substâncias que não se sabe ao certo o comportamento.
      Eu pensaria em fazer apenas a ortognática. Depois avalia o resultado, se for necessário pensa em algum material de preenchimento.
      Boa sorte

      Excluir
  23. Posso por meu aparelho um dia antes do dia planejado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto depende da indicação do seu cirurgião e do seu ortodontista. Se eles concordarem pode.

      Excluir
  24. Ola Dr. tudo bem! fiz minha cirurgia ortognatica classe III a sete meses e sinto minhas bochechas ainda inchadas, existe um tempo certo para desinchar ou vou ficar assim parecendo o Kiko do Chaves....rsss! existe algo para desinchar?
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sete meses já é tempo suficiente para desinchar, talvez ainda não esteja no resultado final, mas não é comum o paciente notar edema ainda nesse período. O que pode ser feito é drenagem linfática, pois é comum áreas recém operadas ter mais retenção de líquidos.
      Mas eu recomendo que você converse com o seu cirurgião pra saber a opinião dele, se realmente é inchaço.

      Excluir
  25. Dr faz 8 meses que fiz a cirurgia e em uma parte do labio estou com parestesia é nomal isso ? 8 meses de PO e ainda com parestesia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que você esteja falando do lábio inferior e que você deve ter feito uma osteotomia sagital na mandíbula. A parestesia acontece em cerca de 70% dos pacientes, mas felizmente na maioria dos casos ela é temporária, a sensibilidade retorno com algumas semanas ou meses. Entretanto, alguns poucos casos, cerca de 5% pode ficar algum dano permanente.
      O melhor seria você conversar com o seu cirurgião, mas com oito meses de cirurgia tem muita chance de não voltar. Boa sorte

      Excluir
    2. sim , é no no canto do lábio inferior , na verdade eu sinto , mais é estranho, eu passo a unha e sinto uma cocega , vc acha que isso é permanente dr :/ ? tem alguma chance de voltar ao normal quando completar 1 ano de cirurgia ?

      Excluir
  26. Dr Passei por cirurgia ortognática classe 3 faz 1 ano só que fiquei com o lado direito do rosto+inchado e sinto um peso nesta região é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal, se fosse o seu cirurgião teria te alertado sobre isso. As pessoas justamente operam para deixar normal, para deixar simétrico.
      Converse com o seu cirurgião para saber o que está acontecendo. Uma tomografia pode mostrar o resultado da cirurgia e a comparação de um lado com outro. Boa sorte

      Excluir
  27. Dr quanto tempo de cirurgia para fica bom mesmo , o bom que eu digo é sem inchaço e uma dúvida depois de 7 meses muda formato do rosto ou algo mais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo falar para os meus pacientes que a partir da segunda semana eles já começam a gostar do resultado, e alguns até antes do que isso. Mas tudo depende muito do tipo de cirurgia realizada, da recuperação de cada paciente e etc.
      Com trinta dias, boa parte do edema já sumiu. Com três meses mais ainda. Mas o resultado final eu costumo dizer que é após 6 meses, quando além da regressão do edema, a musculatura já está normal ao sorrir e ao falar.

      Excluir
  28. Olá Dr gostaria de saber se quando fazemos a cirurgia ortognática ficamos entubados??? E se precisamos usar sonda vesical quando fazemos a cirurgia???
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... a cirurgia é feita sob anestesia geral, portanto há necessidade de entubação. A necessidade de sonda vesical depende muito da preferência de cada cirurgião a anestesista. Nos meus pacientes é colocado sonda somente quando espera-se uma cirurgia maior que 5 horas de duração (raro).

      Excluir
  29. Olá Doutor, boa tarde!!!
    Uso aparelho a mais de 4 anos e agora, por fim, estou removendo. tenho 32 anos. Tinha a mordida cruzada, os dentes superiores mordiam pra dentro, e o orto me disse que não precisaria de cirurgia, pois, dava para consertar com aparelho.. Realmente, agora depois que tirei, eu gostei do sorriso, ficou bem legal, porém nao estou satisfeita com meu perfil, que eu pensei que fosse melhorar mas mudou pouquissima coisa: ele extraiu o 1° molar do lado esquerdo e puxou os dentes inferiores para tras, só que a minha queixa sempre foi na parte superior, que eu acho ''murcha'', e nunca reclamei do queixo, pois o meu queixo era normal, eu acho e nao mudou quase nada, e mesmo depois do sorriso estar bem melhor, a boca superior continua com aspecto murcho. eu posso reverter esse quadro? é necessaria mesmo uma cirurgia? pois li em outros blogs que pode se colocar uma protese, ou enxerto para melhorar. O que o sr me diz? Muito obrigada, e o seu blog é extraordinario!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      A sua queixa atual é comum e muito parecida com outros pacientes onde foi realizada a camuflagem ortodôntica, ou seja, quando a indicação de cirurgia é contornada apenas com o uso do aparelho.
      Na minha opinião tanto as próteses quanto os preenchimentos oferecem um aspecto muito artificial, é fácil reconhecer uma pessoa que fez. Além disso, só muda a projeção do tecido mole, não muda o aspecto do sorriso, pois não traz os dentes pra frente.
      Mas esta é opinião de um profissional que não indica preenchimentos, só a cirurgia ortognática, talvez outros profissionais tenham opiniões diferentes.
      Se você continua com esta queixa e isto te incomoda, eu recomendaria a cirurgia ortognática. Procure um ou mais cirurgiões pra ouvir a opinião deles. Se você é jovem, tem boa saúde e isto te incomoda eu não vejo razão pra não fazer. Boa sorte

      Excluir
    2. Muito obrigada, Dr. seu blog foi de muita utilidade pra mim! Cheguei a ligar na sua clinica para marcar uma consulta, porém, me dei conta de que moro muito longe e seria uma despesa imensa chegar até vc. Mas já marquei consulta com uma cirurgiã daqui de perto de minha cidade, e vamos ver né o que ela me diz. Muito obrigada mais uma vez.. Um abraço e feliz natal, prospero ano novo.

      Excluir
  30. Olá Doutor fiz a cirurgia ortognática vai fazer 3 meses, quando passo o dedo em baixo do meu olho direito sinto como se fosse uma bolinha, será que é o parafuso ou a placa que estou sentindo??? Antes da cirurgia não sentia isso é normal???
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente seja o último parafuso colocado na miniplaca. Não é raro o paciente relatar isso ao passar o dedo na região, mas isso nunca dói e não há necessidade de preocupação.

      Excluir
  31. Bom dia Dr. gostaria de saber se é possível no ato da cirurgia ortognática o cirurgião maxilofacial realizar o corte do músculo depressor nasal (pois já está aberta a parte superior) ou se com o avanço da maxila, e retração da mandíbula irá corrigir esse problema? obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,
      Toda vez que é feita a cirurgia ortognática na maxila é necessário a incisão do músculo depressor nasal. Em alguns pacientes a ação deste músculo prejudica a estética durante o sorriso. Isto acaba sendo um benefício secundário, especialmente nestes casos o efeito da cirurgia ortognática é bem interessante.

      Excluir
  32. Doutor boa noite fiz a cirurgia ortoguinatica, faz 5 meses e noto, que me nariz esparramou no meu rosto ( semelhantes a casos afro descedente), no meu caso lamento a cirurgia feita, pois não obtive a oclusão, e deformou a harmonia do meu rosto, ah algo que possa fazer, por gentileza verifique meu caso amddistpecas@Hotmail.com e será que consigo pelo menos voltar a posição do meu nariz sem algo tão invasivo? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius,
      Com certeza existem muitos recursos hoje para conseguir melhorar o seu resultado, especialmente com relação à oclusão, este é o objetivo principal de uma cirurgia ortognática.
      Infelizmente não realizo avaliação por internet. Eu recomendo que você busque pessoalmente a opinião de um profissional. Inclusive sugiro conversar com o seu Cirurgião que te operou pra saber a opinião dele. Se não ficar satisfeito, busque uma segunda ou terceira opinião.
      Boa sorte

      Excluir
  33. Boa noite.

    Fiz o implante de queixo ha 8 anos e hoje me arrependo muito e gostaria de fazer a ortognatica. Sera que ainda ha possibilidade?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... quando você for consultar um Cirurgião Bucomaxilofacial ele irá pedir novos exames, especialmente uma tomografia computadorizada, e dirá quais são as opções para o seu caso.

      Excluir
  34. Bom dia, doutor!
    Gostaria de saber se é possível, durante a cirurgia ortognática, corrigir problemas de uma cirurgia plástica prévia? Por exemplo: é possível reverter cortes feitos no músculo elevador do lábio superior? Ou, pelo menos, fazer um lifting labial para diminuir a distância entre a base do nariz e o làbio superior? Gostaria ainda de saber se a cirurgia ortognática é capaz de corrigir um queixo que ficou torto por causa de uma mentoplastia feita por cirurgião plástico e se é possível corrigir sorriso gengival (tudo em mesmo procedimento)? Sou muito grata desde já.
    Att, Pamela Coelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela,
      É difícil responder com precisão a todas as suas queixas sem conhecer o seu caso ou ter acesso aos seus exames. Com certeza a cirurgia ortognática pode corrigir o sorriso gengival, isto é comumente realizado.
      A posição do queixo torto também é reversível. Hoje é possível planejar a mentoplastia no computador com guias 3D que tornam a reposição perfeita.
      As demais queixas do lábio, músculos e nariz somente consultando com um profissional para ele te responder. Boa sorte

      Excluir
    2. Olá doutor!
      Muito obrigada pelas informações!
      Gostaria de aproveitar e lhe perguntar se o sr. indicaria um excelente profissional aqui do RJ. Muito obrigada desde já!

      Excluir
    3. Dr., gostaria de saber também se a minha idade é perigosa para se realizar uma cirurgia desse porte. Tenho 42 anos (meu aniversário é em janeiro).
      Muito obrigada mais uma vez.

      Excluir
  35. Olá Doutor, Gostaria de saber se todos que fazem a cirurgia precisam colocar parafusos no queixo ou só em alguns casos??? Na minha cirurgia não colocaram, e achei que meu queixo continua grande,queria meu rosto no formato mais redondo, assim que sai da cirurgia achei que meu buco tinha mexido no queixo pois meu rosto tava bem redondo, mais depois que fiz a radiografia e o rosto desinchou vi que não ele não colocou placa e nem mexeu nessa região!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia ortognática na mandíbula pode ser feita sem colocação de parafusos, são aqueles casos onde o paciente fica com a boca amarrada por 3 semanas.
      No queixo, onde é realizada a mentoplastia, normalmente é realizado a movimentação da ponta do queixo e depois fixado com parafusos. Mas alguns casos (bem raro) é feito apenas um desgaste.
      De qualquer forma, o melhor é o seu cirurgião responder pra você. Boa sorte

      Excluir
  36. Boa Noite Doutor fiz a cirurgia ortognática e não consigo dormir de barriga para cima.Em quanto tempo posso voltar a dormir de lado? Tem algum problema dormir de lado, força a região que foi operada( tenho placa em cima e em baixo) ? A mais uma pergunta tem algum risco da região que foi operada voltar a ser o que era?

    Obrigado Doutor, Aguardo Resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto depende de quanto tempo faz a sua cirurgia. Normalmente após 15 dias já pode dormir de lado. Mas eu recomendo você checar isto com o seu Cirurgião, pois depende muito de como a cirurgia foi realizada.
      Hoje em dia, com o uso das miniplacas e parafusos praticamente não tem mais risco de recidiva (voltar como era antes).

      Excluir
  37. Bom dia Doutor, parabéns pela sua educação e ajuda, é difícil ver um profissional como vc, hoje em dia, que dispõe do seu tempo para ajudar as pessoas com as suas dúvidas.
    Bom, eu fiz a ortognática e estou com problemas psicológicos, pois eu me arrependi amargamente, pois o meu bucomaxilo, errou no procedimento e eu estou completamente deformada.
    Ele ultra-mega-max avançou a minha maxila e acho que encurtou ela demais, na altura e fiquei com a face extremamente curta e torta, e a mandíbula ele exagerou , fez recuo horário na vertical de forma que sobrou pele e músculo demais. A minha pergunta é: É possível reverter o processo da ortognática e deixar a face como era? Eu era bonita e não seu pq eu fui mexer no meu rosto, to arrependida e estou em depressão. Pq favor, estou perdida...ele pouco se importou comigo...Já tentei suicídio por conta disso...É possível deixar a face como era? E tbm gostaria de saber, ele costurou demais os meus lábios por dentro, fazendo pregas, é possível desprender (soltar) novamente uma sutura mal feita? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as queixas que você apresenta hoje se assemelham às queixas que eu escuto de pacientes que querem fazer a cirurgia para melhorar o formato do rosto. Da mesma forma, você também pode fazer a cirurgia para reparar o que não está do seu agrado.
      Obviamente que talvez tenham limitações em função da primeira cirurgia, mas com certeza pode ser melhorado muito.
      O primeiro passo é você escolher um Cirurgião de confiança. Com certeza ele vai iniciar o seu planejamento pedindo uma nova tomografia e fazendo fotos novas. Com isso é possível estabelecer o plano de tratamento, baseado nas suas queixas, e definir a sequência.
      Boa sorte

      Excluir
  38. Boa Noite Doutor acabei de completar 6 meses e percebi que as placas que tenho na mandíbula as vezes doem isso é normal acontecer ????Será que será necessário tira-lás????
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O normal é as placas não doerem, apenas alguns pacientes ao pressionar o local da cirurgia sentem o volume das placas, mas é raro quem reclame de dor.
      Se você tem dor, o melhor é consultar com o seu Cirurgião, bem provável que ele peça alguns exames para ver a situação das placas.
      Nos raros casos onde se removem as placas, trata-se de uma cirurgia simples que na maioria das vezes é feita com anestesia local em consultório mesmo.

      Excluir
  39. Boa tarde Doutor. Tendo em vista a péssima qualidade de sono, não reparador, com dores de cabeça matinais, tonturas, mal-estar e sono diurno excessivo, além da falta de memória e desânimo, procurei especialistas do sono e fiz vários exames que constataram o meu acentuado retrognatismo tanto maxilar como mandibular e, pela encefalometria, uma drástica redução no espaço aéreo da faringe (em média, apenas disponível um 1/3 do espaço normal da faringe). Disseram-me que com o avançar da minha idade, conto hoje com 56 anos, e 78 kg, o meu quadro estaria piorando, com colapsos na respiração durante o sono, causando inúmeras pausas respiratórias pela apnéia obstrutiva do sono. Fiz 3 polissonografias que indicaram apnéia grave, registrando uma delas uma média de 105 microacordares por hora, sendo 63 apnéias e 42 hipopnéias por hora, saturação de oxigênio entre 92% e 98% com uma média de 96,71% +/- 0,79. Estou tentando me adaptar ao CPAP faz uns 3 anos e não consegui até hoje ver nenhum benefício pois continuo extremamente sonolento ao dia e me sentindo mal do mesmo jeito. Aliás, acho que fico mais ansioso ainda à noite ... os aparelhos intraorais também não tem surtido efeito... disseram-me que talvez a única solução seja a cirurgia ortognática pra avanço bimandibular... apesar de temível, estou disposto a fazê-la, até por sobrevivência... não quero e até acho que não consigo esperar 1 ano no tratamento ortodôntico prévio à cirurgia,.. gostaria de saber se poderia ser utilizado comigo a técnica do benefício antecipado pra fazer de imediato a cirurgia, se existe perigo de os dentes não se encaixarem após essa técnica cirúrgica, e se o senhor tem algum profissional de seu conhecimento apto a realizar essa cirurgia aqui em Belo Horizonte... por favor me esclareça esses fatos pois preciso toma uma decisão rápida sob pena de maiores prejuízos a minha saúde... estou com hipertensão e fortes crises de ansiedade, principalmente. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a técnica do benefício antecipado pode ser usada no seu caso. Aliás, esta é uma das indicações para esta técnica.
      Na minha opinião, o seu problema respiratório é maior que o seu problema de mordida. Portanto, pensando na sua saúde, eu acredito que o benefício antecipado seja sim a melhor opção.
      Nos casos de retrognatismo, a cirurgia ortognática, quando bem realizada, é muito eficaz na melhora da Apneia. Infelizmente pelo blog eu não indico profissionais. Boa sorte

      Excluir
  40. Oi Doutor, queria te fazer uma pergunta... Fiz a cirurgia faz 6 meses durmo de lado com a mão apoiada no rosto, minha ortodontista disse que não pode pq força o rosto e modifica os dentes isso é verdade? Minha mordida esta querendo cruzar, como cirurgião o que vc acha??? Posso apoiar a mão ou vc acha que não devo pois pode piorar???
    Obrigado Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após 6 meses, na minha opinião não teria mais influência. Mas o ideal é o seu cirurgião confirmar isso, depende muito de que tipo de cirurgia foi feita.

      Excluir
  41. Dr realizei a cirurgia há 56 dias , ele intruiu 4mn e preencheu do lado do nariz 5 mn
    minha queixa era que quando sorria havia exposição total dos meus dentes , mas eu queria amenizar a situação, hoje estou com problemas pois não estou gostando...
    o que eu faço????????????? quero minha vida social de volta!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 56 dias talvez ainda seja cedo pra avaliar o resultado, especialmente dos tecidos moles. O resultado final é a partir do 6º mês.
      Se você está insatisfeito, a primeira opção é sempre conversar com o seu Cirurgião, pois ele tem conhecimento sobre o caso e a cirurgia realizada.
      Com certeza existem opções para melhorar sua insatisfação, nem que seja o caso de fazer re-operação.
      Boa sorte

      Excluir
  42. Bom dia, Dr Jonathan

    Hoje tenho 20 dias de operada. Fiz os seguintes procedimentos :

    1) Correção de maxilar superior , pois tinha sorriso gengival e um lado mais para baixo que o outro.
    2) Projeção de 10cm da mandíbula inferior para frente
    3) Mentoplastia
    4) Correção de posição do disco / articulação, inclusive o lado direito estava fora de posição e perfurado.
    5) Desvio de septo

    Minhas dúvidas são :
    1) De perfil meu nariz ficou ótimo, empinou um pouco. Porém de frente, fiquei com o nariz largo.
    Acredito que ainda esteja inchado, porém gostaria de saber se ele pode permanecer assim? :(
    2) Além da parestesia , principalmente de lábio inferior e céu da boca, devido a cirurgia de atm tive paralisia facial (testa) do lado onde tive problemas
    no disco. Quais as chances de voltar ao normal?
    E o que você recomendaria para ajudar?
    3) Por ter avançado muito, há muitas chances de recidiva? Ocorre com muita frequência?
    Há algo a ser feito para prevenir essa possibilidade?

    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder suas dúvidas na sequência:
      1- A cirurgia de impacção da maxila tem uma tendência de causar o alargamento da base nasal.. mesmo que existam técnicas para conter isso.
      Com certeza a regressão do inchaço irá contribuir para isso, mas acredito que não muito.
      2- A paralisia facial é uma complicação mais delicada. Por isso muitos cirurgiões evitam ao máximo essa cirurgia. As chances são boas de voltar sim com o tempo, mas depende muito do tipo de trauma que gerou esta paralisia.
      Eu recomendaria você procurar uma fisioterapeuta/fonoaudiologa especialista em motricidade oral para que ela te oriente com exercícios.
      3- As chances de recidiva sempre existem. Isto já foi mais preocupante no passado, quando não tínhamos as placas e parafusos, ou quando operamos pacientes em idade de crescimento.
      O fato do seu avanço ter sido grande contribui sim. A estabilidade oclusão (encaixe da mordida) ajuda bastante a prevenir, assim como estar bem compensada do ponto de vista hormonal e nutricional, para que nenhum distúrbio induza problemas articulares.
      Isto tudo é bom você confirmar com o seu cirurgião.
      Boa sorte

      Excluir
  43. BOA TARDE DR !
    TENHO UMA ASSIMETRIA FACIAL , MEU LADO DIREITO DO ROSTO É MAIS VOLUMOSO QUE O LADO ESQUERO , MEU SORRISO É UM POUCO TORTO , ISSO ME INCOMODA A ANOS .
    COMO FAÇO PARA DESCOBRIR QUAL A CAUSA DESSA ASSIMETRIA ?
    COM TOMOGRAFIA ?
    QUAL PROFISSIONAL DEVE PROCURAR ?
    QUERIA TANTO UMA SOLUÇÃO PARA O MEU ROSTO É TAO TRISTE SER ASSIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe solução sim para a assimetria facial. Hoje em dia temos condições de conseguir excelentes resultados nesse sentido.
      O primeiro passo é você ir consultar um Cirurgião Bucomaxilofacial. Ele irá solicitar uma tomografia do seu rosto para definir a origem da sua assimetria (diagnóstico), para que depois sejam estudadas as opções de tratamento.
      Sempre recomendo que procure um profissional que seja Membro do Colégio Brasileiro de CTBMF (www.bucomaxilo.org.br)
      Boa sorte

      Excluir
  44. Bom tarde, Dr Jonathas

    Fiz minha cirurgia há 11 dias. Meu problema era classe III e fiz avanço de maxila, mexeu na mandíbula e mento também pra um melhor resultado.

    Logo quando saí da cirurgia percebi um inchaço muito maior no lado esquerdo da face, e ficando todo rosto meio "torto", vendo a discrepância principalmente no nariz. Agora já desinchou bastante e já diminuiu a assimetria facial, porém ainda tem. Como não desinchou totalmente é provável que irá ter um resultado satisfatório? Há riscos de ficar torto? É comum acontecer isso?

    Também estou identificando uma dormência maior no lado esquerdo, tanto nos lábios, nariz, pálpebras, queixo. E quando toco sinto uma sensação de calafrios na região. É normal isso?

    Entre as sombrancelhas tem um pequeno inchaço e ematoma, aparentemente um furo, isso é da cirurgia? Eu sei que foi feito fratura Lefort 1.

    Sobre a questão de dormir de lado, meu cirurgião falou que já posso, porém tenho medo de voltar. Na minha cirurgia foi usado placas e parafusos, você acha que com 11 dias já posso dormir de lado sem problemas? Qual a melhor posição e quantos dias?

    Sobre a alimentação e limpeza, tem alguma coisa que pode me indicar pra acelerar a cicatrização interna? Ex.: bocejos com água e sal, soro fisiológico.

    Trabalho com a voz e senti uma leve diferença na voz, quanto tempo é comum voltar normal? Há riscos de não voltar? Tanto a abertura da boca, quanto a própria ressonância.

    Em quanto tempo é indicado o tratamento com fonoaudiólogo e fisioterapeuta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Com certeza é cedo para avaliar seu resultado dos tecidos moles, e acontecem casos onde um lado incha mais que o outro. Isto você pode discutir com o seu cirurgião. Se houver dúvidas a respeito de que se o osso ficou assimétrico, eu sugiro pedir uma tomografia para confirmar isso.

      Sobre a dormência também acontece de um lado ficar mais que outro. Mas isto na maioria dos casos volta 100%, nem que leve algum tempo, mas costuma voltar.

      Este seu relato entre as sobrancelhas deve ser de um pino usado na cirurgia que serve como referência para as alterações verticais. Confirme com o seu Cirurgião.

      Não vejo problemas em dormir de lado. Sua voz deve voltar ao normal e por ter corrigido sua arcada, a tendência é você ter uma melhora para fonação e dicção. Caso queira, pode buscar fisio/fono a partir da segunda semana de cirurgia.

      Boa sorte.

      Excluir
  45. Boa Noite! Queria tirar uma duvida sobre os materias usados para realizar a cirurgia ortognatica.Qual a Diferença de Serra Sagital e Serra Basilar lado esquerdo e lado direito? O convenio esta liberando materias genericos a algum risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma resposta mais apropriada para o seu Cirurgião te dar, pois depende muito de cada caso. A serra sagital seria para fazer o corte superior da mandíbula e a basilar seria para a parte inferior.

      Excluir
  46. Doutor, depois de quanto tempo se pode voltar as atividades físicas? No meu caso seria malhar e jogar futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo para os meus pacientes retomar, aos poucos, as atividades físicas a partir do 7º dia. Atividades de contato, como boce e futebol, dependendo do tipo de cirurgia eu sugiro aguardar até 4 meses.

      Excluir
  47. Boa noite Dr. Jonathas! Tenho 24 anos, sofro com o sorriso gengival e tenho dificuldade em manter os lábios fechados em repouso, (eles ficam entre abertos) consigo até fechar, mas tenho que forçar um pouco. Usei aparelho ortodôntico na adoslecencia por 5 anos e minha dentição melhorou muito, hoje não tenho mais a mordida aberta, porém continuo com esses problemas e isso me incomoda muito( esteticamente).... Marquei uma avaliação com um bucomaxilo, fiz certo? Quem devo procurar para resolver minha situação? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Você fez certo em marcar uma consulta com um Cirurgião Bucomaxilofacial. No exame ele terá condições de fazer o diagnóstico do seu problema.
      A maioria dos pacientes com sorriso gengival, a causa (problema) está no excesso vertical da maxila. Para estes casos, uma cirurgia ortognática de impacção da maxila resolve o problema, permitindo que o paciente tenha um equilíbrio na posição entre os lábios, dentes e gengiva. Boa sorte

      Excluir
    2. Muito obrigado Dr. Jonathas pela resposta.. Seu blog é show! Parabéns pelo trabalho!

      Excluir
  48. Olá doutor fiz minha cirurgia a 11 meses e não estou conseguindo fazer lateralidade e protrusão será que é normal??? Tem algum problema não conseguir fazer??? Fiz mandíbula e maxila e sinto que meu sorriso gengival está voltando e a mordida voltou a cruzar...
    Obrigado e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação à lateralidade e protrusão, eu acredito que se você investir em fazer fisioterapia consegue melhorar. São raros os casos que eu vejo isso acontecer, e quando tem mesmo com poucas sessões de fisio a resposta é muito boa.
      Sobre o sorriso gengival creio que seja porque o seu lábio está voltando a se mexer normalmente. No início do pós-operatório fica um pouco "travado" e conforme vai evoluindo o lábio se solta e mostra mais os dentes e gengiva no sorriso. Isto é algo que sempre consideramos no planejamento. O ideal seria você discutir isso com o seu Cirurgião, da mesma forma com relação à mordida cruzada.
      Boa sorte

      Excluir
  49. Dr.Jhonattan,fiz a preparação com aparelhos ortodônticos e estou pronta para a cirugia.Gostaria de saber com o senhor o preço total da cirugia,tenho plano Unimed ,ela cobre inteiramente a cirugia ortognatica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiane,
      Todo plano de saúde é obrigado a cobrir a cirurgia. Então todos os gastos hospitalares (internação, medicamentos e materiais) serão custeados pelo plano.
      Muitos pacientes acabam pagando pela Equipe Profissional porque a maioria dos Cirurgiões não aceita fazer o procedimento pela tabela dos Convênios. Isto depende muito de cada plano e do Cirurgião que você escolher. Eu não opero por nenhum convênio. Por uma questão ética, não é permitido discutir valores por internet.
      Boa sorte

      Excluir
  50. Olá doutor,

    Fui diagnosticada com retrognatismo mandibular classe I, se eu não me engano, é quando há um problema estético-facial, mas a posição dos dentes estão devidamente alinhadas.
    Fiz um tratamento ortodôntico durante 4 anos, porquanto, ainda possuo um grande estreitamento na região do "céu da boca" que me trazem dificuldades na pronuncia de certas palavras. Meu antigo dentista não havia me alertado sobre essa cirurgia no início do tratamento, pra mim, era algo desconhecido.
    Fiquei sabendo dessa possibilidade cirúrgica através de um clínico geral, quando reclamei de crises recentes de enxaqueca e problemas pra dormir, o mesmo me encaminhou a um ortodontista pra que eu pudesse entender melhor o meu caso. Minha nova ortodontista disse que eu preciso fazer essa cirurgia, mas que seria complicado, uma vez que extrai os elementos 14, 24, 75 e 85 e também já havia feito um tratamento compensatório sem possibilidade de descompensar. A questão estética é algo que me incomoda bastante, mas eu realmente não sei o que fazer nesse caso, poderia me informar se é possível começar um novo tratamento e realizar a cirurgia em minhas condições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle,
      Com certeza é possível fazer o tratamento.
      Há pouco tempo atrás existiam poucos centros que faziam a cirurgia e sabia-se pouco a respeito, por isso era muito comum os Ortodontistas acharem que a compensação era a melhor forma de tratamento.
      Com isso hoje é muito comum pacientes que fizeram o tratamento compensatório estarem insatisfeitos, especialmente com a estética facial. Como a demanda aumentou, os Ortodontistas que tem vivência com casos cirúrgicos sabem muito bem como preparar o paciente para a cirurgia, já é rotina para alguns.
      Então respondendo sua pergunta se é possível, sim claro que é. Se você deve ou não fazer depende muito do tamanho da sua insatisfação. Se você acha que a cirurgia pode te tornar uma pessoa mais feliz, porque não fazer?
      Boa sorte

      Excluir
  51. Doutor, fiz cirurgia há 10 dias e apesar de ter gostado do resultado (mesmo inchado), estou preocupada com uma coisa. Operei a mandíbula, coloquei enxerto na maxila e foi feita uma sutura especial no lábio superior para projetar mais. Sei que o inchaço é normal e que leva um tempo para sumir, mas nessa projeção do lábio superior, acredito que não seja usado nada, como um enxerto por exemplo, então, no meu pensamento, não é uma área que fique tão inchada, visto que só é projetada para frente. A aparência ficou de uma pessoa que chupou dedo, mas só tem alguns dias que fiz a cirurgia. Essa região que foi realizada o procedimento incha da mesma forma que as outras? Posso ficar tranquila que vai regredir ainda? O lábio superior ta muito pra frente e a região que fica entre o lábio superior e o nariz, também. Se for inchaço, ok, mas meu medo é que esse procedimento não "gere" edema e que o resultado final dessa área seja esse mesmo. Aguardo retorno. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin,
      Muito difícil opinar pois não sabemos ao certo o que foi feito. Mas mesmo que não tenha tido cirurgia no osso, apenas no lábio, trata-se de uma região com muita musculatura e vascularização e mesmo pequenos procedimentos incham mesmo.
      Mas repito que isso depende muito do que foi feito. O melhor é discutir isso com o seu Cirurgião.
      Boa sorte

      Excluir
    2. olá, Yasmin, vc falou sobre um enxerto na maxila. vc poderia me explicar melhor o que foi feito? Pois talvez eu tambem precise dessa mesma modalidade de cirurgia que vc fez. Por favor, se puder me ajudar, me mande um email: queila-jahel@hotmail.com desde já, muito obrigada.

      Excluir
  52. Boa tarde Dr.
    Gostaria, se possivel, que o Senhor me indicasse algum profissional ortodentista que trabalhasse com a modalidade de cirurgia ortognatica de beneficio antecipado em Minas Gerais.

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode consultar a lista de profissionais na sua região no site do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial (www.bucomaxilo.org.br)

      Excluir
    2. olá, Yasmin, vc falou sobre um enxerto na maxila. vc poderia me explicar melhor o que foi feito? Pois talvez eu tambem precise dessa mesma modalidade de cirurgia que vc fez. Por favor, se puder me ajudar, me mande um email: queila-jahel@hotmail.com desde já, muito obrigada.

      Excluir
    3. olá, Yasmin, vc falou sobre um enxerto na maxila. vc poderia me explicar melhor o que foi feito? Pois talvez eu tambem precise dessa mesma modalidade de cirurgia que vc fez. Por favor, se puder me ajudar, me mande um email: queila-jahel@hotmail.com desde já, muito obrigada.

      Excluir
  53. Olá :) tenho 23 anos e tenho prognatismo classe 3 bem visível, uso aparelho já vai para aí uns 2anos, mas tenho falta de dentes , o que complica o meu caso . Mas o que gostaria mesmo de saber é que com a operação se vai notar grande diferença a nível estética, quanto tempo é a operação e a recuperação ? :)
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  54. A cirurgia gera grande repercussão estética quando o paciente deseja isso. Nos pacientes com grande deformidade ou que querem muito mudar o rosto o planejamento é feito de maneira para ter grande mudança estética.
    O tempo de cirurgia geralmente fica entre 2-5 horas, dependendo do tipo de cirurgia, preferências do cirurgião etc.
    A recuperação são 7 dias para retomar as atividades físicas e até 2 semanas para as atividades sociais (por causa do inchaço).
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  55. OLA, FIZ CIRURGIA ORTOGNATICA E FIQUEI COM O ROSTO MUITO FEIO. MEU ROSTO FICOU GORDO, O NARIZ ALARGADO DEMAIS, E QUASE SEM QUEIXO. OUTRA CIRURGIA ORTOGANTICA MELHORARIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo caso tem sua dificuldade e obviamente que as re-operações sempre exigem mais, são mais complexos, mas com certeza é possível trazer uma melhora expressiva.
      O primeiro passo que o Cirurgião irá fazer é pedir uma tomografia para descobrir o que há de errado e o que pode ser feito.
      Boa sorte

      Excluir
  56. Bom dia doutor, tenho 24 anos. Durante minha infância usei aparelho ortodontico por anos e obtive alta. Com 22 anos fiz implante dentario em.meus dois dentes da frente que perdi em uma quesa quando tinha 9 anos e eram reimplantados. O resultado estetico foi bom ( menos a gengiva, porém nem aparece). Os dentes de baixo nao ultrapassam a mandibula, porem estão rentes a ela. Nos últimos tempos busquei ajuda pois noto meu.lado esquerdo maior que o direito, e em fotos sair torto. Pessoas me perguntam as vezes se eu extrai dente siso, ou se tenho caxumba, e isso tudo me deprime. A alguns anos ate procurei meu orto e ele me disse que é comum assimetrias faciais. Porém nesses últimos meses pesquisando sobre crepitacoes,pois sinto no lado esquerdo da mandíbula(as vezes dor e não acho posicao ), abaixo do ouvido, cheguei a conclusão que pode ser algo ligado atm, e sinto muita crepitacao e estralos. Com minhas pesquisas cheguei a esse blog que foi uma luz em minha vida, pois talvez essa assimetria facial,que me causa constrangimento, possa ser resolvida. Detalhe: fiz um implante de mento ha 5 anos com plástico,que deu a ideia quando o procurei para uma rinoplastia,pois tinha queixo muito retraido, mas ainda acho pequeno e desejo além de uma simetria melhor nos lados do rosto, uma face mais "imponente", de homem. Seria possível resolver a assimetria e ter esses ganhos? fui a um ortodontista esse mês,em minha atual cidade, que disse que tenho mordida cruzadA,desvio na face, e me indicou para um especialista em oclusão.Mas o que me animou foi saber que os bucomaxilos podem me ajudar. aguardo resposta doutor, obrigado. Meu caso tem solução? quero uma face mais simetrica (meus dentes são retinhos) preciso do preparo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade que todas as pessoas apresentam pequenas assimetrias e que isso é normal. Mas as vezes o grau de assimetria ultrapassa essa "normalidade" e prejudica a estética do paciente.
      A melhor maneira de você descobrir isso é fazer uma consulta com um Cirurgião Bucomaxilofacial, ele irá pedir uma tomografia da sua face. Com este exame é possível comparar milimetricamente cada lado da sua face, além de várias outras análises (como a projeção do mento também). Boa sorte

      Excluir
  57. Olá Dr.Jonathas ... Eu Quebrei Minha Mandíbula Jogando Futebol E Fiz A Cirurgia Do Bucomaxilofacial ... Enfim ... Meus Dentes Depois Do Ocorrido Não Encostavam Um No Outro ... Depois Da Cirurgia Eles Encostaram Um No Outro ... Mais Alguns Dentes Ficaram Tortos E Não Escostam Uns Nos Outros Por Conta Da Pancada ... Mais Outros Sim ... Eu Usava Aparelho Antes E Ainda Estou Usando ... Eu Gostaria De Saber Se Ele Vão Voltar Ao Normal?? Aaaah E Eu Sinto Um Em Cômodo Por Conta Do Osso Inchado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson,
      A posição da sua mordida deveria ter sido restabelecida com a cirurgia. As vezes isto não foi possível devido a gravidade do trauma...
      Se esta diferença que faz com que seus dentes não encaixem for pequena, você pode corrigir apenas com o aparelho ortodôntico.
      Se a discrepância for grande, pode ser necessário cirurgia. Provavelmente o seu Ortodontista consiga te ajudar com esta resposta.

      Excluir
  58. Olá doutor gostaria de saber se o plano da unimed cobre a cirurgia ortognatica, e se você pode passar o código do procedimento para eu consulta com a unimed?

    ResponderExcluir
  59. Todo plano de saúde (hospitalar) cobre a cirurgia ortognática. Isto inclui todos os gastos com internação (quarto, medicamentos, sala de cirurgia, alimentação etc) e os gastos com materiais especiais (miniplacas, parafusos, enxertos etc).
    Alguns pacientes precisam apenas pagar os honorários da Equipe Cirúrgica, pois a maioria dos profissionais não se credenciam para fazer.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  60. Olá doutor, estou com 10 meses de pós operatório. De alguns dias para cá estava sentido(as vezes) algumas dores na mandíbula, quando foi ontem começou a incomodar mais, quando toquei em meu rosto senti algo solto, creio eu que seja um parafuso... Gostaria de saber o que poderia ter ocorrido para o parafuso ter se soltado e se nesses casos pode deixar o parafuso onde está e quais seriam os riscos. Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Para confirmar essa hipótese precisa pedir um exame. Sugiro você buscar o seu Cirurgião para ele pedir uma tomografia. Em geral, não há indicação para remoção das placas e parafusos pois eles não apresentam nenhum tipo de reação. Pode ser que tenha algum parafuso que esteja solto (com 10 meses ele não tem mais função) e o seu organismos esteja tentando expulsa-lo... se este for o caso seu Cirurgião deve remover facilmente com anestesia local mesmo.
      Boa sorte

      Excluir
  61. Olá, doutor! Nasci com agenesia dos laterais e realizei 2 implantes para preencher os espaços. Gostaria de saber se é possível realizar a cirurgia de classe 2 em paciente que possui implantes. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode realizar a cirurgia sem nenhum problema. Aliás é bem comum hoje os pacientes que se submetem à cirurgia ortognática já terem algum implante dentário.

      Excluir
  62. Boa noite, gostaria de saber se o aparelho expansor de céu da boca pode de fato corrigir a mordida aberta (particularmente com os incisivos bem aparentes). Porém, no meu caso, ja usei o expansor uma vez, e gostaria de saber se no caso, os dentes de cima podem sair da linha com os de baixo, no caso existe expansor para os dentes inferiores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aparelho expansor do céu da boca está indicado apenas em crianças para correção da maxila. Em adultos este aparelho está indicado junto da cirurgia de Disjunção Palatina.
      A indicação do aparelho depende do seu ortodontista. Geralmente é para corrigir o tamanho da maxila no sentido transverso. Quando a maxila é atrésica pode estar causando mordida cruzada, apinhamentos...
      As indicação para o uso do aparelho expansor na parte inferior (mandíbula) é mais rara e nesse caso, até mesmo em crianças precisa da cirurgia juntamente.
      A melhor maneira de você tirar sua dúvida é buscar consultar com um Especialista em Ortodontia. Boa sorte

      Excluir
  63. Dr., a cirurgia ortognática causa um desvio de septo? Pois terei que fazer as duas cirurgias no decorrer da minha vida, mas não sei qual seria recomendada fazer primeiro, se a do desvio de septo ou a ortognática, já que vi casos em que a ortognática causou um pouco de desvio no septo. Enfim, gostaria de saber qual cirurgia recomenda que fosse feita antes, já que não poderei fazer as duas seguidas em curto período de tempo por questões financeiras e tenho medo de fazer a de desvio de septo antes e a ortognática diminuir seu efeito ou algo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce...
      Sua dúvida faz todo sentido se você tem desvio de septo e também tem indicação de cirurgia ortognática na maxila (parte superior).
      Em toda cirurgia de maxila somos obrigados a fazer a separação do septo nasal, e com isso, automaticamente é feita a correção do desvio de septo. Muitos pacientes que possuem indicação para cirurgia de desvio de septo acabam se livrando da indicação após a cirurgia.
      Por isso eu te recomendo fazer a cirurgia do desvio de septo depois, se é que ainda vai precisar.

      Em raros casos pode acontecer da cirurgia ortognática gerar um desvio no septo, especialmente nas cirurgias com impacção da maxila (pacientes com sorriso gengival). Felizmente isso é raro e os cirurgiões estão cada vez mais atentos. Mesmo assim, nos casos que precisa, a cirurgia de correção do desvio de septo é simples (feita por um Otorrinolaringologista).
      Boa sorte

      Excluir
  64. Olá doutor, tenho 22 anos e uso aparelho ortodôntico. Há 3 anos, fui no consultório de um cirurgião buco maxilo facial e ele enviou um documento para o consultório de ortodontia onde sou tratado. O problema é que toda vez que faço manutenção, sou tratado por uma pessoa diferente. Hoje voltei no cirurgião buco maxilo facial e ele disse que em todo esse tempo meu tratamento não foi feito para a cirurgia ortognática, o cirurgião me disse que só poderia fazer uma mentoplastia ou eu teria que ir em outro ortodontista e reverter o caso, levando muito tempo e com risco de perda de massa óssea. A pergunta é: devo fazer somente a mentoplastia ou começar o tratamento ortodôntico novamente de maneira certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,
      Infelizmente a sua descrição é relativamente comum e vários pacientes enfrentam esse dilema: 1) finalizar a ortodontia fazendo apenas uma compensação do problema com uma mentoplastia ou; 2) refazer o preparo ortodôntico preparando para uma cirurgia de maior impacto.

      Esta decisão varia muito. Isto vai depender: da gravidade do caso, da estabilidade do tratamento ortodôntico e da queixa estética do paciente.

      Existem casos muito visíveis, que a melhor opção é preparar para cirurgia mesmo. Outros são mais discretos e aceita-se a compensação.

      Muitas vezes se a mordida (oclusão dentária) estiver estável torna-se difícil aceitar "desarrumar" a oclusão para depois fazer a cirurgia. Já os casos que a mordida está ruim o paciente aproveita e já faz o tratamento mais completo mesmo.

      Se o seu perfil facial aceitar e sua queixa for discreta, uma mentoplastia pode satisfazer o seu problema. Já os pacientes com grande insatisfação estética tem a indicação de uma cirurgia mais completa para atingir o seu objetivo.

      Eu recomendo você discutir estes pontos com os seus profissionais e familiares, se for necessários vá buscar segunda opinião de outros especialistas.

      Boa sorte

      Excluir
  65. Bom dia Doutor Jonathas, Ja fiz duas cirurgias Ortognaticas e não estou satisfeita com o meu resultado, meu rosto continua assimétrico.
    com o sorriso torto. Estou muito triste e não confio mais no medico que fez a minha cirurgia. A primeira vez que fiz ficou muito torto tive que refazer e ainda continua. O que eu faço ?? Estava vendo seu perfil e fiquei esperançosa de que voce pudesse resolver o meu caso, mas só tem um Problema sou de São Luis do Maranhão. Queria muito fazer uma consulta com você e queria muito tambem que voce fizesse a analise pra ver se tem como corrigir esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Você pode escrever para cirurgiaofacial@gmail.com ou adicione no skype jonathas.daniel.claus para que minha equipe possa te dar assistência.

      Excluir
  66. Bom dia, dr. Eu tenho 33 anos e infelizmente fui induzida pelo ortodontista a fazer a compensação. Mas nao estou feliz com o fim do tratamento. a minha maxila é um pouco retraida. Não faria mentoplastia pq gosto do meu queixo. Tem como voltar e refazer o tratamento para avançar a maxila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza é possível. Muitas vezes para isso é preciso desfazer totalmente a compensação, e isso pode até incluir colocação de implantes onde foram feitas extrações (se for o caso).
      Eu recomendo você encontrar um Cirurgião de confiança, peça pra ele te indicar um Ortodontista com experiência em casos cirúrgicos.
      Boa sorte

      Excluir
  67. Dr. bom dia! Eu fiz rinoplastia na intençao de achar q iria disfarçar a boca. Sou classe III e fiz compensação.. porém, nao achei q ficou legal. Será q se fizer agora a ortognatica, avanço de maxila, irá alterar meu nariz muito? pq gostei do resultado da rino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a cirurgia de maxila trará mudanças no formato do nariz. Felizmente, na maioria dos casos o avanço da maxila melhora a estética do nariz, mas isso não é regra para todos os casos. Caso opte por operar, precisa estar ciente do risco de não gostar da mesma forma do seu nariz.
      Com certeza o Cirurgião Bucomaxilofacial pode te adiantar se pelo formato do seu nariz, e quantidade de avanço maxilar, este risco é válido ou não.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigada por responder. Entrei em contato na sua clinica, estou enviando um email para vc. Gostaria muito de poder fazer todo o tratamento c vc, mas moro na Bahia, seria inviavel. Mas mesmo assim quero muito saber a sua opiniao sobre meu caso. Abraço dr

      Excluir
  68. Bom dia, Dr. Sofri um acidente em dezembro de 2015, passei por cirurgia de bucomaxilo, foram colocadas placas de titânio, são quase 7 meses e ainda o rosto continua um pouco inchado. Será que isso é normal? Ao passar do tempo, vai diminuir? Estou muito mal, preocupado com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heverton.... com 7 meses o edema já deveria ter desaparecido. Por mais que isso depende da gravidade do trauma, com este tempo deveria ter voltado ao normal ou apenas algo muito discreto.
      Se o aspecto te incomoda, pode ser que alguma região tenha ficado com maior volume, seja pela posição dos ossos fraturados ou das placas colocadas. Isto é uma complicação que pode acontecer, novamente dependendo da gravidade do trauma.
      O melhor é você conversar com o seu cirurgião a respeito. Boa sorte

      Excluir
  69. Rodrigo

    Olá doutor parabéns pelo blog...
    Realizei a cirurgia nos 3 segmentos, maxila mandíbula e mento, há 1 ano atrás, era enquadrado em classe II, tenho 3 questionamentos .


    1 o nariz ao sorrir alargou mais, há algo a ser feito pra amenizar a situação?

    2 o avanço do mento ficou um pouco mais alinhado, mas queria um avanço maior por preferência estética, há possibilidade de reajuste? Fugindo de anestesia geral novamente ? Como é apenas o mento?

    3 tive muito edema, ou seja se houver alguma possibilidade, se for só o mento o edema relativamente será bem menor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, respondendo por partes:

      1- Não há o que ser feito sobre o alargamento do nariz. Você pode buscar uma avaliação com um cirurgião plástico;

      2- Sim, com certeza pode ser alterado o formato do seu mento (seja através de avanço ou enxerto) para atingir a sua demanda estética. Embora uma cirurgia dessas até poderia ser feita com anestesia local (porte pequeno), eu recomendo que você faça com anestesia geral. Mais confortável pra ti e para o seu cirurgião.

      3- Com certeza o edema de uma mentoplastia é muito mais discreto do que comparado com a cirurgia ortognática de maxila e/ou de mandíbula.

      Boa sorte

      Excluir
  70. Obrigado, Dr. Os médicos falaram que isso leva tempo, que devo ter calma e paciência, que é normal. Só esperar o tempo de Deus!! Bom dia.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite Dr! Vou ter que fazer a cirurgia ortognática,minha parte de baixo e um pouco pra frente,me sinto muito desconfortável, ja fui em varios dentistas pra tentar resolver meu problema sem ter de fazer a cirurgia, muitos me indicaram varios tipos de aparelho e tratamentos, mas poderia piorar ou melhorar,ja usei ate aparelho fixo, pois meu dentista acreditava que poderia resolver, mas o tratamento foi interrompido e agora somente com cirurgia,e realmente é meu sonho fazer essa cirurgia, mas eu tenho medo de morrer! Tem riscos de morte? Ou de perder a sensibilidade do rosto? Ficaria muito chateada se acontecesse algo comigo.. Eu quero ser dentista e me especializar nessa área, justamente pra ajudar as pessoas com o mesmo problema que o meu, pois é horrivel não conseguir sorrir corretamente, e muita das vezes nao se sentir bem.Eu gostaria muito de um dia poder sorrir corretamente,com a mordida certa, sem vergonha, mas não sei se tenho coragem de fazer essa cirurgia,mas se eu nao fizer oq vou dizer a meus futuros pacientes quando me perguntarem porque nao fiz a cirurgia? rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já deve ter pesquisado e visto como é a felicidade dos pacientes que operam, especialmente pessoas como você que sonham muito com a cirurgia, com a possibilidade de sorrir.
      Pelo porte da cirurgia e pelo uso de anestesia geral, não se considera risco de morte, nem mesmo perto disso. Trata-se de uma cirurgia eletiva (programada), onde os pacientes fazem exames pré-operatórios e uma consulta pré-anestésica.
      Se considerarmos um paciente saudável, que faz os exames pré-operatórios, que consulta o anestesista antes, que realiza uma cirurgia eletiva... as chances de algum risco à sua saúde são desprezíveis.
      Particularmente, nunca passei por isso nem conheço algum colega que teve. Mas com certeza você poderá conversar com seu Cirurgião para esclarecer mais ainda. Certamente não vai ser por isso que deixará de fazer a cirurgia.
      Boa sorte

      Excluir
  72. Dr.
    Para eu realizar minha cirurgia ortognatica classe III, é preciso extrair todos os sisos ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria dos casos onde o paciente precisa de uma cirurgia na mandíbula, os sisos inclusos são indicados para remoção antes da cirurgia. Dependendo da posição dos sisos, eles podem atrapalhar onde é feito o corte ou onde é feita a fixação na mandíbula.
      Isto depende muito também da preferência de cada Cirurgião. Mas como regra geral, a maioria se sente mais seguro indicando a remoção para evitar transtornos.
      Independente de cirurgia ortognática ou não, a maioria dos dentes sisos já estão indicados de extração devido os diversos problemas que causam, entre eles o acúmulo bacteriano.
      Boa sorte

      Excluir
  73. Oi, Dr. Jonathas! quando se faz a rotação horária da mandíbula e necessário aumentar verticalmente a maxila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente.
      O aumento vertical da maxila está indicado principalmente quando o paciente tem pouca exposição dos dentes superiores, tanto em repouso como sorrindo.

      Excluir
  74. Dr. é possível refazer a ortográfica para corrigir algo q n tenha ficado na primeira intervencao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.
      Obviamente que toda a reoperação tende a ser mais delicada, mas difícil para o Cirurgião. Mas quando o objetivo da cirurgia não foi alcançado (oclusão e estética principalmente) o caminho é a reoperação.

      Excluir
  75. Boa noite! Estou com 5 dias de P.O, com o rosto do tamanho do mundo ainda, e pra dormir nao acho posição. Pode dormir de lado? precisa botar a cabeça bem alta igual faziam no hospital?
    classe 3, fiz maxila, mandibula e mento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma pergunta específica sobre a sua cirurgia que eu recomendo seu Cirurgião responder.
      Em geral não vejo problemas em dormir de lado após uma semana, mas isso depende de como era o seu problema e de como transcorreu sua cirurgia.

      Excluir
  76. Doutor tenho problema no meu queixo,ele é um pouco para frente.Se eu não fizer a cirurgia e só usar o aparelho,depois de tirado pode afetar meus dentes ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o aparelho conseguir corrigir a sua oclusão você não terá problemas nos dentes se não fizer a cirurgia.
      Alguns casos o paciente não tem a opção de corrigir a oclusão sem cirurgia, nestas situações sim o paciente pode ter problemas dentários devido à mordida correta.
      Mas se o seu ortodontista consegue uma mordida adequada sem cirurgia, creio que você não terá problemas.

      Excluir
  77. Dr.Jonathas Claus fiz minha cirurgia ortognatica no dia 18/08/2016 hoje fazem 18 dias.Realizei avanço da mandíbula 2 cm e retrocederam minha maxila, realizaram tb um desgaste nas cavidades nasais, ainda estou com edemas .Apesar de não dominar os termos técnicos estou incomodada com uma perda parcial no olfato e paladar gostaria de saber se isso é normal acontecer e se voltarei a sentir cheiro e sabores quando?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fazemos uma cirurgia na maxila podemos dizer que sempre acontece a parestesia (anestesia parcial) do lábio superior e a gengiva no céu da boca. Isto sempre é temporário e mesmo enquanto acontece, os pacientes raramente se queixam.
      Entretanto a parestesia não tem relação com perda do olfato ou paladar, ambas podemos dizer que são complicações raras. O lado positivo é que com 18 dias tem boas chance de voltar. Sugiro você conversar com o seu cirurgião a respeito. Boa sorte

      Excluir
  78. Dr. Boa tarde
    Fiz uma cirurgia ortognatica em abril de 2015, avanço maxilar e mandíbula, e até hoje tenho tentado não me arrepender..mas a verdade é bque estou mto arrependida, pois falando de estética, eu não estou me adaptando com o resultado, eu não consigo me acostumar, sempre falei q queria arrumar a mordida e não mudar muito o rosto, e me garantiram q a mudança iria ser pouca, mas não me reconheço quando olho no espelho pq achei q mudou muito e não gostei.
    Marquei de conversar com meu cirurgião, mas desde já, como estou muita aflita, queria saber de vc se é possível reoperar, voltar meu maxilar e mandíbula pra o q era antes, ou isso não é aconselhável?
    Me dá sua opinião por favor, pois minha família acha que já estou com depressa por conta desse arrependimento.
    At
    Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa
      Um dos maiores desafios atualmente nos pacientes submetidos à cirurgia ortognática é oferecer um planejamento que atinja o mais próximo possível às expectativas do paciente.
      Recebo pacientes que querem mudar e o planejamento deve contemplar isto. Por outro lado, outros pacientes não gostariam de mudar e, além de planejar o caso pensando nisso, torna-se necessário explicar muito ao paciente as possíveis mudanças no rosto em função da cirurgia para correção da mordida.
      Isto é muito delicado pois o rosto literalmente é a nossa identidade, que alguns querem mudar e outros não.
      Discuta isso com o seu cirurgião, mas com certeza é possível reoperar. Não necessariamente retornar para posição original, mas fazer mudanças no sentido de atenuar as mudanças especialmente nos pontos com maior impacto pra ti. Boa sorte

      Excluir
  79. Boa noite, Dr.! Sei que o ideal é ouvir o cirurgião que me operou, mas estou aflita com algumas dúvidas e a consulta ainda demora umas duas semanas. Fiz a cirurgia há um mês e dez dias. Avanço de maxila, impactação de maxila, avanço da mandíbula e mento. Há algumas semanas observo uma assimetria no queixo, mas achei que poderia ser por conta do inchaço desigual entre as partes. Mas sumindo o inchaço, a assimetria fica cada dia mais evidente. Infelizmente não é coisa da minha cabeça, porque outras pessoas conseguem perceber. Existe a possibilidade de a diferença estar relacionada a fatores musculares, em função de toda modificação que meu rosto sofreu? Ou é mais provável que a assimetria seja óssea mesmo?
    Uma outra coisa, depois da cirurgia, meu filtro labial forma uma depressão horizontal sempre que vou sorrir. Como se fosse uma ruga. Fica um sulco entre a base nasal e o lábio superior. Eu nunca tive isso. Acho feio. Isso também pode ser atribuído a eventual readapatação dos músculos da região? Ou pode ser uma condição permanente decorrente da minha nova face? E esse tipo de ruga tem algum nome específico na doutrina? Não acho nada no google. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara,
      Sempre dizemos aos pacientes que o resultado final é a partir de seis meses, este é o tempo para regressão do edema e também para a musculatura retomar sua movimentação normal durante as expressões faciais.
      Mesmo que estejas apenas com 40 dias, a parte mais grosseira do inchaço já deve ter desaparecido. Creio que dificilmente haveria inchaço que pudesse justificar essa assimetria.
      Não posso deixar de repetir de que o ideal é você discutir com o seu cirurgião. Se houver qualquer dúvida, é muito simples de resolve-la pedindo uma tomografia. Com este exame é possível identificar perfeitamente se trata-se de uma assimetria óssea, musculatura ou edema. Especialmente se foi feito uma tomografia pre-operatória onde pode ser feito a comparação das mudanças.
      Sobre a ruga no filtro labial, assim como o google eu também desconheço. Mas isto é algo que pode ser melhorado (até aqueles seis meses de pós-operatório), você pode inclusive avaliar com um fisioterapeuta/fonoaudiólogo (motricidade oral) se eles podem ajuda-la.
      Boa sorte

      Excluir
    2. https://www.google.com.br/search?q=dobra+entre+o+nariz+e+o+l%C3%A1bio+superior&biw=1093&bih=490&tbm=isch&imgil=F84_xHwOVk0DSM%253A%253B8mhKqgxz7W9Y3M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.scielo.br%25252Fscielo.php%25253Fscript%2525253Dsci_arttext%25252526pid%2525253DS2176-94512011000200016&source=iu&pf=m&fir=F84_xHwOVk0DSM%253A%252C8mhKqgxz7W9Y3M%252C_&usg=__hsu4EtU7n-8SWfe9G_-PIAt0FFc%3D&ved=0ahUKEwj0p-Gy-MHPAhVJvZAKHU3jCbcQyjcISQ&ei=kgr0V_SWOMn6wgTNxqe4Cw#imgrc=F84_xHwOVk0DSM%3A É igual ao sulco horizontal que aparece nas figuras A e B.

      Excluir
  80. Bom dia Dr.
    Fiz minha ortognática (5mm de avanço de maxila e 2mm de redução de mandibula). No inicio sentia uma leve dormencia nos labios inferior e superior e um peso no rosto. Até aí td bem, porém a partir do 20º dia de pós a dormencia dos labios aumentou muito, inclusive o peso. Isso é normal? Aumentar a parestesia dessa forma? Tem algum risco desse peso que sinto no rosto ser permanente? E meus lábios afinaram muito, diminuiram de tamanho. Estou sem sossego. Por favor, tire minhas dúvidas, pois meu buco so pede para eu ter calma. Estou com 1 mes de pós. Desde já agradeço pelo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      O risco da dormência existe sim, mesmo que sejam muito raros os casos de dormência permanente, sempre avisamos aos pacientes.
      A intensidade e a duração da dormência dependem de vários fatores: anatomia/posição do nervo antes da cirurgia; tipo de movimentação realizada na cirurgia, acidentes, idade, cirurgia adicionais etc...
      Não é normal este seu relato de estar aumentando.
      Você pode esperar que haja uma melhora, pois sabe-se que a sensibilidade do lábio em muitos pacientes volta após seis meses da cirurgia. Então o seu Cirurgião tem razão com relação a ter calma.
      Boa sorte

      Excluir
  81. Boa noite Dr.
    Com quanto tempo você costuma liberar as mastigação dos alimentos?
    Quanto tempo após a cirurgia posso fazer corrida e musculação?
    Após quanto tempo costuma liberar para voltar ao ortodontista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atividade física retomar após 7 dias.
      Alimentação pastosa após 5 dias (arroz, feijão, ovo, peixe etc).
      Ortodontista por volta de 30 dias de pós-operatório.

      Estas 3 perguntas dependem muito do tipo de cirurgia e tipo de fixação realizados. O ideal é você seguir o que o seu cirurgião recomendar sobre estes assuntos.

      Excluir
  82. Olá, doutor !
    É normal o lábio superior ficar muito inchado após avanço de mandíbula ?
    Quanto tempo leva pra desinchar ?
    Estou no 4° dia do pós operatório.
    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta não é uma queixa comum, mas pode ter sido por causa da manipulação do lábio durante o afastamento para visualização. Em 2 semanas deve desaparecer.

      Excluir
    2. Obrigada por responder.
      Na verdade, eu não expliquei direito.
      Eu fiz avanço de maxila, recuo de mandíbula e mento.
      Então o inchaço do buço e lábio superior é por isso ?
      Abraço !

      Excluir
  83. Boa noite.
    Conseguiria me indicar um profissional na região de campinas/Sorocaba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que você procure um profissional que seja Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial (www.bucomaxilo.org.br)

      Excluir
  84. olá Doutor
    meu nome é Paula
    usei aparelho durante 1 ano e meio pra alinhar a mordida
    apos tirar meu sorriso gengival piorou
    meu dentista indicou a gengioplastia
    fiz, mais não mudou muito no sorriso alto
    ele então indicou a ortognatica para correção do sorriso gengival
    porem tenho os labios pinça e não tenho queixo
    não tenho o selamento total dos labios
    respiro pela boca e sinto cansaço ao mastigar!
    passei pelo buço no sus
    ele aceitou fazer a cirurgia mais teria que colocar o aparelho novamente
    oque vc me aconselha ?tenho 1 cm exposição genvival ao sorrir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela descrição que você deu:
      - excesso de exposição de ICS
      - sorriso gengival
      - falta de selamento labial
      - falta de projeção do queixo
      Você é muito candidata a uma cirurgia ortognática. Faz todo sentido o seu Cirurgião ter solicitado a colocação novamente do aparelho

      Excluir
  85. Boa Tarde! Eu sou classe lll ou era, digo era pois fiz uma disjunção palatina o que acabou melhorando um pouco o problema. Ainda tenho a mandíbula grande, os dentes debaixo estão para dentro dos de cima, porém o dentista está alinhando tirando-os para fora, tenho um desvio de linha média também. Minha dúvida é se é possível fazer a cirurgia para correção da mordida mas sem mudar muito o perfil do rosto, pois não quero me sentir estranha ou arrepender. A questão de fazer a ciruugião Uni (no meu caso recuo de mandibula) ou Bi (maxila e mandíbula) influencia nessa questão da mudança?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiane,
      A sua preocupação em não mudar muito o perfil é justa e com certeza seu Cirurgião deve respeita-la. Neste caso sempre é melhor escolher por uma cirurgia uni maxilar. Você pode discutir com o seu cirurgião qual seria a melhor opção entre fazer apenas um recuo da mandíbula ou fazer apenas uma avanço da maxila. Existem vantagens X desvantagens pra cada opção.
      Boa sorte

      Excluir
  86. Doutor, boa tarde.
    Sou classe 2 e vou realizar minha cirurgia brevemente. O meu cirurgião comentou sobre a necessidade de impactar a minha maxila, porém não tenho sorriso gengival acentuado, a impactação de maxila possui outro objetivo? A cirurgia será impactar maxila, aumentar a mandíbula e mento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não tem excesso vertical da maxila (sorriso gengival), ou não tem queixa sobre isso, realmente não há nenhuma razão para fazer impacção. Em alguns casos é feita apenas a impacção na região posterior (molares) para permitir corrigir a inclinação do plano oclusal.

      Excluir
  87. Boa Tarde Dr. fiz a cirurgia tem 4 meses e eu era classe II, a cirurgia teve um ótimo resultado, minha única queixa é que no lado direito da mandíbula bem embaixo se formou um caroço interno, justamente no lado aonde os pontos abriram durante o pós operatório e a cicatrização demorou mais para se completar. Estou muito preocupado porque um lado está normal, e o outro está com esse "calo". Já conversei com a minha cirurgiã e ela disse que é normal e que esse caroço some com o tempo, mas não fiquei muito certo disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor,
      Se você tem esta queixa e teve o histórico de "abrir os pontos" nesta região acho justo conversar com a sua Cirurgiã a respeito de pedir uma tomografia deste local. Com isso você esclarece o que é o conteúdo deste calo e ainda tem maior previsão sobre se vai diminuir o não.

      Excluir
  88. Olá, eu gostaria de obter uma informação, eu tenho o maxilar atrésico e dois dentistas me inmformaram que eu teria que operar, porém minha ortodontista informou que dava pra descruzar minha mordida com o uso do aparelho, porém minha assimetria permanece, gostaria de saber se poderia operar mesmo após descruzar minha mordida, o convenio poderia barrar minha cirurgia por considerá-la estética??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez até seja possível operar depois de fazer a compensação (descruzar a mordida), mas é bem provável que seja necessário uma cirurgia maior e/ou com menos resultado.
      Eu recomendaria você conversar bem com a sua Ortodontista se fazendo a compensação vai atingir os seus objetivos. Em discrepâncias pequenas pode ser uma ótima opção. Entretanto, nós Cirurgiões estamos acostumados a ver pacientes arrependidos buscando refazer todo o tratamento.

      Excluir
  89. Olá Dr. Fiz a ortoguinatica há 10 anos, meu nariz esburrachou,alargou muito. O que pode ser feito? Pode me orientar?sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há 10 anos atrás com certeza não haverá qualquer indicação para mexer em sua cirurgia ortognática. O mais recomendável seria você conversar com um Cirurgião Plástico ou Otorrrino que trabalhem com rinoplastia para pedir um parecer.

      Excluir
  90. olá Doutor!! Sou classe 2 e uso aparelho, meus dentes estão bem compensados o que provoca maior exposição da minha gengiva e da ultima vez que a orto fez minha manutenção ela compensou tanto que a minha gengiva ficou com muita nevralgia, como se as raízes dos meus dentes tivessem sido comprimidas. Procurei um Buco que disse que faria minha ortognática do jeito que os dentes estavam (compensados) e que ele faria um giro na maxila e na mandíbula e a finalização do tratamento ortodôntico se daria após a cirurgia. Minha preocupação é fazer a ortognática com os dentes compensados, já que aparentemente com o giro ele tira a compensação, mas as raízes dos dentes vão continuar compensadas e com a finalização tendo que ser feita pela ortodontia tenho medo que com as futuras movimentações dos dentes essa nevralgia piore. O que o senhor pode me orientar? isso tudo que falei é mesmo do jeito que penso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo deste jeito e esta é uma dúvida bem comum.
      Você já tem a opinião do Cirurgião, eu te recomendaria buscar a opinião de outro Ortodontista.
      Eu não te indicaria fazer a cirurgia sem ter um Ortodontista responsável. Independente se vai operar logo ou se vai refazer a ortodontia, você vai precisar de alguém para conduzir o seu tratamento ortodôntico.
      Defina seu ortodontista e pergunte sua opinião. Existem casos que em conjunto com o Orto decidimos que o melhor é usar aparelho para preparar melhor os dentes para a cirurgia, outros casos decidimos que o melhor é fazer a cirurgia antes.
      O mais importante é que a decisão seja tomada em conjunto entre Cirurgião e Ortodontista, baseada no seu caso e nas suas expectativas.

      Excluir
    2. Obrigada Dr.pela orientação!!!Dr. bati uma tomografia para ver como estava a raiz dos dentes e ver se descobria mais sobre essa dor na gengiva,que como disse antes se deu depois de uma manutenção ortodôntica onde teve uma compensação palatina dos dentes da maxila, e para minha surpresa entre os demais resultados um me chamou a tenção: Reabsorção da crista óssea alveolar generalizada compatível com doença periodontal crônica. Nunca tive nenhuma doença na gengiva a não ser essa dor que parece nevralgia e que estou sentindo a cerca de 2 meses! Essa dor me gera grande estresse e angustia! e a pergunta é posso fazer a ortognática com esse problema??

      Excluir
  91. Olá doutor.

    A minha mordida não fecha. Apenas os dentes lá de trás, os últimos molares se encostam. Eu gostaria de saber, como determinar se preciso de fato da cirurgia? Eu não sei o nome do que eu tenho, já me falaram mordida cruzada e mordida aberta. Não sei qual dos dois, ou se os dois, estão corretos. Passei em um bucomaxilo e 3 ortodontistas e todos me disseram que eu preciso. Eu sei que parece ser unânime, mas ainda estou inseguro. Na sua opinião, você acha que eu preciso mesmo da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia está indicada de ser feita, mas você não precisa fazer.
      Se você tivesse uma fratura, você precisaria fazer a cirurgia.

      No seu caso há um diagnóstico (mordida aberta ou cruzada) que há a indicação de cirurgia. Compete a você avaliar o quanto esta doença te atrapalha, se resolver isto te motivaria passar por uma cirurgia. Cabe a você ouvir a opinião dos profissionais, colocar na balança prós e contras e tomar a decisão.
      Algumas pessoas sonham tanto e mastigar melhor que topam qualquer coisa. Outros pacientes tem muita queixa estética e por isso operam. Outros pacientes sofrem com dores ou problemas respiratórios e também optam pela cirurgia.
      Por outro lado tem pacientes que sabem que tem o problema, mas convivem normalmente, não sofrem por isso. Nestes pacientes é totalmente normal a cirurgia não ser feita, mesmo ela estando indicada

      Excluir
  92. Olá Doutor,

    Eu uso aparelho há 4 anos, meu caso é cirúrgico de assimetria, mas o uso do aparelho foi uma compensação porque logo no início não queria fazer a cirurgia. Mas agora perto de tirar o aparelho, não gostei do resultado final, gostaria de saber se eu poderia fazer a ortognática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza sim e infelizmente isto é cada vez mais comum.
      No início do tratamento o paciente não é corretamente informado sobre o problema, sobre as possibilidades da cirurgia e, principalmente, sobre as limitações da compensação. Assim acabam optando pela compensação e se arrependendo.
      Mesmo assim isto não inviabiliza a realização da cirurgia. Alguns casos pode até ser preciso desfazer a compensação (descompensar) pra depois fazer a cirurgia. Dependendo do caso a cirurgia já pode ser feita e as movimentações ortodônticas depois.
      Boa sorte

      Excluir
  93. Ola Dr., fiz a ortognatica já 3 há semanas e estou com uma dúvida. Fiz mandíbula, maxila,desvio de septo e andenoide. Não consigo respirar ainda pelo nariz isso e normal? Continuo com a boca aberta para respirar e quando fecho estou forçando o queixo. O lábio de baixo parece que sumiu uma parte, não sei ser por causa da dormência ou sei lá o que. Minha mordida é muito cruzada e continua assim, não vi diferença. Estou nervosa pq minha orto não viu diferença na cirurgia. Irei conversar sobre essas dúvidas com meu médico mas estou nervosa. Sera que terei que refazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta é muita específica sobre sua condição pós-operatório (e não é uma condição comum).
      Neste caso eu acho que não tenho condições de ajudar melhor do que o seu próprio cirurgião.

      Excluir
  94. Boa tarde doutor, ao sorrir meu lábio superior fica grosso e cobre todos os dentes da parte superior e da mesma forma ocorre com o lábio inferior que cobre os dentes inferiores. Neste caso: o ideal seria uma cirurgia plástica para cortar os lábios ou uma cirurgia ortognática resolveria meu caso?

    E outra coisa: meu nariz é grosso e cai quando vou sorrir, dessa forma gostaria de saber se fazendo uma cirurgia ortognática eu poderia também na mesma cirurgia fazer a cirurgia plástica no nariz, ou seja, dois profissionais diferentes (cirurgião ortognático e o cirurgião plástico).

    Pois pretendo fazer tudo de uma só vez para não passar por dois pós operatório. Ou você recomenda fazer uma cirurgia de cada vez? Sendo primeiro a ortognática e depois a plástica.

    Obrigado pelo espaço e dedicação para com o blog que é de extrema ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu problema é exposição dos dentes durante o sorriso eu diria que seu caso é para cirurgia ortognática. Não tenho experiência com cirurgia plástica mas acho muito delicado e arriscado estes procedimentos no lábio. Vejo alguns resultados onde se percebe de longe que o lábio foi mexido (perde naturalidade).
      Com certeza eu diria para operar o seu nariz depois. Primeiro porque a ortognática trará uma mudança no nariz, com chances dessa mudança ser positiva e você nem querer mais fazer a rinoplastia. Segundo porquê é muito difícil para o Cirurgião Plástico operar o seu nariz sem saber ao certo qual o efeito que a ortognática vai causar nele.
      Então eu recomendaria esperar no mínimo uns 3 meses, isto com certeza trará melhora na avaliação e no resultado da plástica.
      Boa sorte

      Excluir
    2. PERFEITO! Recomendação acatada. Estive pesquisando esses dias sobre Cirurgia Ortognática e me surpreendi com as características da 'Face Curta' que 'bateram' com o meu perfil (sorriso em que os dentes não aparecem).

      Desejo-lhe todo sucesso do mundo e que Deus nos abençõe. Muito obrigado!!!

      Excluir
  95. Boa Noiteee!!!
    Dr.estou meio desesperada,fiz cirurgia ortognatica(maxila,mandíbula e mento) irá fazer 3 meses,faço tudo (fono,fisioterapia e aculputura)estou com pouca abertura da boca,muita parestesia e meus lábios muchos(sem vida) e com aparência de quem chupou chupeta a vida toda.Fiz apenas por um motivo...sorriso gengival,porém mudou toda estrutura do meu rosto,sou negra e meu nariz ficou mais largo e arrebitado(peppa pig),converso com buco ele alega que ainda estou inchada até me indicou psicóloga pq toda vez eu choro de raiva da besteira que fiz. AS pessoas não me reconhecem e falam que estou estranha.Fiz para melhorar o sorriso,mais estou com o rosto todo diferente,pior...sem contar que fiz bichectomia e com o nariz mais largo está sinistro (destaca mais o nariz)... Estou muito triste,será que já posso procurar um cirurgião plástico para o nariz ou devo aguardar o prazo de 6 meses? Sera que ainda vou vê algum tipo de mudanca? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  96. Dr. minha filha fez CO fazem 22 dias, está com um lado mais inchado que o outro. Já não devia estar totalmente simétrico os dois lados?

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde dr. Faz uns 2 anos que fiz a cirurgia ortognatica e estou com desvio de septo que está doendo muito. Será que vou ter que fazer cirurgia para reparar?

    ResponderExcluir
  98. Bom dia!
    Fiz uma osteoplastia de mento (com colocação de placa e parafuso) há 13 dias pois tinha o queixo para trás, o inchaço já diminuiu bastante porém não estou gostando do resultado, meu sorriso está preso é estranho parece que meu queixo ficou muito para frente, será que vai ficar normal???

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde! O aparelho pré cirúrgico é o mesmo utilizado para pequenos reparos? Ou deve ser um aparelho especial para a finalidade cirúrgica?

    ResponderExcluir
  100. Bom dia!
    Fiz a cirurgia ortognática há 2 anos, mas teve um segmento da maxila que não ficou totalmente consolidado, a movimentação do bloco ósseo é visível, mas o cirurgião diz que não tem problema nenhum.. porem perdi um dente desse mesmo bloco ósseo, e agora o outro dente está ficando com a raiz exposta e estou com medo de perde-lo também.. Há algo que possa ser feito? estou com medo do caso só piorar por causa dessa movimentação óssea..
    Aliás, os outros segmentos estão bem consolidados e os dentes saudáveis, só esse mesmo (o menor bloco) que está "mole". Estou preocupado. É normal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas